Homúnculos

Homúnculos é uma série Seinen voltada mais para um público masculino de certa maturidade, escrita e desenhada pelo mangaká Hideo Yamamoto desde 2003, atualmente com 14 volumes no Japão e com 12 volumes no Brasil.

Aqui no Brasil é publicado pela editora panini e já conta com 15 volumes, mesmo parando o titulo por um ano a panini jurando que o titulo e bimestral, coisa que não é.

 O mangá conta a história de um sujeito chamado Susumo Nakoshi enigmático e estranho de 34 anos, que só tem a residência um velho carro da marca Kia, a única coisa que realmente ele se importa, que sempre fica estacionado a uma divisa que fica entre um parque onde a maioria dos freqüentadores são mendigos que se alojam na praça e que o rotulam como um ‘’sem teto engravatado’’e um hotel luxuoso que liga a um possível passado do sujeito misterioso.

Mesmo tendo essa divisa ele tem certo convívio com os mendigos trazendo-lhes comida e na maioria das vezes bebidas alcoólicas, como saquê. E por ser mitomaníaco* tenta mentir para os para achar que esta certo de seus assuntos.

Certa noite um sujeito de aparência bizarra chamado Manabu Ito o vê dormindo no carro e oferece a ele uma oportunidade de ser cobaia de uma cirurgia por 700 Inês, Nakoshi recusa por ver que era uma cirurgia estranha e doentia que não valeria o preço, mas paga caro após Manabu Ito conseguir apreender o carro dele.

Então Nakoshi para reaver o carro aceita a fazer a trepanação, uma cirurgia que consiste em uma ou mais aberturas no crânio do paciente com métodos medicinais da antiguidade e alguns diziam que traria poderes paranormais, trazendo o personagem principal a ver coisas estranhas e absurdas intituladas pelo estranho estudante de medicina de Homúnculos.

Homúnculus no mangá são uma manifestação física de traços psicológicos das pessoas, podendo ser interpretadas como traumas, traços de personalidade e ideologias.

 O mangá em sí te faz pensar, reavaliar fatos e mesmo que não perceba poderá levar o leitor a avaliar até a sua própria vida pessoal. Mostra como é realmente a natureza do ser humano, como ser tão frio para alguns fatores e tão fácil de se chocar com uma coisa tão banal. A obra deixa o fator psicologia e psicologia reversa bem centrado até para o leitor poder avaliar o fato com mais clareza, mesmo que ele tenha que repetir quadros do mangá para entender de outro jeito ou de um outro ponto de vista. É uma série imprevisivel e instigante;

 O criador da série sempre tenta mexer com temas que lhe agradam como arte marcial, yakuza, perversões sexuais e mente humana e por ser o oitavo trabalho, Homúnculos simplesmente é o melhor deles, mesmo alguns já possuindo uma adaptação para filmes.

Infelizmente no Brasil a categoria Seinen não faz tanto sucesso, pois a maioria do publico de leitores de mangás procuram mais Shōujo e Shōnen voltado mais para o publico de adolescentes masculinos e femininos, o que é uma pena, pois na categoria seinen chega a possuir ótimos mangás exemplo o recém saído e bastante conhecido Basilisk no Brasil ou o antigo Akira.

Recomendo a série para quem quer um bom suspense, com toques de horror e situações viscerais.

por Felipe Mancha

*A mitomania (ou mentira obssessivo-compulsiva) é a tendência patológica mais ou menos voluntária e consciente para a mentira.

 

 

FALE COM A GENTE

Entre em contato, deixe seu comentário, sua revolta, sua teoria e sua história!

E-mails com sugestões, críticas, elogios, spams para [email protected]

Siga-nos pelo Twitter do MundoFreak

Conteúdos novos toda semana no Instagram do MundoFreak

Ou curta nossa página do Facebook



MUNDO FREAK NO APOIA.SE

Homúnculos