Ponto G 41 – Laudelina de Campos Melo

Se as nossas empregadas domésticas precisam ainda lutar, dia após dia, por direitos básicos dos quais são ainda privadas, imagine como essa situação era nos anos 30.

Laudelina, ou “O Terror das Patroas”, como ficou conhecida, é a nossa figura máxima do episódio de hoje. A fundadora da primeira Associação de Empregadas Domésticas do Brasil merece ter a sua história, difícil e bela, contada por nós. Ouça o programa e ajude a exaltar essa figura importantíssima em nossa História do Brasil!

>>> Clique aqui e escute o programa anterior: Ponto G 40 – Bienal 2017 – Entrevista Lu Ain-Zaila<<<

#MULHERESPODCASTERS

Mulheres Podcasters é uma ação desenvolvida para divulgar o trabalho de mulheres na mídia podcast e mostrar para todo ouvinte que sempre existiu mulheres na comunidade de podcasts Brasil.

Compartilhe este programa com a hashtag #mulherespodcasters e ajude a divulgar o trabalho feito por mulheres na mídia podcast.

Você, mulher podcaster, divulgue seu trabalho aqui no Ponto G, seja como produtora de conteúdo, host de podcast, pauteira de programas, qualquer atividade desenvolvida por você pela mídia. Entre em contato e envie o seu áudio de divulgação.

Redes sociais

Acesse aqui a nossa fan page no FacecookDia 31 de julho é aniversário do bruxo preferido de muitos, Harry Potter, mas também dela, a mulher do nosso programa de hoje e criadora desse maravilhoso mundo: J K Rowling.

E siga nosso perfil no Twitter

 

Recadinho do <3

O nosso podcast tem caráter educativo e informativo, visando levar o máximo de conteúdo ao ouvinte em poucos minutos. Seus minutos são preciosos, e desejamos que sejam aproveitados ao máximo. Nosso objetivo é, além de levar informação, instigar a curiosidade sobre personagens femininas da nossa História, que ficaram encobertas pelos mais diversos motivos.

Vamos alimentar nossa curiosidade pelo saber! :)

Playlist

Manuele Atzeni – Little Star
Latch Swing – Songe D’Automne
BenSound – The Jazz Piano
Lee Maddeford – Le petit Jardin with Les Gauchers Orchestra
Jason Shaw – SERENITY
Jazz at Mladost Club – Kurina Blues

Créditos

Apresentação: Ira Croft, Tupá Guerra e Lili Ribeiro
Pauta: Tupá Guerra
Edição: Kyuu
Direção de arte: Andrei Fernandes
Locução: Dani Freitas
Direção geral: Iracroft

 

Sobre Iracroft

Ver todos os posts

Nascida no planeta Blastófila Blasmóide, viajou pela Terra do Nunca para hoje escrever sobre seus sonhos.

11 Comentários

Participe da conversa →

[fbcomments]
  • Episódio incrível!
    Que história der vida!

    • Fiquei lembrando das histórias da minha mãe trabalhando como empregada doméstica e de babá após escutar o episódio.

      Teve uma situação em que quando ela era babá e a família e dormia no quarto de empregada da casa. A família tinha costume de fazer festas de swing e coisas do gênero, aí o patrão pedia para ela dormir no quarto da menina e trancar a porta para evitar que no meio da festa alguém resolvesse abusar das duas… Isso nos 70 na cidade de São Paulo.

      • Ira Croft

        Tbm sou de família de empregadas domésticas, uma das minhas tias trabalha até hoje, em 3 casas de famílias, e são muuuitas histórias de abuso, falta de ética e respeito. Elas nunca foram tratadas como “gente”, até hoje.

        • Ira Croft

          E detalhe, Thiago, nem minha mãe ou tias conhecem a história da Laudelina, ambos os lados sem infos, esclarecimentos ou justiça.

        • Infelizmente é isso aí :-(

  • ugua arujo

    Lindo programa meninas, Ponto G só aprendizado pesado!!! Destaque para o paralelo entre a pá e a alfabetização, minha cabeça explodiu!

    • Ira Croft

      E nós tbm, sempre aprendendo com estas guerreiras!

  • Lu Ain Zaila

    Maravilhoso, repassando e repassando

  • Marcus Vinicius Lima Martins

    Que bosta esquecer o que ia comentar porque tava escutando caminhando. De qualquer forma, mais um episódio excelente. Parabéns pela pesquisa e pela apresentação.

  • É sempre um tapa na cara e uma aula de vida, as histórias dessas poderosas mulheres.
    Parabéns meninas por mais um excelente episódio!

  • RE

    Que história! Parabéns pelo projeto.