Mundo Freak Confidencial 144 – Casas Assombradas

Reproduzir

O mito de locais assombrados estão presentes em todas as culturas e regiões. Mas a partir do século 19, vários relatos de casarões e mausoléus assombrados por almas penadas invadiram a literatura. Quão assombrados são esses locais?

Nesse Mundo Freak Confidencial, acompanhe os investigadores Andrei Fernandes, Marcos Keller e Juliana Ponzilacqua invadindo locais sagrados e amaldiçoados em busca da verdade.

Download do episódio compactado em formato RAR. Clique aqui com o botão direita e selecione “Salvar Link Como“.

1111

 Comentado nos recados!

PROMOÇÃO PENUMBRA LIVROS

Queremos saber como é o seu cantinho de leitura, seu jeito de ler, fotografem como vocês aproveitam aquele livro gostoso ( seja da penumbra ou não) e postem lá no instagram com o #queropenumbra. A foto mais penumbristica vai ganhar um pacotão com todos os livros da editora. Isso aí, 5 livros, renascer da magia,Kalciferum,Liber null, Principia discordia e A arte dos indomados. Na mamata. Então segue lá a gente no Insta @ Penumbra Livros A Promo vai rolar até a proxima segunda feira dia 03/04.

Comentado no episódio!


assine
Cole esse linno seu agregador de feed ou no iTunes na opção “Assinar Podcast” na aba “Avançado“. Se seu iTunes for o mais atualizado apenas coloque “Assinar podcast” na primeira aba do menu. Ou assinar direto pela iTunes Store, clicando nesse link.

E-mail

Se quiser assinar nossos programas e receber mensagens quando um novo episódio é lançado, faça o seguinte:

  1.  Clique no botão abaixo!
  2. Uma nova janela irá se abrir, então clique em “Use Recipe”!
  3. Efetue o cadastro com o e-mail que use com frequência e ao final clique em “Create Account” 
  4. Clique novamente em “Use Recipe” e pronto!

IFTTT Recipe: Receba os episódios do Mundo Freak por e-mail! connects feed to email

msg

Entre em contato com a gente, deixe seu comentário, sua revolta ou sua solução! Mande e-mails com sugestões, críticas, elogios, spams para contato@mundofreak.com.br ou siga-nos Pelo Twitter e curta nossa página do facebook.

Sobre Andrei Fernandes

Ver todos os posts

Designer, Ilustrador, aspirante a escritor, blogueiro e freak nas horas vagas!

36 Comentários

Participe da conversa →

Facebook

comentários

  • Olá a todos,

    O episódio foi muito bom, tanto os casos pessoais de vocês como os casos narrados.

    Eu gosto muito dos livros do Ernesto Bozzano, ele foi um pesquisador muito competente e registrou muita coisa. Vale a pena estudar a obra dele como um todo. Boa parte já está em português e mesmo disponível nesse site:

    http://www.autoresespiritasclassicos.com/

    Ele tem vários autores espiritualistas, metapsiquistas e pesquisadores diversos. Mesmo o título do site sendo espírita, ele tem muito conteúdo nesse aspecto. No caso do Bozzano tem até outras ainda não traduzidas.

    O livro citado do Charles Leadbeater é bem legal. O livro dele que mais gosto. Pena que ele tinha problemas com a sexualidade e não abordou bem essa parte nesse livro. Eu tenho um pouco de dúvidas da teoria dos cascões astrais. Por mais que concorde que nem sempre existam Espíritos nesses fenômenos, vejo alguns problemas na ideia dos cascões astrais. Pensamentos unidos, de múltiplas pessoas, gerando estes fenômenos é algo bem factível, aí você pode eliminar a questão do cascão astral e funciona bem. Mas é só opinião, e esse autor precisa ser lido mesmo.

    A questão das Irmãs Fox é bem legal. Após usar o simbologia de uma ou duas batidas, se criou o alfabeto pela ordem das letras: 1 – A; 2 – B, e assim por diante. Dessa maneira o diálogo foi mais tranquilo.

    Sobre o termo Poltergeist, ele primeiro foi usado por Lutero para falar de casas mal assombradas, por incrível que pareça. No século XIX um pesquisador alemão, se não me engano um com o sobrenome Zollner, usou o mesmo termo para falar dos fenômenos, em que ele trabalhava com a ideia de Espíritos e foi o primeiro a propor o termo Quarta Dimensão para explicar esse fenômenos. Depois outras explicações foram surgindo mas o termo ficou tradicional, principalmente pelo elemento de Quarta Dimensão como via explicativa.

    Pessoalmente, já tive uma experiência com casa mal-assombrada. Isso foi em Minas, numa casa antiga da família, na qual inclusive teve escravos – o que é algo de muita vergonha para mim. Diversas pessoas vivenciaram coisas lá, desde batidas, barulhos de gente socando a porta de quartos e nenhuma marca, e outras cositas mas…

    Muito bom o episódio!

    Tudo de bom a todos!

    Tiago de Lima Castro

    • Marcos Keller

      ótimo comentário!

  • Sir Jones Kast, Ph.D.

    Ô papai, que delícia!!!

    Já morei em uma.

  • FHC

    Eh maravilha! Vou dizer aqui que minha namorada é farmacêutica e no hospital que ela trabalha existem vários casos de avistamento. TODOS, eu repito, todos que trabalham lá já viram alguma coisa, sendo o caso mais tenso quando um médico viu uma criança no necrotério e desmaiou.

    • Marcos Keller

      mais detalhes Plizz

      • FHC

        Olha, mais detalhes só com ela. O que sei é que é bem comum a conversa sobre fantasmas durante a janta (ela trabalha no turno da madrugada), e o tal médico que desmaiou não gosta de falar no assunto. Coincidentemente, no dia seguinte do meu comentário, a luz no hospital acabou (segunda vez no mês) e a farmácia que minha namorada toma conta tem uma campainha (que não estava funcionando), porém quando a luz acabou ela correu para o corredor do hospital e ficou esperando a luz voltar, em certo momento ela e mais uma colega ouviram a campainha tocar dentro da farmácia (ainda sem luz). Ela ficou cheia de medo o resto da noite. Eu sou cético e imagino que quedas de luz podem causar isso, mas que o timing é estranho é ahhahah.

    • Lucas Santana

      De qual cidade você é?

      • FHC

        Atualmente moro em Itajaí, mas o hospital que minha namorada trabalha é em Navegantes, SC (é do lado).

        • Lucas Santana

          Ah não, então não é o hospital que eu tava pensando kkkkkk

          • FHC

            Qual que é?

          • Lucas Santana

            Mogi das Cruzes, a cidade do caqui. Aqui tem um hospital com histórias assim também.

  • FHC

    Antes que esqueça: cadê a foto da velha sinistra Andrei??

  • Aline Brum

    Eu tenho vontade de conhecerva mansão Winchester.
    Eu vejo hora infinita direto. Minha casa é assombrada, então. 😯
    Cadê a foto da velha?

  • Nyell Quantos
  • Quem?

    É tudo náilon, fumaça e espelhos… =D

  • Marcelo Vicente

    Episódio do Escriba Café que complementa bem o assunto da Mansão Winchester, vale a pena ouvir.

    http://migre.me/wiQgp

  • Aqualad/Muleque-Piranha

    tava no meu canto
    nem ia comentar nada

    mas sempre tem um mago pra te sumonar

    https://pbs.twimg.com/media/CArWV5zWQAAVf8p.jpg

  • JooonsJoonz

    Pois eh, podcast tao bom de ouvir, não precisava ser fechando com um apelo a antiquidade neh…

  • Angel Fatal

    Adoro esses episódios!!!

    Nunca presenciei nada disso, não que eu me lembre.
    Mas já me contaram alguns casos assim.

    Um dos clientes da empresa em que trabalho é uma faculdade. Essa faculdade fica num prédio bem antigo. Há um tempão atrás eu estava conversando com uma das funcionárias, já estava de noite e começamos a conversar sobre assombrações, ela me contou que antigamente, no prédio, funcionava um colégio de freiras e que ela já viu várias vezes vultos e freiras perambulando pelos corredores, e que ela evitava ficar na faculdade sozinha a noite por conta disso.

    Não me lembro se alguém morreu no lugar ou não, mas desde esse dia eu fiquei com vontade de passar uma noite nessa escola!

    Keller cantando <3
    Beijo pra Ju! ;*
    Andrei vc é muito do mal XP

  • André Pessimista

    MDM e FERNANDO DO CARVALHO ME TROUXERAM AQUI

  • Zlad Bigode Espacial

    Cara se essas casas fossem muito bem assombradas não teria duvida sobre esse fenômeno, mas esses espíritos fazem “corpo mole ” e a casa dica mal assombrada só com uns barulhinhos .

  • Clíssia

    Eu tenho MUITA vontade de conhecer a Mansão Winchester, sempre tive interesse pela casa. E como sempre vocês arrasando, parabéns! 👏👏👏👏👏

  • Caciano Alison

    Amei o cast e a formação da equipe. Sou médium e desde criança, na verdade nessa fase onde essa peculiaridade se aflorou, que passo por experiências com o sobrenatural. Morei durante 12 anos em uma casa com eventos bem estranhos, e alguns bem assustadores, presenciados não so por familiares como por estranhos.

    Minha mãe na juventude também passou por uma experiência bem traumatizante em uma casa assombrado, uma história incrível e bem mais assustadora.Não falo isso de forma sensacionalista, basta ver ela contado para entender como tudo foi bizarro, as experiências tbm foram presenciadas por vizinhos e familiares.

    @KoboldKeller:disqus Vc falou sobre o mapa astral, embora não seja um estudante de astrologia mística já li que meu mapa astral é bem característico de pessoas sensitivas ou com afinidade com o sobrenatural. Sol em Virgem,lua em Peixes e meu ascendente é Aquário, qual a sua opinião sobre esse conjunto?

  • Caciano Alison

    Amei o cast e a formação da equipe. Sou médium e desde criança, na
    verdade nessa fase onde essa peculiaridade se aflorou, que passo por
    experiências com o sobrenatural. Morei durante 12 anos em uma casa com
    eventos bem estranhos, e alguns bem assustadores, presenciados não so
    por familiares como por estranhos.

    Minha mãe na juventude também
    passou por uma experiência bem traumatizante em uma casa assombrada, uma
    história incrível e bem assustadora. Não falo isso de forma
    sensacionalista, basta ver ela contado para entender como tudo foi
    bizarro, as experiências tbm foram presenciadas por vizinhos e
    familiares.

    @KoboldKeller:disqus Vc falou sobre o mapa astral, embora não seja um estudante da
    astrologia mística já li que meu mapa astral é bem característico de
    pessoas sensitivas ou com afinidade com o sobrenatural. Sol em
    Virgem, lua em Peixes e meu ascendente é Aquário, qual a sua opinião
    sobre esse conjunto?

  • Rodrigo (Bodas)

    Morei no centro velho de Sp, São João com a Ipiranga e nunca vi nada. Não devo ser nem um pouco sensitivo…
    Rs
    A unica coisa que ja senti são pessoas meio vampiras, que sugam nossas energias.
    poderia ser um programa interessante tb!

  • Adilson Bremer

    Achei bem interessante o comentário da Juliana sobre Dachau, tive a oportunidade de visitar esse campo de concentração e realmente a energia do lugar é muito “pesada”, senti isso principalmente quando entrei no crematório e na câmara de gás, sei que todo o contexto histórico do que aconteceu ali influencia muito, mas mesmo assim dá pra perceber que “algo errado não está certo”, e o mais irônico é que o lugar onde ficar o campo é muito bonito e tranquilo.

  • Juliana, se entrar numa casa mal assombrada, use calças marrons. Dica do Tio Deadpool. :D

  • Douglas Rainho

    Cara, casts com a Ju Ponzi é sempre demais! Agora senti falta de um cético viu! Volta LUCAS!

    Queria só fazer uns apontamentos, o livro que o Keller cita do Leadbeater é o Plano Astral (acho que é isso).

    Além disso queria dizer sobre como era a comunicação por TOQUES e BATIDAS, chamada de tiptologia dentro do Espiritismo. Não sei se as irmãs FOX usaram disso, porém dentro da doutrina de Kardec era convencionado um sistema, ou seja, letra A, 1 toque, letra B 2 toque, letra C 3 toques, até formar exatamente as palavras e depois as frases como elas deveriam ser.

    Isso foi abandonado logo, pois era desgastante, havia necessidade de um médium de efeitos físicos presente e também era maçante. Sendo substituído pela cesta com o lápis e depois pela escrita direta e por fim pela psicofonia (dar voz aos espíritos).

    No caso da moça que era a responsável pelos Encostos todos e de certos fenômenos só ocorrerem na sua presença, descartando o charlatanismo, pode ser também uma médium de efeitos físicos extraordinária, com “excesso de ectoplasma” que possibilitava aos espíritos se manifestarem. Pode também ser apenas “uma pessoa elétrica” como alguns estudiosos espiritualistas chamam, que possuem um campo eletromagnético forte o suficiente para interferir com sistemas elétricos (não entendo as questões científicas e físicas e nem vou me aprofundar nisso rs…)

    Parabéns, bom Cast!

  • Lucas Santana

    Andrei, a velinha na quadra provavelmente é a caseira, morei em uma escola por uns 15 anos e quando há barulho as vezes saíamos para ver a escola sem lanterna nem nada mesmo.

  • Aline Brum

    Lancem o episódio novo logo pra eu ouvir enquanto viajo hj, por favorzinho. *-*

  • Leo B.

    Este episódio me lembrou uma casa onde meus avós moravam quando eu era criança, que meu avô dizia que o terreno tinha sido um cemitério, não sei até onde isso é verdade, mas lembro que quando criança,inúmeras vezes eu via pessoas que eu não fazia ideia de quem eram, algumas outras eles me chamavam até algum lugar do pátio, ou eu ia, ou eu me borrava de medo. Mas depois disso, não lembro de nada mais do tipo que tenha acontecido.

  • Jardel Lima

    Parece que essa tal velha não é muito fotogênica, não é?