Ponto G 47 – Rosa Luxemburgo

Ela acreditava que liberdade real é a liberdade de discordar. Lutou por revoluções em uma época de revoluções. Buscou a paz, quando o mundo rumava para guerra. Lutou até mesmo com os seus companheiros em favor das mulheres que não podiam nem ao menos votar.

Filósofa, colunista, escritora, professora e militante, Rosa Luxemburgo marcou a história de um povo. Aperte o play e entenda com ela, sua luta e marca.


>>> Clique aqui e escute o programa anterior: Ponto G 46 – Chiquinha Gonzaga<<< 

#MULHERESPODCASTERS

Mulheres Podcasters é uma ação desenvolvida para divulgar o trabalho de mulheres na mídia podcast e mostrar para todo ouvinte que sempre existiu mulheres na comunidade de podcasts Brasil.

Compartilhe este programa com a hashtag #mulherespodcasters e ajude a divulgar o trabalho feito por mulheres na mídia podcast.

Você, mulher podcaster, divulgue seu trabalho aqui no Ponto G, seja como produtora de conteúdo, host de podcast, pauteira de programas, qualquer atividade desenvolvida por você pela mídia. Entre em contato e envie o seu áudio de divulgação.

Redes sociais

Acesse aqui a nossa fan page no Facecook

 

E siga nosso perfil no Twitter

 

Recadinho do <3

O nosso podcast tem caráter educativo e informativo, visando levar o máximo de conteúdo ao ouvinte em poucos minutos. Seus minutos são preciosos, e desejamos que sejam aproveitados ao máximo. Nosso objetivo é, além de levar informação, instigar a curiosidade sobre personagens femininas da nossa História, que ficaram encobertas pelos mais diversos motivos.

Vamos alimentar nossa curiosidade pelo saber! :)

Playlist

Latch Swing – Menilmontant
Robin Grey – Walking Every Hour
Stephan Siebert – When
Bosques de mi Mente – Familia
Kreng – Maia
Kai Engel – Moonlight Reprise
Latch Swing – Rythme Gitan

Créditos

Apresentação: Ira Croft, Juliana Ponzilacqua e Tupá Guerra
Pauta: Tupa Guerra e Willian Abraham da Silveira.
Edição: Kyuu
Direção de arte: Andrei Fernandes
Locução: Dani Freitas
Direção geral: Iracroft

Sobre Iracroft

Ver todos os posts

Nascida no planeta Blastófila Blasmóide, viajou pela Terra do Nunca para hoje escrever sobre seus sonhos.

21 Comentários

Participe da conversa →

[fbcomments]
  • Daniel dos Santos

    Mulheres, boa tarde.

    Sou um grande admirador e entusiasta de Rosa Luxemburgo, cujas ideias são as que tento seguir dentro da esquerda. Gosto tanto que tenho uma rosa vermelha tatuada no meu antebraço esquerdo (óbvio, né? haha) em sua homenagem, se contrapondo à rosa negra tatuada no antebraço direito, em homenagem a Rosa Parks.
    O episódio ficou lindo, e quase me fez pagar mico, pois ouvi durante meu almoço no refeitório da empresa, e tive que segurar as lágrimas em duas ocasiões durante a brilhante condução feita por vocês.

    Mais uma vez, sei que faço a coisa certa em acompanhar o podcast.

    Ira, Tupá e Ju, um grande e fraterno abraço.

    • Fiquei curiosa pelas tatuagens. haha

      • Daniel dos Santos

        São rosas old-school, mas com significados importantes para mim. A vermelha tem uma faixa onde inicialmente pensei colocar a data de morte da Rosa, depois achei meio bad, aí coloquei a de nascimento de minha mãe em algarismos romanos, homenagenado assim, duas mulheres muito importantes. A rosa negra é parecida, mas na faixa coloquei a data em que Rosa Parks se resusou a se levantar do ônibus para um homem branco sentar.

  • POHANNNNNNN

    Vcs são lindas, vcs 3, sério

    Obrigado por esse programa (e pelos outros tambem, claro).

    A historia do VULTO chamado Rosa Luxemburgo é no minimo uma obrigação a todo e qualquer que se alinha à esquerda e mesmo para quem pensa diferentes, pois ela é, no minimo, um divisor de aguas na maneira de se posicionar diante das eminentes revoluções de seu tempo e seu texto eco pela historia até nés e continuará ecoando, quando já não estivermos mais aqui…

    na Fundação ROSA LUXEMBURGO tem um audio drama da vida dessa mulher
    http://rosaluxspba.org/radionovela/

    no meu canal do youtube, tem duas palestras da professora Isabel Loureiro, sobre o pensamento e a vida da Rosa

    https://www.youtube.com/watch?v=e_X-7Ds98Ho&t=1s
    Isabel Loureiro – O Pensamento de Rosa Luxemburgo

    https://www.youtube.com/watch?v=EYa5uu17rfU&t=2988s
    Isabel Loureiro – Comentário sobre o filme ROSA LUXEMBURGO, de Margarethe von Trotta

    https://www.youtube.com/watch?v=wLAURi-Zx2c&t=1749s
    Rosa Luxemburgo – O Filme, da diretora Margarethe von Trotta

    é Isso, só queria dizer que seria impossivel não se apaixonar pela figura que essa mulher foi e é…

    Obrigado, gurias, serio mesmo, muito obrigado!

    • Ira Croft

      Tem um epi no Feito por Elas só sobre a Von Trotta, inclusive participei dele, e falamos desse filme, tá muito bom.

  • quem faz as artes que vcs usam no post?

    • Ira Croft

      Andrei, rs

  • Meninas, parabéns por mais esse programa. Vi pouca coisa sobre a Rosa Luxemburgo na faculdade, mas é uma daquelas mulheres que tá na listinha para buscar mais informações um dia. Esse programa só me fez ter certeza de que será uma busca válida.

    Aguardando ansiosamente programa sobre Olga Benário, outro mulherão! ♥
    A biografia do Fernando Morais dela é devastadora. Quero ler ainda a que a Anita publicou esses tempos.

    Mas enfim, estão de parabéns de novo. Sucesso sempre, gurias! Beijos.

    • Ira Croft

      Olga está na lista e no meu coração há tempos esperando sair esse programa, rs

  • Tiago André Geraldi

    Vocês disseram “programa está saindo também em comemoração aos 100 anos da Revolução Russa”?
    Galera, nem a própria Russia está comemorando a data. Comemorar a Revolução seria como comemorar também o nazismo ou fascismo.
    Talvez apenas foi usado a palavra errada, mas temos que cuidar com os extremismos políticos desse tipo. Isso não nos faz diferentes de Bolsonaros e etc.

  • Renato Rios

    Todos episódios são bem interessantes. Percebe-se a pesquisa por trás das pautas e a dedicação de todas vocês. Parabéns, de verdade!

    • Ira Croft

      Mérito das nossas pesquisadoras <3

  • Pablo Pinheiro Batista

    Gostaria de sugerir um episódio sobre Catarina de Bora a esposa de Martinho Lutero e a sua importância para reforma protestante.

  • Marcus Vinicius Lima Martins

    Ganhei a biografia da Rosa de minha irmã e até hoje essa figura histórica me influencia. É muito comovente e inspirador as escolhas que fez ao longo da vida, abdicando do pessoal para uma causa maior.

    • Ira Croft

      <3

  • IGOR AZRAK

    Mais uma ótima biografia. Tenho percebido que toda vez que o cast coloca alguém mais a esquerda é preciso tocar em ovos. Vcs não precisam se preocupar com isso, quem acha que o cast pode ser considerado de esquerda por causa de algumas biografias são as mesmas pessoas que não querem que a mulher tenha lugar na história ou que o feminismo tenha voz.
    Sobre o machismo ter lugar na esquerda e na direita, é claro que vai ter, assim como o um pensamento pequeno burguês é enraizado na sociedade, o machismo também é, e como Marx disse “A liberdade da mulher é condição fundamental para a libertação de toda a humanidade”. Já devem ter percebido que nem todas as mulher bem sucedidas eram de esquerda, mas muitas que lutaram para que a mulher tenha espaço na sociedade, não só o dela mas de todas, estão no campo da esquerda, Rosa Luxemburgo era uma delas. Eu ia escrever umas linhas e acabei escrevendo um livro.