Popularium 06 – Fortunas Fantasmas

Popularium é um projeto especial onde iremos dissecar mitos, lendas e folclores de maneira a entender como eles surgiram e como dialogam com a sociedade. No episódio de hoje, o dourado reluz sobre a sorte dos bem aventurados. Levando milhares de pessoas em todo o mundo a uma busca desenfreada pela sua própria redenção. Descubra o que são as fortunas fantasmas.

Narração e pauta: Andriolli Costa.

Produção e edição: Andrei Fernandes.

Roteiro com referências e bibliografia.

Se quiser baixar esse episódio em .rar, clique aqui e em salvar como.

Esse episódio é oferecido e financiado pelos nossos apoiadores, torne-se um deles clicando no link abaixo.

apoiase

Sobre Andrei Fernandes

Ver todos os posts

Falando de podcast com muita ousadia, alegria e misantropia. Também autor do livro Kalciferum, chanceler supremo do Freakstão e morador de Setealém.

13 Comentários

Participe da conversa →

[fbcomments]
  • Danilo Araujo

    muiiiiitooooo bom…. e muito da hora mano.

    • Andriolli

      Valeu, Danilo! Fique de olho nas luzes :D

  • Fernanda Mendes

    muito bom! ja estava com saudades do Popularium haha

    • Andriolli

      HAhaa, demoramos, mas chegamos! Obrigado, Fernanda!

  • Lorens Galahad

    que pesquisa maravilhosa! parabéns!

    • Andriolli

      Muito obrigado! É um tema que eu gostei muito de revisitar pra esse podcast :)

  • Raphael Lamour

    Olá mundo freak popularium! Eu escuto mundo freak a muito tempo e resolvi arriscar a ouvir este. Infelizmente não me pegou, estou acostumado a ouvir muitos podcasts por ai e trabalho com revisão de podcasts também, por isso queria comentar o motivo de não conseguir ouvir o cast: é pelo ritmo, narração muito mecânica e em um tom de voz que não favorece novos ouvintes, monólogos são complicados, a monotonia faz perder o ouvinte.

    Em outro momento tentarei escutar novamente, torço pelo sucesso do Mundo Freak e seus casts oriundos. abraço! =)

    • Andriolli

      Que pena que não te pegou, Raphael! AHah, e olha que está muito melhor, viu? Reouvi o piloto e minha narração estava horrível :P Se o tema interessar, ainda que a leitura não colabore, dê uma olhada no roteiro que pode te inspirar. Abraços!

  • Philippe Sartin

    Gostei muito, como sempre. O tema é bastante rico e o texto traz um clima que me lembra a infância, uma espécie de encanto incômodo de quando li os primeiros livros sobre folclore. Um motivo interessante dentro desse tema é o das mouras encantadas, espécie de seres mitológicos que guardavam os tesouros muçulmanos na Península Ibérica. Segundo o imaginário popular, os mouros lançaram encantamentos sobre as riquezas que se viram forçados a esconder, quando de sua expulsão pelos cristãos. Para os teólogos e pregadores da Época Moderna, todavia, as tais mouras – que ora surgiam sob a forma de serpentes – eram na realidade demônios que espreitavam nas grutas para se apoderar dos corpos dos cristãos desavisados e incitá-los ao pecado, graças à exótica beleza das aparências que assumiam.

    • Andriolli

      Pensei em trazer as mouras encantadas nesse cast, Philippe, mas já estava muito grande! Mas é verdade, nossa moura mais famosa é a Teiniaguá, aqui do RS

  • Que programa incrível!
    Qualidade foda, todos são.
    Mostrei esse programa para um amigo meu, que caçador faz 30 anos, e não fazia ideia do que era um podcast e ele ficou maravilhado com a história, não falava nada, focado no que era falado, ele ficou muito impressionado com a Mãe do Ouro.
    Parabéns a toda equipe

    • Andriolli

      BAh, que coisa incrível, Vinícius! Essa é a força que os mitos tem sobre nós. Obrigado por compartilhar!

  • BlackCloud Film