Ponto G 39 – As Bruxas da Noite (Die Nachthexen)

O terror das tropas nazistas foi atribuído, por muito tempo, ao sobrenatural. Como podiam ser bombardeados e massacrados durante a noite por ataques aéreos, e sequer conseguir ouvi-los? Quando descobriram que se tratavam de mulheres, que atacavam em duplas e em pequenos aviões de lona e madeira, mal conseguiram acreditar. Ao som da fuga dos aviões, os alemães deram o nome de “deslizar das vassouras”. Nasciam, assim, as Bruxas da Noite (die Nachthexen), uma esquadrilha soviética exclusivamente feminina que foi responsável por inúmeras mortes durante a Segunda Guerra Mundial.

Venha conhecer mais sobre essas mulheres com Ira Croft, Juliana Ponzilacqua e Mirella Trevisan no nosso episódio de hoje.  

>>> Clique aqui e escute o programa anterior: Ponto G 38 – Katherine Johnson <<<

#MULHERESPODCASTERS

Mulheres Podcasters é uma ação desenvolvida para divulgar o trabalho de mulheres na mídia podcast e mostrar para todo ouvinte que sempre existiu mulheres na comunidade de podcasts Brasil.

Compartilhe este programa com a hashtag #mulherespodcasters e ajude a divulgar o trabalho feito por mulheres na mídia podcast. 

Você, mulher podcaster, divulgue seu trabalho aqui no Ponto G, seja como produtora de conteúdo, host de podcast, pauteira de programas, qualquer atividade desenvolvida por você pela mídia. Entre em contato e envie o seu áudio de divulgação.

Redes sociais

Acesse aqui a nossa fan page no FacecookDia 31 de julho é aniversário do bruxo preferido de muitos, Harry Potter, mas também dela, a mulher do nosso programa de hoje e criadora desse maravilhoso mundo: J K Rowling.

E siga nosso perfil no Twitter

 

Recadinho do <3

O nosso podcast tem caráter educativo e informativo, visando levar o máximo de conteúdo ao ouvinte em poucos minutos. Seus minutos são preciosos, e desejamos que sejam aproveitados ao máximo. Nosso objetivo é, além de levar informação, instigar a curiosidade sobre personagens femininas da nossa História, que ficaram encobertas pelos mais diversos motivos.

Vamos alimentar nossa curiosidade pelo saber! :)

Playlist

Lee Maddeford – Overture
Hicham Chahidi – Gouttes
Bosques de mi Mente – Familia
_ghost_ – Lullaby
Stephan Siebert – when
Unheard Music Concepts – Soft Despair
Latch Swing – Menilmontant

Créditos

Apresentação: Ira Croft, Juliana Ponzilacqua e Mirella Trevisan
Pesquisa e pauta: Mirella Trevisan e Ana Terra Silva
Edição: Kyuu
Direção de arte: Andrei Fernandes
Locução: Dani Freitas
Direção geral: Iracroft

Sobre Iracroft

Ver todos os posts

Nascida no planeta Blastófila Blasmóide, viajou pela Terra do Nunca para hoje escrever sobre seus sonhos.

14 Comentários

Participe da conversa →

[fbcomments]
  • Andressa Meissner

    Episódio lindo!
    Eu li o livro “A Guerra não tem nome de mulher” e fiquei super emocionada com os relatos das mulheres que combateram. Acho que uma das partes que mais me marcou foi justamente a transição do valor dado a elas no pós guerra. Ao longo da guerra, muito destas mulheres eram chamadas de irmãs pelos soldados ao lado das quais elas lutava, porém depois passaram a ser xingadas de vadias da guerra dentre outras coisas =/

    • Ira Croft

      Esse livro é maravilhoso e retrata muito a realidade do “quando precisamos versus não precisamos mais” :(

  • Gostei demais do programa, gente. O tema trazido foi incrível e a pesquisa de vocês também. Torcendo para gravarem sobre a Lyudmila Mikhailivna Pavlichenko, ucraniana sniper do Exército Vermelho durante a Segunda Guerra Mundial. E assim como a Andressa comentou abaixo, também pensei no “A guerra não tem rosto de mulher”, mas eu ainda não o li.

    Enfim, abraços, meninas.

    • Ira Croft

      Essa tbm merece um programa espetacular <3

  • Farlom

    Musica do Sabaton em homenagem as Night Witches..
    https://www.youtube.com/watch?v=Qb3Wj0mGCko

    • Hernandes Guilherme

      em quanto elas falavam eu só lembrava dessa musica!!! incrível!

  • Stephan
  • Luiz Felipe

    Excelente programa, que história magnífica. Gosto muito da temática de segunda guerra. E essas mulheres eram incríveis.

    Só uma pequena correção(chatisse minha :P ). Os aviões que elas usavam(polikarpov po-2), são biplanos(possuem 2 asas). Os bimotores possuem 2 motores. Mas isso é um mero detalhe.

  • Miurause

    Caralho que fo-da! Dúvida pra quem caiu de gaiato nesse podcast, vocês só aceitam sugestões de mulheres boazinhas ou pode rolar sugestões de umas evil?

    • Ira Croft

      Aqui queremos falar de todas as mulheres e quanto mais sugestões melhor, principalmente as evils rsrsrsrs

  • Cássio Tiba

    A segunda guerra mundial teve uma participação muito grande das mulheres vale lembrar a Ás soviética Lydia Litvyak e as snipers dessa mesma nação ou as Wrens e as WAAFs do Reino Unido. Ótimo programa!
    Fica a dica pra um estudo sobre as Onna Bushi do Japão.

    • Cássio Tiba

      Se vale de informação o bombardeiro PO-2 era um veículo obsoleto pra WW2, com uma velocidade média de 110km/h. Só pra comparar o Do 217 que era o avião nazista de combate noturno atingia a média de 400km/h. Então o feito delas fica ainda mais grandioso.

  • Parabéns pelo episódio.

    Não tinha a mínima ideia sobre elas. Muito interessante toda essa história, e diga-se de passagem, o nome do grupo é bem legal rsrsrs

    Tudo de bom!

    • Ira Croft

      Eu tbm adorei o nome e principalmente como gerou isso, rsrsrs