Mundo Freak Confidencial 163 – A conspiração T.E.S.L.A

Um homem a frente de seu tempo, que foi capaz de mudar o mundo com suas ideias. Seu destino foi o esquecimento, sua fortuna se esvaiu e seus planos estão com o governo americano. Antes de seu fim, porém, muitos boatos afirmavam de armas milagrosas, teorias fantásticas e experimentos que só veríamos décadas no futuro. Nikola Tesla foi um gênio e um homem cercado de mistérios. 

Nesse Mundo Freak Confidencial, acompanhe o investigador Andrei FernandesMarcos Keller, Igor Alcantara e Muka investigando o passado para desvendar o enigma Tesla. 

Download do episódio compactado em formato RARClique aqui com o botão direita e selecione “Salvar Link Como“.

1111

Comentado nos recados!

Comentado no episódio!

assineCole esse linno seu agregador de feed ou no iTunes na opção “Assinar Podcast” na aba “Avançado“. Se seu iTunes for o mais atualizado apenas coloque “Assinar podcast” na primeira aba do menu. Ou assinar direto pela iTunes Store, clicando nesse link.

E-mail

Se quiser assinar nossos programas e receber mensagens quando um novo episódio é lançado, faça o seguinte:

  1.  Clique no botão abaixo!
  2. Uma nova janela irá se abrir, então clique em “Use Recipe”!
  3. Efetue o cadastro com o e-mail que use com frequência e ao final clique em “Create Account” 
  4. Clique novamente em “Use Recipe” e pronto!

IFTTT Recipe: Receba os episódios do Mundo Freak por e-mail! connects feed to email

msg

Entre em contato com a gente, deixe seu comentário, sua revolta ou sua solução! Mande e-mails com sugestões, críticas, elogios, spams para contato@mundofreak.com.br ou siga-nos Pelo Twitter e curta nossa página do facebook.

Sobre Andrei Fernandes

Ver todos os posts

Designer, Ilustrador, aspirante a escritor, blogueiro e freak nas horas vagas!

79 Comentários

Participe da conversa →

[fbcomments]
  • João Guilherme Pianezzola de O

    Provavelmente eu caí no bait do Keller, mas enfim, vou problematizar:
    >”quem destruiu o Tesla foi o capitalismo”
    >Edison fudeu o Tesla com sistema de patentes que nada mais é que um monopólio artificial de ideias concedido pelo Estado

    • Sim, você caiu no bait do Keller. Hahahaha cara, não importa que sistema (ou não sistema) exista, quando um trapaceiro quer te ferrar e você não tem malícia pra escapar dele, você tá ferrado.

      • João Guilherme Pianezzola de O

        Eu sempre caio nos baits desse mago comunista >:C Hahahaha mas amo ele de paixão

    • Marcos Keller

      huahuahau Sorry,

      mas é isso que o Lucas pontua mesmo, tanto faz qual seja as regras do jogo ou sistema, sempre é possivel conhece-las e usa-las para seu bebeficio em detrimento de outros, dessa vez, casou de ser o capitalismo selvagem pré crise de 29. E dada a hegemonia do sistema, os danos acabam sendo profundos com muitos atingidos a médio e longo prazo.

  • Nyell Quantos

    “A Nyell” (…) de nada Andréia….. :)

    • AHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHH DESCULPE

  • Alexandre Caetano de Aguiar

    Galera, fiquei encucado com o lance do Nicolão curtir pombos, mas sabiam que os pombos têm uma bússola natural interna, e se guiam por linhas de campo magnético da terra. Quem sabe, não era por isso que o “Nicóla” curtia os “bixos” !!?? …Fica a dúvida !!

    • Não só pombos, mas vários outros animais, como moscas, minhocas, moluscos, e até mamíferos, podem ter magnetoreceção. O uso de magnetoreceção em aves e outros animais pode ser variado, mas é muito difícil de ser estudado.

      Dado que todo o sistema receptor poderia caber em um cubo de um milímetro e ter um conteúdo magnético inferior a 1 ppm, é difícil identificar no cérebro onde esta informação é processada. Temos algumas evidências de que aves possuem um receptor mediado por criptocromo e um outro sistemo que usa magnetita no bico da ave. Existe uma hipótese não comprovada de que ambos sistemas seriam necessário para a orientação por magnetismo. Falta descobrir se esses mecanismos são realmente responsáveis pela magnetoreceção, até que ponto cada método é responsável pela transdução de estímulo, e como eles captão um sinal magnético dado o fraco campo magnético da Terra.

      Embora a capacidade de detectar a direção através do Norte magnético seja importante na navegação migratória, muitos animais também têm a capacidade de detectar pequenas flutuações no campo magnético da Terra para criar mapas mentais, com uma resolução de alguns quilômetros. Por exemplo, acredita-se que o pombo use a magnetita em seus bicos para detectar sinais magnéticos e, portanto, o sentido magnético que obtêm desta via forma um mapa pro pássaro. No entanto, também foi sugerido que os pombos e outras aves usam o receptor criptocromático mediado visualmente como uma bússola.

    • po… eu tinha esquecido desse detalhe sobre pombos. Muito bem pensado, Caetano! talvez tenha ligação mesmo!

  • Cesar Franciolli
  • Olá a todos,

    Muito bom o podcast!

    A figura do Tesla acaba sendo lendária mesmo, afinal, só esse tipo de foto é o suficiente para gerar teorias loucas:

    https://uploads.disquscdn.com/images/1eab398a41f54beab8f95e854497698b3f4273d44785daa49ce20e162be036e3.jpg

    A questão da corrente alternada versus a contínua hoje não faz tanto sentido como a época, pois a alternada é utilizada para transmissão de energia elétrica, porém, muitos equipamentos utilizam a corrente contínua internamente. Mas naquele contexto, é incrível o quão a frente ele via as possibilidades de uso da eletricidade. Todo esse processo de pensar a eletricidade via o ar, é algo incrível.

    O experimento dele de tentar transmitir eletricidade via ar para iluminação pública é algo fantástico. O grande problema, segundo meu parco conhecimento, era que a perda de energia na transmissão em comparação com o cabo tornava seu projeto inviável, no sentido da energia gerada para transmissão via ar, enquanto o mesmo poderia alimentar mais cabos via o ar. Mas a questão da medição e comercialização influenciou bastante mesmo. Num contexto menos predatório, a melhor colaboração poderia ter trazido muitos desenvolvimentos tecnológicos.

    Algo fácil de criar lendas em torno do Tesla é que, como vemos na foto acima, parece algo muito místico, ou mesmo material de animes à lá Cavaleiros do Zodíaco.

    Sobre a questão do Raio da Morte, penso eu, pode ter sido mais uma elucubração no uso de raios como forma de investirem em suas pesquisas. Se bombas baseadas em fusão ou fissão nuclear foram utilizadas e não conseguiram ser escondidas, acho muito improvável a existência real do Raio da Morte, penso que como essa ideia é muita coisa de vilão do mal, ficou na cultura pop e deu margem a essas teorias, e vindo do Tesla torna-se plausível. Apesar de que – mesmo eu não sendo muito desse pensamento – não seria impossível a presença do Raio da Morte, e suas variações, na cultura pop só para despistar…

    Toda a coisa de pombos e tal, e mesmo certa presença em meios místicos, todo ser humano tem suas coisas. O próprio fato das ideias dele serem muito fantásticas e flertar com magia, de certa maneira – afinal, o que é mais mágico do que ver raios pelo céu, só a ideia de controlá-los flerta com um misticismo subliminar. Além do contexto propício mesmo.

    Acho que valeria a pena um episódio sobre Kardec como vocês tratam de outros personagens históricos. A presença das obras dele no Brasil datam de 1864, mais ou menos, então não é só um assunto “místico”, mas algo presente na história de nosso país. Uma das ultimas queimações de livros da Inquisição Espanhola fora de livros de Kardec, portugueses fugiram de Portugal na ditadura de Salazár por perseguição, mesmo na Espanha espíritas foram para o paredão somente por sê-lo; no leste Europeu houve uma perseguição direta da URSS… O próprio fato de HQs, filmes e séries de TV utilizarem o termo médium se deve a tradução ao inglês da obra de Kardec por Anna Blackwell logo no século XIX, já que os espiritualistas ingleses e americanas preferiam a terminologia channel, channeling…

    Independente da opinião sobre o trabalho dele, acho que valeria a pena.

    Aqui mesmo, mostra a influência no pensamento político portoriquenho da obra de Kardec.

    https://youtu.be/qzo80ncH7J4

    Tudo de bom a todos!

    Tiago de Lima Castro

  • Joe

    Certos convidados estragam o programa com seu proselitismo político

    • FHC

      Hummmm, é mesmo?

      • Sério, eu não sei o que é. Queria uma explicação simples, não olhar no google.

    • o que é proselitismo político?

    • Weslley Tresdê

      infelismente ta virano crime ter comuna

  • Homero Luz

    Olá freaks, o que é aquele Asthar Sheran piscando no episódio sobre tungunska, estava escutand oontem antes de ser publicado esse, o Asthar agora avisa quando o o próximo episódio tem relação com algum antigo?

  • Douglas Melo

    Provavelmente doideira minha mas o raio da morte do tesla nao seria o sistema zeus? Sistema zeus e um laser montado nos humvee pra destruir minas, misseis e explosivos em geral.

    E sobre a energia sem fio, acho que a unica coisa segurando a tecnologia sao as petroliferas mesmo, porque tem transmissores e eletrodomesticos sem fio sendo vendidos( com precos absurdos) chegou uma propraganda a um tempo attas de uma mesa q transmitia eletricidade sem fio, e um liquidificador, multiprocessador e torradeira q funciona com ela, e nos comentarios uma guerra sobre edson vs tesla

    • Douglas Melo
    • Nah, o raio da morte tá muito mais pro LaWS do que pro ZEUS, mas mesmo assim ele é bem diferente das armas baseadas em laser.

      Infelizmente não é bem assim que funciona energia sem fio. Eu acho sempre engraçado quando alguém levanta essas teorias da conspiração relacionadas à grandes indústrias. Como você supõe que as “petrolíferas” conseguem conter TODOS os produtores de eletrônicos de TODOS os países?

      Ascender uma lâmpada com energia sem fio é relativamente fácil. O problema é fazer isso de forma barata, eficiente, acessível e que satisfaça a demanda exponencial por energia que temos tanto na produção industrial quanto doméstica.

      Se você irradiar energia de forma esférica (igualmente em todas as direções), a energia recebida na outra extremidade será proporcional à porcentagem da esfera coberta pelo receptor. Quanto mais longe você obtém, menos energia você captura para a mesma antena de tamanho, proporcional a raio^(-3). Ou seja, você perde energia potencial com o cubo da distância. Digamos, por exemplo, que você poderia extrair 100 kW de um metro cúbico a 10 metros do transmissor. A 100 metros, isso seria 100 W. A 200 metros 12,5 Watts, que é apenas o suficiente para alimentar uma luz. O resto da energia é desperdiçada em espaço livre – simplificando bastante o modelo, é claro. Além desse tremendo disperdício, os circuitos de conversão de energia sem fio também não são 100% eficientes.

      Outro problema da distribuição é que não existe uma maneira de medir o consumo individual. A fonte da energia não tem como saber quem está usando quanto, onde e como. Logo, não há uma maneira sustentável de cobrar pelo uso da energia de forma individual. Mesmo se você cobrasse uma quantia fixa por acesso ilimitado, qualquer pessoa que não paga essa quantia fixa pode entrar no seu raio de disribuição e pegar sua energia.

      Existe também o problema de manter objetos comuns, com propriedades elétricas específicas, de interceptar a energia e se aquecerem. Teríamos que ter muito cuidado ao usar qualquer material que não tenha um bom isolador, sempre calculando o
      tamanho, orientação e impedância com cuidado para evitar que ele capture o poder do campo energético. Pense em todos os objetos de metal que você tem em casa: ele spodem superaquecer e começar um incêndio, te queimar, queimar os objetos ao seu redor, se deformarem e perderem a usabilidade, etc.. Até uma latinha de refrigerante de alumínio pode se tornar um problema. Mas só a presença do capacitor já ajuda bastante a não disperdiçar energia.

      Sempre que você se deparar com a pergunta “se é tão bom, por que a gente não usa?”, tenta pesquisar um pouco mais sobre as especificidades técnicas do assunto. Vai descobrir um mundo novo de conhecimento – e perceber que as teorias da conspiração são fruto da falta de informação.

      • Douglas Melo

        Que coisa linda esse laws n conhecia.

        Entao, colocar petroliferas ali foi burrice minha mesmo, tava escrevendo sobre eletronicos mas pensando na industria automotiva.
        a mesa que falei usa tecnológica de inducao magnetica, nao faco a minima ideia de como funciona, mas nao afeta eletronicos que nao sao feitos para funcionar com ela. O alcance e bem curto, coisa de dois palmos somente, a ideia e usar os eletronicos em cima da mesa. Pesquisei um pouco e achei os videos de demonstracao deles, com direito a briga newton vs tesla nos comentarios tbm. a empresa se chama fulton innovations (e parece que tem uma ou duas concorrentes) e a tecnologia e a mesma dos carregadores de celular sem fio, so em escala maior.

        https://youtu.be/HvpH7VCQWk4

        • Yep. Só faz sentido em larga escala, em distâncias muito curtas,

  • Leo B.

    Que episódio maravilhoso! É sempre tão bom ouvir algo tão elucidativo de uma forma tão bem abordada. Parabéns pelo trabalho!

  • Escudo de Papel

    AAAAAAH OOON OOON AAAAH AAAAIN OOHN AAAAA

    voce caiu no gemidão do mundo freak

  • Marcos Marcelo Ramos

    Parabéns pelo podcast. A transmissão de energia elétrica sem fio já existe para pequenas distâncias, mas não é eficiente, ou seja, gera-se muita energia para aproveitar pouco. E quanto maior a distância menor a eficiência, isto aqui no capitalismo. Lá no comunismo, não sei. ;-)

    • Alguém citou o comunismo nesse episódio? Se for não ouvi.

      • Marcos Marcelo Ramos

        Citaram nos 45 minutos. ;-)

        Em todas as formas de geração energia se busca a eficiência. Por isso, motores em corrente alternada são melhores que corrente contínua. O carro elétrico da Tesla usa baterias (C.C.) mas motores C.A. Tem uma eletrônica no meio para converter CC em CA.

        • Desculpe, não fui claro. Alguém citou comunismo nesse contexto que tu ta forçando essa barra?

          • Marcos Marcelo Ramos

            Eu tô forçando a barra…. Ninguém citou nada… Desculpa…

          • De nada. Que não se repita. Beijos de lux.

          • Deixando claro que não apaguei o comentário :)

          • Lorar

            Andrei ditador

          • Joe

            Andrei ditador

  • Carol G.

    *Falando de vibrador wifi* *começa transição com música intensa* bela edição galera

  • Zlad Bigode Espacial

    Quero lançar uma dúvida por um acaso o Tesla ao invés de ser maluco ele não poderia ser autista?

    • Eu pensei nisso enquanto revisava a pauta. É uma possibilidade que ele tivesse algum tipo de autismo sim.

    • Marcos Keller

      levantamos essa questão em off tbm, não encontramos fontes que discutissem essa parada

      • Zlad Bigode Espacial

        Nessa época e ate hoje e bem difícil identificar certos caso e outra alguns relatos podiam falsos ou aumentados para fazer o Tesla parecer maluco e assim tirar sua credibilidade .

  • Roberto Botelho

    Marcos Keller só falou besteira sobre capitalismo, o lucro é algo essencial para capitalismo é recompensa dos recursos empregados em setor que foi essencial para população que será empregado em outros setores pela demanda da população.

  • Quem tiver reclamações, favor se dirigir ao nosso gerente.

  • Philippe Sartin

    Seria muito interessante um episódio sobre o espiritualismo na França, Allan Kardec etc. Há um livro sobre a sua transformação em religião, no Brasil, chamado “Do outro lado: a história do espiritismo e do sobrenatural” da prof.ª Mary del Priore… é menos de trinta reais e muito bom de se ler. Fica a dica.

    • Marcos Keller

      siiim, um livro bacana heim

  • Aqualad/Muleque-Piranha

    aqui está -David Bowie-, interpretando -Nikola Tesla- lendo – O Livro da Lei- !

    https://68.media.tumblr.com/f7b0af4ac1bd1a8000a0977a3d2a435e/tumblr_o0tzgr5KQ81tmaxe0o1_1280.jpg

    de nada

  • johnnie

    Eles conseguem estragar todos os temas. Cadê o especialista pra falar sério nesse negocio. O único que prestou foi o do chupacabra. A voz desse doido que fala sem parar é muito irritante

  • Ivy Wang
  • João Paulo Simões

    Adoro sim programas com a temática religiosa, e queria sim muito ver um sobre o Kardecismo e o espiritismo, principalmente com pessoas de ambos os lados e sobre a sua historia.

    Fora isso Tesla é foda demais…

  • Douglas Rainho

    Tesla é um assunto fascinante que realmente é bem mal explorado. Gostei do episódio, com grandes inserções sobre a politicagem da época e levando em consideração tanto a genialidade quanto a loucura desse inventor. Contudo, eu vejo que a piração dele era uma das coisas que o possibilitava pensar de forma tão ímpar. Isso se repete na história e a gente, em busca de uma normalidade que não existe, acaba taxando o cara de tudo que é adjetivo. Claro, que ele poderia precisar de ajuda, mas será que se não fosse por essa “loucura” ele seria tão inventivo?

    Como a grande parte do cast acredita na casualidade, creio que não tem sentido, mas para alguém que acredita em causalidade, faz até sentido. Nem queria puxar esse assunto aqui, por saber que é polêmico, que é marginalizado e afins, mas vocês mesmos transformaram um cast de Tesla em um prelúdio para um cast de espiritismo. Fazer o que né? Acho que tem mais amantes do espiritismo do que querem assumir nessa “empresa freak”. rs

    O Igor até falou algo bem sério, que também é visto por quem faz parte do movimento espírita (e que não é religioso espírita): Espiritismo como no Brasil, só aqui mesmo. Porém, não é só por causa do passado católico, pq na França também eram católicos. Isso se dá mais por deturpação das ideias originais de Kardec ao incluirem as ideias de um senhor Chamado Jean-Baptiste Roustaing.

    Bom, esse episódio foi bem legal, parabéns a equipe.

  • Lorar

    Não tenho nenhum comentário relevante. Só queria aparecer aqui hahah

    O programa foi incrível, mas confesso que depois de me apaixonar pelo Ponto G fiquei esperando algo na estrutura dele. Que contasse a vida do Tesla em uma ordem cronológica e tal.

    Apesar disso, parabéns pelo programa, meninos!

  • Lorar

    Podia ter um programa sobre essa pseudo ciência metafísica quântica cheio de tretas. Existe um livro muito sensacional que trata o fio entre a ciência e as crenças de forma muito justa e sensata chamado O Taô da Física. Ele foi muito citado na minha graduação de física quando alguém puxava esses temas (e tinha a sorte de não morrer de bullying).

  • Carol Lima

    Gente adorei o podcast!
    Queria muito ver o Tesla aqui!

    Uma coisa que achei que iriam abordar mesmo que parcialmente era o suposto protegido do Tesla o Otis Carr que fazia parte de sua equipe, há um tempo vi o vídeo, acredito que cheguei a postar nas sugestões de pauta, mas entendo que é muita informação e muita gente postando…

    Pra quem se interessar em acrescentar e complementar ao tema do podcast vou postar o link(https://www.youtube.com/watch?v=MttM90VCzL8), nele vc vai ver uma história que o senhor Ralph Ring que trabalhou com Otis Carr conta sobre como funcionava o disco voador, a energia eletromagnética, as coisas estranhas que afirma ter visto durante seu trabalho na equipe, vale muiito a pena! Fantasiosa ou não, dá pra viajar na história dele.

    Obrigada!

  • Ana Souza

    fala sim sobre espiritismo!!!!! Quero muito ouvir!! <3

  • Renato
  • Victor Hugo

    Andrei, faça o episódio sobre o espiritismo e pare de passar panos quentes.

  • Marcelo SEP

    Igor cuzão!!! Roubou me coração!!! Hahahaha excelente cast!

  • Não é exatamente uma adição à discussão, mas tem um jogo muito bom baseado no Tesla chamado Teslagrad. É um metroidvania bem interessante e com uma animação e arte muito boas! Recomendo! Pelo que eu vi tá 20 reais na Steam. https://www.youtube.com/watch?v=3Ti2CGLmMVc

    • IGOR AZRAK

      Eu lembrei desse jogo o cast inteiro, a PSN deu esse jogo para quem tem plus no PS4.

  • BlackCloud Film
  • IGOR AZRAK

    Galera, sobre a eletricidade sem cabos.
    Em 2015 foi lançado o celular que eu uso, samsung s6 edge, e ele pode ser recarregado por um dispositivo sem fio onde vc apenas coloca o celular deitado nele sem conexão como aparelho.

    • Ainda muito diferente do que foi proposto pelo Tesla. Tem uma conversa muito legal sobre o assunto logo abaixo nos comentários. Recomendo.