Ponto G 17 – Marcela e Elisa

 

Marcela e Elisa, mulheres à frente do seu tempo. Ainda jovens, se conheceram em torno de 1889, na Escola Normal de La Coruña. Marcela era filha de um capitão do Exército, e Elisa era parente da diretora da escola. O amor e a coragem destas duas mulheres as tornaram o primeiro casal lésbico a se casar oficialmente na Espanha.

Aperte o play e permita que esta história de amor lhe conduza por caminhos nem tão românticos, mas muito mais forte do que se imagina.

>>> Clique aqui e escute o programa anterior:  Ponto G 16 – Carolina de Jesus  <<<

#MULHERESPODCASTERS

Compartilhe este programa com a hashtag #mulherespodcasters e ajude a divulgar o trabalho feito por mulheres na mídia podcast.

PLaylist:

Lee Madderford – Les Gauchers with Les Gauchers Orchestra
Kai Engel – Nothing
Lee Madderford – Le petit Jardin
Ben Sound – The Lounge
Dexter Britain – Summers Coming
Latch Swing – Menilmontant
Ash on Dust – Diaspora
LASERS – Amsterdam
Chris Zabriskie – Cylinder Nine
Burning Bright – Stardust
Plumerai – Marco Polo

Créditos:

Apresentação: Ira Croft, Juliana Ponzilacqua e Tupa Guerra
Pesquisa e pauta: Juliana Viana
Edição: Kyuu
Direção de arte: Andrei Fernandes
Locução: Dani Freitas
Direção Geral: Ira Croft

Sobre Iracroft

Ver todos os posts

Nascida no planeta Blastófila Blasmóide, viajou pela Terra do Nunca para hoje escrever sobre seus sonhos.

9 Comentários

Participe da conversa →

[fbcomments]
  • Linda a história delas. Só imagino o quanto elas precisaram lutar e o quanto sofreram.
    Quando eu estava no ensino médio duas amigas começaram a namorar e os pais de uma delas tiraram a garota da escola por isso. Até hoje fico triste quando lembro. =(

    • Ira Croft

      Oi, Nirachan! Eu também conheço histórias semelhantes, tristes. É por isso que não vamos nos calar, vamos falar, contar e esclarecer para que preconceitos como estes sejam quebrados. Beijos no <3

    • Tupa Guerra

      Que horror né! Uma pena que essa ainda seja a realidade de tantas.

      Mas vamos na luta, um dia muda!!

  • Cely Carolini Bueno

    Que lindo esse podcast, muito obrigada por apresentar essa história e também por todo o apoio para com a comunidade LGBT, fico feliz ao ouvir mulheres como vocês ao nosso lado nessa luta diária que é ser uma na mulher lésbica, continuem com o lindo trabalho!

    • Ira Croft

      Obrigada você, por escutar e vir aqui deixar esse comentário lindo. Nosso objetivo é esse, Cely, apresentar, esclarecer e inspirar nossas (nossas, pq são para ouvintes e para nós produtoras de conteúdo) vidas por meio destas que tanto fizeram e fazem por nós. <3

    • Tupa Guerra

      Agradecemos muito o comentário e a audiência! É muito bom ter a oportunidade de mostrar um pouquinho mulheres incríveis que contribuíram e foram tão fortes em suas vidas! E toda a força na sua luta diária, que ela se torne menos luta logo!

  • Adriana Rodrigues

    Oi meninas!

    Obrigada pelo programa! Eu enquanto lésbica me sinto representada por ver pela primeira vez um podcast falando sobre história lésbica!

    • Ira Croft

      Nós que agradecemos por ouvir e nos representar na vida! Que venham mais mulheres para falarmos :)

  • Leo B.

    Pessoas como Marcela e Elisa, Lili Elbe, entre tantos outros em suas respectivas épocas são motivo de admiração e que tenham seus nomes cada vez mais reconhecidos, mostrando a todo mundo que a luta LGBT não é recente e ou que orientação sexual homoafetiva é um modismo como tem gente que costuma dizer ou achar.

    Parabéns pelo programa!