[Recomendação] Berserk

Berserk

Esse post conterá spoilers leves para quem pretende assistir ao anime e o mangá que acredito não influenciar no resultado. Avisarei quando houver spoilers pesados mais abaixo.

Berserk é uma série de mangá criado em 1988 pelo mangaká Kentaro Miura e que ainda está em continuidade no Japão. Aqui no Brasil está sendo publicado pela JBC no formato meio tankobon (metade do volume original). E que teve um anime de mesmo nome que aborda apenas a parte inicial da história.

A série conta a vida do personagem principal desde seu nascimento, Gatts é um guerreiro vivendo em um mundo alternativo muito baseado na idade média da Terra, e tende a mostrar um tom viceral e cru da realidade da época, diferente de outras histórias que preferem mostrar o lado de glamour “capa e espada”. Com a maldade e mediocridade humana como foco principal e todo um reflexo metafórico encarnado nos Apóstolos, que são os demônios desse mundo.

A série também é perfeita para quem gosta de intrigas políticas a lá “Game of Thrones” e ela brinca um pouco com a questão do Destino, se podemos altera-lo ou se estamos fadados desde que nascemos, que também é uma das características nas histórias de Bernard Cornwell.

Berserk é o guerreiro que consegue entrar no verdadeiro frenesi da batalha chegando a um ápice de que não consegue mais distinguir amigos de inimigos, e esse termo não é presente desde o começo, você consegue distinguir a bestialidade de Gatts mas só mais pra frente da história você vai entender o verdadeiro sentido do termo que dá nome a obra.

Gatts desde seu nascimento foi marcado pela má sorte, cresceu com um bando de mercenários, fugiu para não ser morto pelo que acreditava ser sua família e se habituou a um mundo aonde você precisa ser forte para não ser mais um comido pelos corvos após uma batalha. Isso moldou sua característica anti-social e agressiva.

Gattz

Anos depois, vemos Gatts no lado perdedor de mais uma batalha na Guerra dos 100 Anos entre os reinos de Tudor (claramente inspirado na Inglaterra de nosso mundo) e Midland (aparentemente, baseado na França) e tudo muda em sua vida quando ele entra (a força) para o Bando do Falcão, aonde conhece o seu futuro amigo e companheiro de batalhas, que é o líder do Bando. Griffith é um guerreiro magistral, com uma lábia e carisma que conquista não só os personagens a sua volta, como ao leitor/expectador e esse é um dos maiores erros que você pode cometer, se apegar aos personagens.Berserk

À medida que cresce, o garoto irá se tornando homem e gradativamente o tamanho da lâmina de suas armas cresce, até chegar à devastadora Dragon Slayer, um maçico de ferro do tamanho de um homem adulto. Nessa época Gatts recebe a alcunha de Espadachin Negro, e se torna uma lenda em todo o Reino, tendo matado 100 homens sozinho.

Griffith usa um amuleto chamado Behelit  que o salva diversas vezes, inclusive do demônio Nosferatu Zodd (ou Zodd, o Imortal), que depois de derrotar Griffith e Gatts se espanta ao ver o amuleto e faz uma profecia para Gatts, no qual o mesmo terá de morrer para o sonho de Griffith se realizar.

E é essa parte, chamada de “Era de Ouro”, que a série animada aborda. Onde nos é contado através de um flashback o passado de Gatts, sendo o mundo “atual” de Berserk mais mórbido e sombrio que essa Era.

Essa é uma série que eu recomendo e muito. Para quem quiser um gostinho, comece pelo Anime, mas fique atento que o anime acaba no final da Era de Ouro e no mangá esse arco é apenas o inicio da história

Atenção! Agora começam spoilers pesados.

A Era de Ouro termina com o Eclipse, no qual o Bando do Falcão é sacrificado pelo próprio líder, que se torna Famto um dos integrandes do “Mão de Deus” um grupo de (agora) cinco entidades extremamente poderosas que controlam o submundo e consequentemente o mundo de BerserkGatts consegue escapar, mas é marcado com o “estigma”, uma cicatriz que sangra toda vez que ele encontra com entidades malignas, além de perder o braço esquerdo e um olho. E a partir daí, Gatts entra em uma cruzada para obter vingança de seus companheiros

Berserk

O Skull Knight é um dos personagens mais legais da série, pena aparecer pouco.

Berserk tem o sobrenatural muito presente na trama (mais sutil na Era de Ouro). O mundo é habitado por demônios chamados “Apóstolos”, eles permanecem a espreita governando secretamente o mundo dos homens em nome do “Mão de Deus”. Entre eles temos espíritos e entidades malignas menores.

Puck - BerserkPuck!

Um dos personagens que infelizmente acabaram se perdendo na transição para a série é Puck, o alivio cômico, e diferente de outras séries ele é extremamente necessário tendo em vista o tom pesado que a obra trata. E um dos meus personagens preferidos, Skull Knight, que salva Gatts do eclipse e faz aparições curtas, mas marcantes.

Diferente de outras histórias, Berserk tem uma preocupação em mostrar o mundo e como ele realmente funciona. Que acaba sendo abordado nos próximos arcos da história. Você tem a Inquisição de uma instituição religiosa e como ela influencia no mundo, os governos centrais e descobrimento de novos países e culturas, e a própria “Magia” é desdobrada na série, que de começo só tinhamos o lado demoníaco e mórbido, temos agora um sobrenatural mais abrangentes com elementais, deuses pagãos, fadas (como Puck), e criaturas de lendas e folclores locais e tudo é amarrado de maneira concisa e natural, e sutilmente uma mistura com cultura oriental que dá a Berserk um resultado único.

O Estigma que carrega com sí é a marca do destino, Gatts é um sacrifício que sobreviveu e por isso é atacado a cada noite por espiritos malignos e outras coisas mais aterradoras que ficam a espreita até que esse destino se cumpra. Apesar disso ele deve proteger quem ama, a quem se torna responsável e então percebe que não pode mais levar a vida como antes, então começa a suprimir o seu lado agressivo e bestial que aprendeu a ter, esses dois elementos são o que fazem o personagem amadurecer, e conseguir perceber o valor da amizade.

Gatts FollowersGatts e seus novos companheiros

Ultimamente ocorre uma dualidade interessante, trazendo um nível de profundidade não antes alcançado com o personagem e a trama. Sua raiva para com Grifith/Famto ao ser suprimido vem a tona em forma de insanidade nos momentos derradeiros da história e ao mesmo tempo que com isso ele consiga superar os desafios inumanos acaba por ameaçar seus novos companheiros e nesse ponto entendemos o título da série por completo. E Gatts terá que fazer uma escolha, se protege a quem ama ou se obtém a vingança.

O mestre Kentaro Miura, criador da obra e hoje um dos nomes de grande valor para a cultura mangaká no Japão criou um mundo fantástico e empolgante, e tudo que foi dito aqui não é nada comparado a complexidade do mundo e suas subtramas. Miura dá continuidade a sua obra prima de maneira lenta, e que ainda não mostra sinais de que acabará tão cedo. Mas boas notícias a vista. Uma trilogia que abordará toda a Era de Ouro está sendo feita e terá uma qualidade de CG absurda, segue o trailer:

por Andrei “Rated” Fernandes

Zodd

 

FALE COM A GENTE

Entre em contato, deixe seu comentário, sua revolta, sua teoria e sua história!

E-mails com sugestões, críticas, elogios, spams para [email protected]

Siga-nos pelo Twitter do MundoFreak

Conteúdos novos toda semana no Instagram do MundoFreak

Ou curta nossa página do Facebook



MUNDO FREAK NO APOIA.SE

[Recomendação] Berserk