Mundo Freak Confidencial 159 – Constantine, o verdadeiro boy magia

John Constantine, o mago, o bruxo, o louco. Vindo diretamente das páginas dos quadrinhos, para encontrar pessoalmente o seu próprio criador na vida real. Entenda o que acontece dentro (e fora) das histórias da editora Vertigo e DC Comics. 

Nesse Mundo Freak Confidencial, acompanhe o investigador Andrei Fernandes, Marcos Keller, Sr. Penumbra (Penumbra Livros) e Pablo Sarmento (Terra Zero) revirando as páginas de uma Londres lotada de sarjetas e demônios. 

Download do episódio compactado em formato RARClique aqui com o botão direita e selecione “Salvar Link Como“.

1111

Comentado nos recados!

Comentado no episódio!

assineCole esse linno seu agregador de feed ou no iTunes na opção “Assinar Podcast” na aba “Avançado“. Se seu iTunes for o mais atualizado apenas coloque “Assinar podcast” na primeira aba do menu. Ou assinar direto pela iTunes Store, clicando nesse link.

E-mail

Se quiser assinar nossos programas e receber mensagens quando um novo episódio é lançado, faça o seguinte:

  1.  Clique no botão abaixo!
  2. Uma nova janela irá se abrir, então clique em “Use Recipe”!
  3. Efetue o cadastro com o e-mail que use com frequência e ao final clique em “Create Account” 
  4. Clique novamente em “Use Recipe” e pronto!

IFTTT Recipe: Receba os episódios do Mundo Freak por e-mail! connects feed to email

msg

Entre em contato com a gente, deixe seu comentário, sua revolta ou sua solução! Mande e-mails com sugestões, críticas, elogios, spams para contato@mundofreak.com.br ou siga-nos Pelo Twitter e curta nossa página do facebook.

Sobre Andrei Fernandes

Ver todos os posts

Falando de podcast com muita ousadia, alegria e misantropia. Também autor do livro Kalciferum, chanceler supremo do Freakstão e morador de Setealém.

37 Comentários

Participe da conversa →

[fbcomments]
  • Bizarro

    #ChupaMarvel

  • Marcos Keller

    Uou

  • Carol G.

    Tava só aguardando essa delicinha

  • Escudo de Papel

    Keller dando uma zoada na galera “anarcocalopsita” kkkkkk

  • Escudo de Papel

    Só uma recomendação, nesse cast falaram sobre as capas de Lee Bermejo. Vejam as artes do Bermejo, são simplesmente sensacionais.

    • Pablo Sarmento

      Aquela HQ dele Suiciders é linda demais!

      • Escudo de Papel

        Siiiiim cara

    • Eu fui ver! O cara é incrível!!! obrigada!

      • Escudo de Papel

        nada

  • Sir Jones Kast, Ph.D.

    Ô papai, que delícia.

  • Tiago Malta

    Vou quebrar minha regra de só ouvir episódios que tenham o Lucas e o Rafael , só por causa desse titulo Genial

  • Ultra MULHÉMARAVILHISTA

    VOU OUVIR PQ TEM MEU PÁBI!

  • Teikerize

    Paresse que Andrei desbloqueou a feat “Falar Palavrão” depois do Anticast sobre isso ;D <3

    • MarVin A Barr

      Só acho que poderia usar uns palavrões mais rebuscados.

  • Felipe Ferreira Klein

    Discordei de alguns detalhes na contextualização e acho que vale mencionar. Desculpa o textão.
    O Keller confundiu um pouco as datas. Hellblazer começou a ser publicado em 1988, enquanto o governo Nixon acabou em 1973, o governo conservador americano contemporâneo era o do Bush pai.
    O apelido de Thatcher era “Dama de Ferro” não por causa de autoritarismo, mas por causa do posicionamento dela sobre política externa. Ela foi assim chamada por um jornal soviético ainda antes de se tornar primeira-ministra e os marqueteiros do partido conservador colocaram isso na campanha.
    As ditaduras militares latino-americanas foram enormes tragédias e muito autoritárias, mas não dá pra chamá-las exatamente de totalitárias, são conceitos diferentes. É bom lembrar que a política americana de patrocinar golpe militares de direita se concentrou bastante no período da Operação Condor, no começo dos anos 70, orquestrada por Kissinger (Secretário de Estado do Nixon). Ao longo dos anos 80 essas ditaduras foram acabando. A Grã-Bretanha de Thatcher inclusive esteve em guerra com uma delas (Argentina em 1982), embora tenha feito o que pode pra proteger o mais cruel ditador do continente da época (Pinochet, que deixou a presidência chilena em 90).
    A homossexualidade foi descriminalizada na Inglaterra em 67, inclusive com apoio da Thatcher. O que aconteceu no governo dela contra a comunidade LGBTQ foi uma lei que dava poder a autoridades locais de proibir “propaganda gay”, ou seja, era como se câmaras de vereadores pudessem decidir se era ou não permitido falar de homossexualidade em escolas. (na prática, isso infelizmente meio que existe hoje no Brasil)
    É meio complicado falar que o governo de que estão falando é o do MK-Ultra, porque essa operação foi entre a segunda metade dos anos 50 e começo dos 60, com vazamento no começo nos anos 70. É provável que ainda existissem experimentos militares em seres humanos e muita gente ainda tinha dificuldade de acreditar no governo, mas MK-Ultra não era mais algo tão fresco.

    Bjs de luz

    • Marcos Keller

      É isso aí :)

    • “É meio complicado falar que o governo de que estão falando é o do MK-Ultra, porque essa operação foi entre a segunda metade dos anos 50 e começo dos 60, com vazamento no começo nos anos 70.” —- Em 75, mas em meados de 2000, encontraram alguns documentos ‘escondidos’. Cara, que comentário excelente!!! Abraços!

  • MarVin A Barr

    Cadê os links das capas? Cadê as ibagens? Quero ibagens!

  • Ailton Gustavo Giroldi

    Boa noite !!!
    Primeiro de tudo gostei muito do episódio, porém nunca li os quadrinhos (Na realizada nunca tive saco pra ler quadinhos kkk), gostaria de tentar ler constantine, alguém sabe onde consigo encontrar online? outra dúvida é por onde começar, vcs falaram de tantas edições que me perdi kkkk

    • A Panini lançou uma série Hellblazer Origens e logo depois Hellblazer Inferno. É um bom compilado pra começar.

  • Felipe Almeida

    Sensacional o cast, parabéns ai pro pessoal. Alguma chance de rolar um sobre o Preacher?

  • Parabéns a todos,

    Muito legal o episódio. A discussão foi toda bem bacana, e Constantine é um personagem bem legal, o qual prefiro nunca encontrar pelos motivos expostos no Cast, rsrs

    Como Monstro do Pântano é legal, o More fez um trabalho maravilhoso ali.

    O lance da relação do personagem com o universo sempre foi complexo, tanto pelo Monstro do Pântano ter enfrentado o Batman logo no início, quando o personagem foi criado; como por um dos Perpétuos ser um personagem original da era de ouro da Dc, mas a separação com a Vertigo foi o melhor.

    Eu tenho uma teoria: o dia que o Constantine morrer, ele vai dar em cima da Morte antes de ir ao Inferno? – e se ele demorar para morrer, mesmo com todas as maldições e tal, porque a Morte não está afim de conversar com o Constantine?

    Acho interessantíssimo como a magia, em Constantine, é praticamente algo que só complica a vida. Se ligarmos o subtexto político da obra, as vezes até mais explícito, é bem interessante pensar o quanto ela a passa a ideia de que atalhos e caminhos fáceis acabam mais complicando o mundo real do que efetivamente auxiliam. Do ponto de vista existencial, essa coisa de pequenos atos terem grande reverberação futuramente é muito realista, e algo bem incrível,

    Uma estória que acha fantástica é a “Abraça-me” (Hold Me) escrita pelo Neil Gaiman e desenhado pelo Dave McKean – que dupla fantástica. Sem entregar tudo, ela fala sobre um espírito que mata ao abraçar… O desenvolvimento pé incrível e o final é de deixar você arrasado. O Gaiman conseguiu trazer o problema da solidão humana e a busca por lidar com ela. eu lembro que a primeira vez que li chorei bastante, além de perder o sono pensando sobre toda a narrativa. A qual, na prática, faz muito sentido de um ponto de vista espírita…

    Sobre o filme, eu gosto, imagino que seja um outro cara e tal, o qual lia Constantine e adotou o nome rsrsrs

    Tudo de bom a todos

    Tiago de Lima Castro

  • Gin-san

    Andrei, quando vai ter um MFC sobre Jojo’s Bizarre Adventures?

  • Rafael Nonato da Silva

    Podcast incrível como sempre! A cada semana eu me torno mais fã do MFC! Queria aproveitar pra pedir que façam um programa sobre o Stan Romanek, (Um cara que tem mais de 100 casos documentados sobre alienígenas, inclusive tem um documentário no netflix;) acredito que renderia muito!

  • Aqualad/Muleque-Piranha

    podcast sensacional
    como leitor de Hellblazer fiquei muito satisfeito

    uma das coisas mais legais no personagem é desenvolvimento dele, e como ele vai acumulando experiencias (geralmente traumáticas e desastrosas)

    desenvolvimento esse que é jogado no lixo na edição #233, quando o personagem sofre um “reboot existecial” para voltar a ser o babaca de antigamente.
    Acredito que autor da época -Andy Diggle- Não quisesse trabalhar com um personagem tão destruído.

    Isso se dá através de magia, Constatine joga um bebe diabo (onde sua “insanidade” estava encarnada) do penhasco, e fica tudo “certo”.
    (faz tempo que eu li. corrijam-me se falei bobagem)

    http://68.media.tumblr.com/35700c8934a95c4b7242e3f035bc6881/tumblr_mor9vagW1V1rkffkzo1_1280.jpg

    http://68.media.tumblr.com/b24000cbd2ee951c3ab701d84e5f51be/tumblr_mor9vagW1V1rkffkzo2_1280.jpg

    http://68.media.tumblr.com/87ccf859b750120bdf00aa1bc305cac2/tumblr_mor9vagW1V1rkffkzo3_1280.jpg

    abraços
    no aguardo do episódio de Hellboy

  • Antonio Pereira

    Vou falar uma verdade que vai raspar muita gente na ferida, o filme Constatine é um guilty pleasure de muitos fãs do quadrinho (me incluo na lista). E ouvindo o papo no cast deu foi vontade de vê-lo de novo. UAU

  • Philippe Sartin

    Que bom ouvir que os freaks gostam do filme! Eu o assisti 32 vezes e, quando tinha 16 anos, achava a metralhadora muito legal! E foi graças a ele que conhecia a HQ, a única que peguei pra ler de verdade até hoje. Foi um ótimo episódio! Pra ser melhor só se tivesse saído dia 10 de maio ;)

  • Ana Souza

    ” Então Samir… SIGNIFICA!!!!! ”
    huahuahuahuahahuahuhua
    O MELHOR comentario EVER!!!!! huahuahuahuahuhua

  • Tupa Guerra

    To mega atrasada nesse podcast, mas já com várias coisas pra comentar!

    Acho fabuloso essa coisa de como o Constantine é um retrato excelente da Inglaterra do período. A gente tem pouca noção de como as coisas aqui na ilha eram nesse período, mas era uma época muito sem esperança e cheia de problemas, com miseria, fome e etcs.

    Achei palha vcs falarem que New Castle nem tem nada, po, eu curti a cidade, tem uns museus bons! Ainda tem vestigios da Muralha de Adriano, um marco do Imperio Romano na Inglaterra. (e tenho historias interessantes de lá).

  • Raphael Moreira

    Podcast ótimo! Parabéns. Adoro aquela fase final do Delano, com o Constantine velhinho, líder espiritual da comunidade… E a arte do Dave McKean! Esse momento pré-Vertigo é lindo demais.