[Resenha] Que os Jogos Vorazes comecem!

Suzanne Collins

Jogos Vorazes é um livro de ficção, para jovens e adultos, publicado originalmente em 2008 nos Estados Unidos e no Brasil em 2010.

 Panem, o país originado dos Estados Unidos após desastres naturais, é atingido por uma revolta. Aonde os 13 distritos se juntaram contra a Capital pela liberdade. Mas perante a tecnologia e força da central além de perderem e ficar em situação de quase escravidão, o 13° distrito foi dizimado para lembrar da superioridade da Capital.

A impotência dos outros distritos é ratificado todos os anos com os Jogos Vorazes.

O programa é um reality show anual, que passa em todos os ditritos, e todos são obrigados a acompanhar. Dois jovens de cada distrito chamados de “tributos”, com idade entre 12 e 18 anos são escolhidos de maneira sorteada para se degladiarem até a morte em uma arena. O vencedor arrecadará benefícios para o distrito, além de viver em glória e com riquezas por toda a vida.

Matar ou morrer, não há escolha

Na arena, o mais capaz vence

Que os Jogos Vorazes comecem!

Uma coisa que me chamou atenção de imediato foi a narrativa, dos que já li, é a primeira vez que encontro um livro com a narração da personagem principal em foco, ao invés de 3° pessoa. Então, estamos olhando esse mundo de Jogos Vorazes pelos olhos de uma garota de 16 anos, Katniss Everdeen, moradora do 12° distrito.

Ela perdeu seu pai ainda pequena e viu sua mãe entrar em choque, deixando ela e sua irmã mais nova para se virarem no último distrito de Panem e um dos mais carentes. Katniss então com medo do que poderia vir a acontecer se pedisse ajuda de fora se tornou o sustento da família, indo caçar na floresta, o que é ilegal, não só por estar deixando a área, como por portar armas de qualquer tipo. E assim leva sua vida, sustentando a família com o que consegue, parte como alimento e parte vendendo no prego para comprar outros itens de necessidade. Então apesar da pouca idade, é justificável uma maturidade da personagem.

No sorteiro desse ano para o Reality show, Prim, a irmã de Katniss é escolhida logo de primeira com seus 12 anos e no desespero e impulso Katniss utiliza uma regra pouco usada dos jogos, e fica no lugar da irmã.

O universo do livro é instigante, temos referências de vários elementos de ficção científica, Panem é uma capital com tecnologia absurdamente avançada até para os dias de hoje. E a vantagem de ser uma realidade sobrevivente após a catrástofe do “nosso” mundo, é que dá uma abrangência a elementos que nós já conhecemos, mas de maneira mais interessantes e surreais. A medicina milagrosa, Naves voadoras, Alterações genéticas, e outros elementos da nossa realidade mais avançados e em uma cultura de feudos.

Jogos Vorazes tem uma sacada boa com o quesito feminino da trama, pois como toda garota, Katniss é insegura, ferramente usada como na “Saga” Crepúsuculo que tem como protagonista uma lesma sem sal genérica que só serve para ser usada de identificação dos problemas habituais das adolescentes. Mas diferente de Bela, Katniss consegue ser dura e ter atitude quando mais a situação precisa, ou seja, apesar da identificação com essa insegurança, há uma situação aonde leitoras podem se espelhar numa personagem forte, com personalidade e carisma , e que está pouco ligando para amor e só quer ver ela mesma e sua família bem.

Mas então, será uma história interessante para homens? Outro ponto forte da trama é o momento “Bear Grylls” (Man vs. Wild) graças a caça, Katniss tem a vantagem da sobrevivência, que vai ser um dos pontos fortes da personagem diante do Programa e também do livro, já que a arena será em abiente natural. O que deixa o seu companheiro tributo Peeta, meio inútil e desinteressante aos olhos masculinos, o que deve ser um ponto alto para as meninas adolescentes, já que ele que dá o ponto do romance.

A história só se alonga em situações que precisam de tempo para se resolverem. Tudo acontece de maneira rápida e dinâmica o que é bom, mas a história não se perfaz em lutas, pois a situação pede que a protagonista fuja delas, e a grande maioria acontece longe do leitor, o que é uma pena e dá uma sensação de mal aproveitamento. Porque ao invés de dar a vantagem para os Carreiristas*, não igualava as chances de todo mundo e focava em características de cada tributo? Com certeza a arena se tornaria um palco mais interessante.

Resumindo, Jogos Vorazes é um ótimo livro de ficção, conseguindo suprir e surpreender as expectativas de um lado e deixar um gostinho de “poderia ser melhor” de outro. Mas é uma ótima leitura de ocasião e deixará algumas marcas pelo caminho e situações na sua memória, recomendo! E fiquem atentos por que sairá o filme em março de 2012, algumas imagens na galeria abaixo.

 

 

 

Por Andrei Fernandes

 

*que são chamados os tributos de distritos mais ricos e preparados

Em subsequência, Jogos Vorazes, Em Chamas e Esperança (ainda não lançado no Brasil)

 

FALE COM A GENTE

Entre em contato, deixe seu comentário, sua revolta, sua teoria e sua história!

E-mails com sugestões, críticas, elogios, spams para [email protected]

Siga-nos pelo Twitter do MundoFreak

Conteúdos novos toda semana no Instagram do MundoFreak

Ou curta nossa página do Facebook



MUNDO FREAK NO APOIA.SE

[Resenha] Que os Jogos Vorazes comecem!