[Regras da Casa] Pandemic: A Pandemia Pandêmica

Pandemic, do grego

Estilo: Tabuleiro
Tema: Doenças
Nº de Jogadores: 2 a 4

Não se se alguém notou, mas até agora só apresentei a vocês jogos onde os jogadores competem entre si. Hoje trago a vocês algo diferente, um jogo cooperativo.

Em Pandemic os jogadores devem livrar o mundo de 4 doenças que se espalham rapidamente. No tabuleiro estão distribuídas as cidades e as doenças que afetam essas cidades. Cada doença tem uma área de atuação marcada pelas cores no tabuleiro.

No jogo são utilizados 3 tipos de cartas: as de Cidades, as de Infeção, e as de Epidemia. Cartas de Cidades, além de representar as cidades no tabuleiro, podem ser usadas em ações dos jogadores. As de Infecção são usadas pelo Infestador, nome dado ao inimigo fictício que age contra os jogadores. Cartas de Epidemia causam a ruína dos jogadores, colocando muitas doenças pelo tabuleiro entre outras coisas.

No início cada jogador recebe uma classe que pode ser Médico, Cientista, Pesquisador entre outras. Cada uma possui uma habilidade especial, que serão citadas mais a frente. Coloca-se um centro de pesquisa, utilizado para criar a cura das doenças, e os jogadores na cidade de Atlanta, localizada nos EUA. Também é posto no tabuleiro os marcadores de Infecção e de Surto em suas posições inicias.

Agora os jogadores recebem uma quantidade de cartas  de Cidade dependendo do número de participantes. O jogo inicia com o Infestador puxando 9 cartas de Infecção da pilha para gerar as doenças inicias. O Infestador, como tem ações pré-definidas, tem as mesmas realizadas pelos jogadores já que o jogo não vem com um robô para fazer o trabalho.

As cartas de Epidemia são bastante perigosas e inevitáveis devido a maneira que são embaralhadas. Elas causam aumento no nível de infecção, gera mais doenças e re-embaralha cartas de infecção usadas na pilha.

Em cada um dos seus turnos o Infestador pega cartas de Infecção, na quantidade indicada pelo marcador de Infecção, colocando um contador de doença nas cidades representadas.

Quando uma cidade acumula 4 contadores é considerado um Surto. Nesse caso todas as cidades ligadas a ela recebem um contador da doença que gerou o Surto e deve avançar uma casa no marcador de Surto. Se o marcador atingir o nível máximo, os jogadores perdem. Caso haja falta de contadores de qualquer doença, por haver muitos deles no tabuleiro, os jogadores também perdem.

Agora é a vez dos jogadores. Cada jogador tem o direito a 4 ações por turno. As ações variam entre movimento a criação de Centros de Pesquisa. Também é com essas ações que os jogadores devem criar as curas para as doenças.

Pandemic tem regras de explicação grande, mas de fácil aprendizagem e aplicação. Nesse post eu tentei retirar ao máximo informações mais específicas desnecessárias para uma primeira apresentação. Se você se interessou pelo jogo, procure e jogue pois a diversão é garantida.

Algo que tenho a comentar sobre jogos cooperativos é que a maioria tende a dificuldade quase absurda. Todos os jogos com esse estilo tendem a ser desafiadores e bem divertidos. Provavelmente você precisará jogar mais de uma partida para ganhar a primeira vez.

 

por José “Zé” Carlos

FALE COM A GENTE

Entre em contato, deixe seu comentário, sua revolta, sua teoria e sua história!

E-mails com sugestões, críticas, elogios, spams para [email protected]

Siga-nos pelo Twitter do MundoFreak

Conteúdos novos toda semana no Instagram do MundoFreak

Ou curta nossa página do Facebook



MUNDO FREAK NO APOIA.SE

[Regras da Casa] Pandemic: A Pandemia Pandêmica