Mundo Freak Confidencial 141 – O fim do mundo vai acontecer.

O fim está próximo! Atendam aos sinais, dos céus, da terra, dos mares e do fogo. Trombetas e terremotos, Michal Bay na direção, roteiro de Shyamalan e você estará na pré estréia. O reinado do Anticristo está sobre a terra? Chico Xavier deu a data limite? Jesus irá voltar? Entenda como o fim do mundo está mais próximo do que você pensa.

Nesse episódio acompanhe os investigadores Andrei Fernandes, Rafael Jacaúna, Lucas Balaminut, Tupá Guerra e Marcos Keller chafurdando na escatologia do fim dos tempos.

Download do episódio compactado em formato RAR. Clique aqui com o botão direita e selecione “Salvar Link Como“.

1111

 Comentado nos recados!

Promoção Penumbra!

assineCole esse linno seu agregador de feed ou no iTunes na opção “Assinar Podcast” na aba “Avançado“. Se seu iTunes for o mais atualizado apenas coloque “Assinar podcast” na primeira aba do menu. Ou assinar direto pela iTunes Store, clicando nesse link.

E-mail

Se quiser assinar nossos programas e receber mensagens quando um novo episódio é lançado, faça o seguinte:

  1.  Clique no botão abaixo!
  2. Uma nova janela irá se abrir, então clique em “Use Recipe”!
  3. Efetue o cadastro com o e-mail que use com frequência e ao final clique em “Create Account” 
  4. Clique novamente em “Use Recipe” e pronto!

IFTTT Recipe: Receba os episódios do Mundo Freak por e-mail! connects feed to email

msg

Entre em contato com a gente, deixe seu comentário, sua revolta ou sua solução! Mande e-mails com sugestões, críticas, elogios, spams para contato@mundofreak.com.br ou siga-nos Pelo Twitter e curta nossa página do facebook.

Sobre Andrei Fernandes

Ver todos os posts

Designer, Ilustrador, aspirante a escritor, blogueiro e freak nas horas vagas!

122 Comentários

Participe da conversa →

Facebook

comentários

  • inuyashagui

    Opaaaa cheguei! Falou fim do mundo tô aqui XD

  • This is the end, my only friend, the end.

    • inuyashagui

      Saudade de vcs :)

    • Angel Fatal

      But in the end it doesn’t even matter

  • Erich Bragança

    Essa porra não acaba…

  • Sir Jones Kast, Ph.D.

    Ô papai, cheguei, que delícia!
    Já sobrevivi desde a década de 80 até hoje, se não erro os meus cálculos, a pelo menos uns 40 “fim do mundo”, ou mais.

    Que venham mais 500.

    Mas, essa poha não pode acabar antes de eu ver os dois próximos filmes dos VINGADORES.
    Guerra Infinita contra THANOS.
    Todos os personagens Marvel dos cinemas reunidos.
    Épico.

    CHUPA, DC!

  • Bizarro

    Que venha. Tudo tem que acabar uma hora.
    “Tudo fugiu — tudo está feito, então levem-me à pira —
    O banquete acabou, e as lâmpadas expiram.”
    https://uploads.disquscdn.com/images/aedffde83546fa0a80d963788f99d027e9db44d67216f9a89f5b4490fd0f0eeb.jpg

  • Até o mundo acaba e Hunter X Hunter não.

  • Zlad Bigode Espacial

    O mundo vai acabar só não quero que acabe no meu turno, mas se acabar quero que em cada canto da terra toque essa musica .https://www.youtube.com/watch?v=9jK-NcRmVcw

  • Bean

    Espero que expliquem o que esse Trump aí tem a ver com o tema. Se não, vou começar a acreditar na anticastização do mundo Freak….kkk

    • Nilda Alcarinquë

      É que não podiam por uma foto do Dória, o verdadeiro anticristo!

      XP

  • Roberto Botelho

    Andrei pelo jeito é esquerdista imagina 2018

  • Camila Constantino

    Muito bom o tema, mas fico me perguntando: se as tais profecias de Chico Xavier eram mesmo dele, isso não seria uma influencia das raízes católicas da sua família? Visto que os católicos também tem suas profecias do fim do mundo?
    Ah sim, Andrei estava meio certo, para os espíritas esse é um local de espiações, ou para espíritos muito evoluídos que reencarnam por vontade própria digamos assim. (li um pouco sobre o assunto, mas não sou espirita).

    • Rafael Nonato e Gui P deixaram excelentes comentários que podem elucidar sua questão! :D Caça aqui nos comentários!

  • Gui P

    Excelente episódio, esse cast tá cada dia melhor!

    Em relação à “profecia” de Chico Xavier. Ela não é aceita pela maioria dos espíritas e entidades representativas sérias do Espiritismo no Brasil.

    Houve um grande esforço de mídia com livros, documentários etc no intuito de divulgá-la há algum tempo atrás, mas é temerário e eticamente questionável, na minha opinião, atribuir profecias à uma pessoa já morta, atribuindo-lhe previsões que não sabemos se ele assim o fez, a não ser caso acreditemos nas palavras e idoneidade do seu “revelador”, Geraldo Lemos Neto. Que lucrou diretamente com a divulgação dessa “informação” com livros, documentários etc, diga-se de passagem.

    Leve-se também em consideração que o livro em questão que primeiramente trouxe essa “revelação” chama-se “Não será em 2012” (Fe Ed. Jornalística). Lançado em 2011, e cujo título tentava capitalizar em cima da celeuma em torno da “profecia Maia” e do sucesso do filme de Roland Emmerich.
    Se a profecia foi “revelada” à Geraldo em 1986, porque esperou-se então 25 anos para torná-la pública?
    Convenientemente ela veio à lume num momento propício à sua capitalização financeira. E o título do livro, pelo viés sensacionalista e pelo ano que foi editado, demonstra isso de maneira mais ou menos evidente.

    Durante sua vida, Chico Xavier não fez profecias sobre o futuro, sempre evitou esse tipo de colocação. O que fazia era dar conselhos, indicações sobre o futuro, mas sem explicitar datas.

    Ele mencionou sim, algo semelhante à revelação do livro, mas de maneira muito menos dramática, durante a famosa entrevista que concedeu à Rede Tupi, em 28/07/1971 no Programa “Pinga Fogo”, respondendo à uma pergunta sobre a “Nova Era”.

    https://www.youtube.com/watch?v=B_gM9Xm8cIA

    Assistindo-se à entrevista nota-se que o que o livro fez basicamente foi dar uma roupagem sensacionalista e “profética” à informações de cunho mais filosófico que o Chico já dissertava publicamente, em rede nacional, 40 anos antes. Sem dramaticidade e sem “profetismos”.

    Ou seja, não existe uma profecia catastrófica, com detalhes extraordinários de autoria de Chico Xavier, como o livro (e seu autor) quis colocar.

    O que existe é a informação de uma “possibilidade” de uma coisa que pode acontecer, ou não. E não existem “datas limite” e sim uma tendência. O que Chico fez foi uma análise das possibilidades, e não afirmações peremptórias, à semelhança de diversas profecias de fim de mundo, bastante populares em certos meios.

    • Marcos Keller

      Ótimo comentário!

      • Foi bem de acordo com várias discussões que tivemos na elaboração da pauta. Excelente! XD

        • Douglas Rainho

          Excelente que vocês tiveram essa discussão na elaboração da Pauta, pois o que mais existe é gente colocando opinião na boca de morto.

          Eu por estudar a doutrina espírita há muito tempo, quando me deparo com essas profecias supostamente atribuídas a Chico Xavier e outros, fico pensando em como KARDEC reagiria. Com certeza ele refutaria de pronto e colocaria 300 porquês lógicos a respeito.

          • Então, mas a gente deixou BEM claro que a atribuição ao Chico é duvidosa.

          • Douglas Rainho

            Tudo bem Andrei, mas houve contestação? Alguém criticou vocês por isso?

            Por mais bem explicado que seja, às vezes excesso de jocosidade para tratar de um tema “santo” para alguns pode causar isso. Isso é um fenômeno da invasão de dogmas católicos dentro da doutrina espírita, que de fato nem religião era!

          • Ah sim, mas isso é esperado. Tratar de algo que pra você não é sagrado com bom humor pra mim não deveria incomodar, já que o objetivo não é diminuir a crença do outro. Afinal, quando é com Ashtar Sheran ninguém ficou pistola.

          • Gui P

            Não creio que houve nenhum problema na maneira que o assunto foi abordado, e como o Andrei mencionou, foi devidamente informado no cast de que a teoria e a atribuição de sua autoria não era ponto pacífico na comunidade espírita. Contudo, como ela foi divulgada há alguns anos atrás teoricamente sob os auspícios dessa mesma comunidade, certamente o leigo poderia vir a acreditar que se tratava de algo fora de questionamento e consolidado nos meios espíritas.

            Ainda bem que o assunto não foi tratado de maneira cerimoniosa no programa, pois como vimos, nunca existiu tal teoria…ela não passa de uma deturpação criada em cima de depoimentos filosóficos dados pelo Chico em vida, com o intuito (como não é raro acontecer com teorias apocalípticas) de assustar e gerar celeuma.

            O tom bem humorado do programa é um grande e bem vindo alívio, e o torna mais agradável. Certamente faz que temas muitas vezes herméticos e pesados que são tratados nele, sejam absorvidos da maneira mais leve e graciosa possível.

            O próprio Chico, em vida, sempre foi o primeiro a fazer piada consigo mesmo, justamente tentando evitar quaisquer adorações e fanatismos com a sua pessoa e sua mediunidade. Ele gostava de se auto chamar de “Cisco” ao invés de “Chico”, para dessa maneira, criar uma analogia à sua própria inferioridade.

          • A gente discute muito mesmo e corta algumas, não especificamente nesse caso. Tem alguns assuntos que a gente encontra, acha o tema maneiro, mas quando vê o desenvolvimento que teve, cortamos e o pessoal que grava nem chega a ver. Aliás, uma curiosidade: quando fazemos a pauta, não sabemos quem o Andrei vai chamar para gravar o programa. Eu fico sabendo quando ele sai, por exemplo. Essa parte do Chico, usei minha mãe de consultora quando estava revisando. Ela me confirmou que atribuíam essas coisas a ele, mas que não era para levar a sério, o Chico não era dado a essas coisas, era um sujeito muito humilde, que tinha emprego e fazia caridade, ele mesmo não pedia nada. As pessoas doavam pq queriam, mas para manter os programas de caridade que ele tinha lá em MG. Ela mesma chegou a conhece-lo e bom, eu confio na mama freak, né? :D Valeu pelos comentários, espero que não tenha ficado chateado com nada. Abraços!

          • Douglas Rainho

            Conheci o Chico também, viajava bastante pra Uberaba quando era espírita para participar das sessões e realmente ele era um cara diferenciado, não precisava nem do espiritismo e nem da mediunidade.

    • Exato, Chico nunca se deixou levar por esse lado, nunca previu o futuro. Com certeza esse suposto amigo dele apenas quis faturar em cima da imagem do maior nome do espiritismo brasileiro.

      • Douglas Rainho

        Se não me engano foi o mesmo que falou da suposta situação de Hitler sendo tutoreado por Gandhi preso em Plutão. Erros doutrinários clássicos, em prol de algo sensacionalista.

    • Tupa Guerra

      Olhando os comentários super atrasada, mas excelente comentário! Obrigada!

  • Ainda estou ouvindo, mas aqui vão alguns comentários no “calor do momento”:

    1 – O Anti-Cristo vai governar por 7 anos? Isso então quer dizer que Trump será reeleito e não terminará o segundo mandato?

    2 – Respondendo ao Jacaúna: “Alguém previu a queda da Dilma?” Sim, o Jucá, num grande acordo nacional.

    3 – Eu acho que aos 55 minutos de episódio a Tupá deu uma canelada. Ela disse que as Guerras Mundiais não eram mundiais por terem sido apenas lutadas na Europa. No começo achei que ela estava falando da futura Terceira Guerra, mas como ela usou os verbos no passado, acho que foi das 2 que já tivemos.

    Bom, essas guerras não foram lutadas apenas na Europa. Não sou historiador nem nada e nem deveria me meter no assunto, mas até onde sei a guerra também foi lutada na Ásia, África, em territórios pertencentes aos EUA e submarinos alemães destruiram um navio brasileiro perto de nossa costa.

    4 – Sobre Kardec, me lembro de uma edição da revista espírita editada por ele lá no Século XIX onde ele falava que Mozart viviam em Jupiter, que era um planeta superior em nossos Sistema Solar.

    • Little John

      Sobre as Guerras Mundias, não querendo ser muito chato mas vou usar todo meu achismo:
      Eu entendi como uma crítica à visão do Eurocentrismo. Sei que a primeira Guerra era chamada somente de Grande Guerra e depois da segunda ficou conhecida como Primeira.
      Apesar de toda a Europa estar envolvida nessas guerras. No restante do mundo foram pontos específicos. Apesar também de envolver politicamente tantas outras nações.

      • Cara, na Ásia a guerra rolou bem forte também. E o mundo inteiro tomou partido, mas eu não sou historiador, devo estar falando besteira.

        • Mark Costa

          Se não me engano houveram combates bem intensos e constantes no norte da África também.

          • Sim, e alguns conflitos desaa época se alastram até hoje.

        • Mark Costa

          Fora os combates na Russia

        • Considerando todos os documentários que já vi sobre o assunto e o que li, sim, a guerra se alastrou pelo globo. A parte da Asia foi insana. Os japoneses simplesmente não se rendiam, entravam em berseker mode e avançavam nas tropas, especialmente dos EUA. Tem aquela série, The Pacific, que demonstra isso muito bem. Além disso, teve alguma movimentação de submarinos aqui pelos nossos mares, os nazi procuravam acabar com as linhas de suprimentos que saiam da américa, se bem me lembro do nordeste brasileiro e que iam para Inglaterra, alimentar as tropas. No norte da África, o pau comeu solto entre os nazi, ingleses e franceses. Já pro lado Soviético, teve a batalha de Stalingrado, na qual os russos defenderam a ponte que dava acesso à cidade (daí vem o dia da ponte, comemorado até hoje ;) ). Enfim, as Guerras mundiais afetaram as economias de vários países e num dos documentários que vi, um historiador dizia que o mundial vinha desse fato. Se é ou não, tanto faz. Não muda que muita gente morreu, perdeu casa etc; que o mundo daquela época, mudou drasticamente. Ah! Tinha base dos aliados até na Austrália! Achei muito doido isso, uma base na Austrália! E pode ser que no episódio a Tupá estivesse se referindo a visão eurocêntrica, só nossa monarquista para esclarecer! Abraços!

          • Tupa Guerra

            De onde vem o termo “mundial” é super questionado, especialmente o que considerar para classificar uma guerra de mundial… Isso só historiadores de contemporanea sabem dizer certinho… Dei uma explicada ali em cima no que eu quis dizer. :)

    • Trump

      Nessas horas eu me pergunto! o que faz uma pessoa cuspir no próprio prato que come. usufruir da liberdade de um país como os EUA e ao mesmo tempo contribuir para que o país se foda. Como Trump pode ser um anticristo quando ele simplesmente busca diminuir a presença do governo na vida do povo. justamente o contrário de tudo que Obama vinha fazendo e a Killary prometia, mais controle sobre todos. A mesma escória democrata com sua mídia prostituta que agora tentar criar uma narrativa falsa sobre Trump e os eurasianos comunistas da Rússia esquece de lembrar ao povo americano e ao mundo que a agressividade militar da Rússia e da China sobre fronteiras internacionais e de outros países voltou justamente durante o governo Obama. Vocês são uns idiotas! Sem dúvida é sempre um comentário contrutivo chamar vocês de idiotas! uma hora vocês acordam!
      So para terminar foi a dona Killary que vendeu Urânio para a Rússia.
      Foi o arauto da paz do Obama que não escutou os anticristos do pentágono e permitiu o Iraq e Líbia serem berços do ISIS. Foi justamente o sr Obama que tratou a todo tempo de retirar dos altos comando militares oficiais de valor. E agora o Trump é o traidor da pátria ou o senhor da guerra no mundo.

      • Cara, tu pode dar sua opinião sem precisar criar um fake pra isso. Quanto a isso, citamos abertamente que a brincadeira que foi o episódio cita o Trump por ele ter ganhado as eleições, mas citaria a Hillary se fosse ela a escolhida. Como você quer que a gente faça um programa sobre previsão sem usar o contexto atual? Esse é o problema da ideologia, criticar um é como se estivéssemos exaltando o outro. Pior ainda, como se crítica fosse proibida de ser feita.

        #paz

      • “ele simplesmente busca diminuir a presença do governo na vida do povo. ”

        HAHAHA HAHAHA HAHAHA HAHAHA HAHAHA HAHAHA HAHAHA

        Nenhum das medidas ou propostas dele de fato fazem isso; pelo contrário. Apenas a narrativa permanece esta e, infelizmente, a galera cega por ideologia se mostra incapaz de diferenciar narrativa política de agenda política, que se revela por ações políticas, e não pela narrativa. Esta só serve mesmo pra ganhar suporte popular, como o seu.

        Vem ano, passa ano, e a galera ainda cai em papinho de político.

      • Angel Fatal

        Nessas horas eu me pergunto! O que faz uma pessoa não ter coragem de mostrar a cara para expor uma opinião?

        Não precisa ter medo não cara, aqui a gente respeita a opinião alheia. Mesmo quando ela não é muito educada! :)

        • Alexandre JaPA

          Hahahahaha Angel, como um velho nascido antes dos anos 80, posso dizer q gente assim eu aprendi q é um tipico “CUZÃO” hahahahahaha

      • Marcos Keller

        Parece verídico,

      • Luis P

        Ele fala como se a Hillary botasse 20 kg de urânio na bolsa e vendesse numa viela. Gzuz.

      • FHC

        Trump! Trocou o Twitter pelo Discus?

        • André Sentoma Alves

          nesse caso, dizcus…

    • Sobre o ponto 3. Concordo, mas não tive tempo de trazer mais informações. A parte da WWII na África e na Ásia incluem muitos massacres e banhos de sangue, até limpeza étnica. O problema é que isso não é o foco do ensino médio, e só quem estuda história no nível superior ou é entusiasta no assunto acaba sendo informado. O eurocentrismo está no foco do ensino médio e fundamental, e não no título da guerra.

    • Erich Bragança

      Ela deve ta falado isso pq deve achar que é algum tipo de eurocentrismo sei la…

      • Tupa Guerra

        Meio que isso, misturado com eu dando opiniao em coisa que não entendo profundamente :P

    • Tupa Guerra

      Então, sobre as guerras mundiais. É meio o que vcs já falaram misturado com um monte de cansaço acumulado que me faz falar besteira. A forma que eu falei no cast foi generalista e com uma critica bem rasa, peço desculpas.

      Vai um resumo do meu achismo sobre o assunto. As duas guerras influenciaram e mudaram o mundo todo. Em parte considerável pela escala dos conflitos e pelo fato da Europa ser no periodo a região economicamente dominante. Concordo plenamente que a Segunda Guerra incluiu conflitos em várias regiões do Globo, conflitos tão sangrentos e terríveis quanto os que aconteceram na Europa. Também é verdade que a Primeira Guerra envolveu pessoas de todos os continentes e que os conflitos se extenderam ao norte da Africa e ao Oriente Médio. O meu questionamento é em especial ao uso da terminologia e da importancia dada. O que efetivamente qualifica uma guerra como mundial? Depois dessas ocorreram (e estão ocorrendo) conflitos que contam com a participação de nacionais de todos os continentes e que efetaram/afetam o mundo todo, mas não são qualificadas como mundiais.

      Especialmente ao falar da Primeira Guerra Mundial temos que colocar em perspectiva quem cunhou o termo, quando foi cunhado e qual a mensagem politica por trás dele.

      A verdade é que não tenho cacife para debater com profundidade o assunto, não é nem pr’oximo da minha area de expertise e provavelmente falarei mais besteiras do que coisas fundamentadas.

      No mais, agradeço o questionamento e curti mais ainda ler todos os debates que se seguiram!

      • Entendi. A nossa história é de verdade centrada na Europa. Isso é tão verdade que eu, por exemplo, tive mais aulas de História Geral do que de História do Brasil. Sabemos bem mais da Revolução Francesa do que da Guerra do Paraguai ou Sabinada ou qualquer das várias revoltas que tivemos no país.

        Também acho que, no caso das Guerras Mundiais, um fato importante que a tornou mundial foi a colonização, que envolveu países que a princípio não se envolveriam, como a Indonésia, então colônia holandesa que se viu enfiada na guerra do Pacífico.

        • Tupa Guerra

          Com certeza! Em termos de participação de nacionais as duas foram provavelmente as primeiras a terem gente de todos os cantos lutando.

          • Ouça o Temacast sobre Guerra do Paraguai. É uma trilogia fabulosa e horripilante ao mesmo tempo, Tupá!

        • Ainda bem que agora temos o TEMACAST (free jabá) para suprir essa nossa deficiência em história brasileira. :D Deixo abraços a vcs aqui. aahahaha

  • Marcelo Nakasse

    Holláh.

    Pequena dúvida, a Tupá disse que é consenso de que o livro de Daniel seja apócrifo, mas apócrifo geralmente é usado para os livros que são destituídos de canonicidade pela igreja. O livro de Daniel não é apócrifo nesse sentido, apenas os capítulos 13 e 14 não são canônicos e considerados “apócrifos” pelos protestantes.

    Creio que o termo certo que a Tupá quis dizer seja pseudoepígrafo.

    • Marcos Keller

      Acho que ela quis dizer Pseudoepígrafo tbm

    • Tbm fiquei bolada com essa parte.

    • Tupa Guerra

      Total falei errado, muito obrigada por perceber! Dá uma tristeza pq eu vivo tentando explicar a diferença entre apócrifo, pseudepigrafo e deuterocanonico e acabo me confundindo também.

      Eu quis dizer pseudepigrafo! Foi caimbra mental mesmo, peço desculpas.

      • Marcelo Nakasse

        Ah, acontece com todos. De forma alguma isso diminui a sua contribuição no episódio ;)

        • Tupa Guerra

          É importante mesmo pensar em terminologia e não ficar usando as palavras de forma leviana! Agradeço mesmo vc ter notado e comentado!

  • Little John

    Ótimo Cast
    Notas:
    O Jafael Racauna não disse que possivelmente o fim do mundo é coisa do Demonio.

    Sobre essa ideia fatalista da ICAR, vejo por minha idas a Missa que o Padre discorre sobre essas coisas de fim do mundo como ‘alucinações’ e na pratica o Fim do Mundo chega quando você morre, aí o Mundo Acaba pra Você!

    Sobre 2019, desde que ouvi falar fico imaginando como seria qualquer transição! Ovnis, DiscoVoadores, ETs, Bilus, ou mais da metade da população do planeta tendo que aceitar a visão de uma Religião ?

    e por ultimo: Sdds Igor

    • Obrigado pelo carinho!

    • Achei interessante a visão do seu Padre. Talvez a transição seja aceitar as pessoas como elas são e não força-las a ser aquilo que não é da natureza delas. Abraços!

  • Little John

    Mano mas Pera.

    Como assim Hitler foi com Ghandi pra Plutão ? Gattaga já chegou e não percebemos? Espero que a Uma tenha ficado com a gente mesmo xD

  • Angel Fatal

    Não faz sentido nos preocuparmos com o fim do mundo, pois estamos todos vivendo numa realidade simulada, portanto não somos reais, FODA-SE TUDO! #PAZ

    • Minha simulação tá bugada. As contas são bem reais! XD

      • Angel Fatal

        A minha ta precisando de um upgrade urgente!! Acho que nosso player é bem ruim!! :D

        • Meu player deve ser muito destrambelhado das ideias! ahahaha

          • André Sentoma Alves

            meu player deve ser um troll…

  • Rafael Nonato da Silva

    Eu fui espírita praticante durante um tempo e só quis passar para esclarecer um pouco mais umas coisas com relação do que foi dito sobre o espiritismo:
    Existe um problema sério em atribuírem ou agregarem teorias e crenças dentro da religião que por muitas vezes não é dela. E é perfeitamente compreensível que vcs tenham falado das maluquices de Hitler numa prisão na lua (Ou Plutão) sendo que até mesmo os espíritas acham que isso é defendido pela religião, eu mesmo já vi evangelhos sendo ministrados por pessoas defendendo Planeta chupão e o Segredo. Acaba virando senso comum de que se algo é sobrenatural, ele é espírita e isso só piora com a quantidade de livros “psicografados” que saem sem critério nenhum e com cada um deles mostrando uma visão diferente. Quando vc vai estudar de fato a doutrina, nada disso existe dentro dela, porém não existe uma enfase em desmentir nada. A federação espírita mesmo não faz o mínimo de esforço de retirar essa imagem, eu imagino que seja por atrair mais adeptos curiosos e vender mais livros.
    Enfim resumindo em dois pontos:
    1- O que é dito em livros espiritas psicografados não é necessariamente o que a doutrina prega, apesar da federação em si aceitar.
    2-É difícil de separar o que é e o que não é até mesmo para as pessoas de dentro, justamente pq a maioria nem sequer nota esse problema e quem nota aparentemente lucra com isso.

    Espero ter contribuído de alguma forma! Adorei o programa, continuem fazendo esse excelente trabalho! Abraços!

    • Excelente comentário. Agradeço a forma polida com que trata o assunto e por nos informar melhor. Muitisso obrigado.

      <3

    • Marcos Keller

      ótimo comentário!

      alguns amigos espiritas sempre me dizem coisas parecidas, e inclusive criticam algumas vezes que o Espiritismo no Brasil fugiu muito do viés que tinha em seu inicio, onde se regulava com um certo ceticismo as publicações.

      Thanks!

    • Considero esse comentário espetacular! Foi basicamente o que minha mãe disse quando comentei o trecho da pauta com ela, (frequentou a Federação por décadas.) E cara, passei boa parte da minha infância apavorada com a ideia do tal Planeta chupão, até hoje isso me causa calafrios, veja só!

    • Aproveitando esse comentário… Quero parabenizar a todos, desde os pauteiros as discussões.

      Sou uma pessoa ativa no meio espírita, tanto por familiares espíritas, desde meus tataravós, como parentes que trabalharam diretamente com Chico Xavier. Atuo como facilitador em grupo de estudo e prática mediúnica, membro do IEEF (Instituto Espírita de Estudos Filosóficos), participo dos trabalhos de um a casa espírita, já escrevi no jornal Correio Fraterno do ABC, já dei palestra, participo de um grupo teatral espírita, publiquei artigo em livro sobre espiritismo. Não me senti ofendido pelo episódio.

      Existe uma polêmica grande no meio espírita sobre essa profecia, algo já dito no comentário do Rafael e existem críticas a certos do movimento. Inclusive, essa profecia tem alguns problemas internos ao meio espírita

      Sobre profecias, a orientação geral é que não se aceita datas e toda profecia é tida como possibilidade para reflexão, quando muito. Quando aparecem o correto seria rejeitar, mas muitas pessoas gostam e outras que prefiro não comentar…

      Mas não senti ofensa a mim e aos espíritas. Vocês são bem humorados sempre e usaram o mesmo tom de discussão nos assuntos diversos. Parabéns pelo trabalho!

      • Alexandre JaPA

        Foi muito legal mesmo Tiago, o Andrei e a turma, não abordam temas de forma ofensiva, não era agora q iam fazer isso.

      • Tupa Guerra

        :)

    • André Sentoma Alves

      Vale o alerta do próprio Kardec:
      “Não Acrediteis Em Todos Os Espíritos”
      (O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. XXI, itens 6 e 7)
      https://evangelhoespirita.wordpress.com/capitulos-1-a-27/cap-21-falsos-cristos-e-falsos-profetas/nao-acrediteis-em-todos-os-espiritos/

    • Tupa Guerra

      Com certeza contribuiu! Muito obrigada!!

  • Luis P

    Vamos curtir e fuder galera. Keller, Marcus.

    Eu quero que você morra e meu pau cresça. Bolivia, Andrei Principe da

    Ep 10/10

    • Marcos Keller

      esse cast ta um mar de pérolas

  • Presidente Exumador

    Nossa, o programa tá muito comunista… Adorei, só por isso vou até ser padrinho/patrão…

    Bjs

    • Compensa, viu? Especialmente quando soltamos umas dicas lá das pautas futuras… entre outras coisas.

    • Darth Zveiter

      sim ate o rafael mostrou sua verdadeira cara ,nos achando que ele era um raro professor de historia de direita mas ñ ,ele apenas é um raro exemplar de esquerdista q odeia o comunismo hueheuhe

      zuera

  • Lucario Games

    Adoro muito esse “theme song” do começo, escutei ele no Anime D.Gray-man, só não sei se é original dele, alias, seria muito legal um “Mundo freak confidencial” do universo D.Gray-man,

    • Eu adoro D. Gray-man, mas como ninguém assistiu fica pra outra vida um cast sobre.

  • Angel Fatal

    Quero ressaltar aqui a FALHA dos pauteiros e dos participantes do episódio por deixarem de fora um GRANDE vidente que já existiu. POLVO PAUL, que previu os vencedores dos jogos da copa de 2010, na Alemanha.

  • Favaros

    The planet is fine! -George Carlin

    • Olha ai quem eu citava no começo do podcast.

      ps: excluiu o facebook?

      • Favaros

        exclui mas já voltei!

  • Marcos Keller

    Mas… O Rafael já voltou p o Podcast?

    • Tupa Guerra

      Mistérios…

  • Erich Bragança

    O rage do jacaúna no final foi incrível e mandou a real aushduahsd

  • Anderson Barboza Ferreira

    Caramba Andrei, essa é de longe a vitrine mais assustadora que vocês já fizeram. Parabéns pelo episódio. Em breve vou enviar um “aconteceu comigo”

  • Marcos Costa

    Acho q eu nunca ri tanto com o Mundo Freak igual nesse episódio. E olha q eu acompanho o cast a muito tempo HUSAHUSAHUASHUSAHSAU
    Só de imaginar o Dória trazendo o apocalipse já ganhou minha semana.

  • Marcos Costa

    Só queria deixar claro q vcs comentaram algo sobre Hitler morar em Plutão e não expandiram a ideia! Como assim? Uma revelação de tão grande importância deixada de lado? Exigo mais explicações!
    E eu realmente não entendi o clima de pessimismo. Só pensar: se o mundo acaba, não vai ter mais esse monte de merda q a gente chama de cotidiano. Só alegria!
    E pra fechar, a resposta é bem simples: como nossa realidade é uma simulação de computador, um The Sims interdimensional, o “mundo” só vai acabar quando desligares os servidores. Fim de papo.

  • Eric Gruby

    “A noite é um pouco mais escura um pouco antes de amanhecer”. E um pouco mais fria também. Enfim… Senti falta de falarem um pouco do Edgar Cayce. ~Dizque~ ele tinha umas previsões meio bombásticas :P Se as previsões são válidas ou não, não sei. Mas acho que valeria uma discussão sobre.

  • Pablo Frade

    Episódio sen-sa-cio-nal!!! Andrei putão muito bom! rs E parem de perseguir o ilustre Jacaúna!! E sou #teamTupá as guerras mundias deviam se chamar: Grandes Guerras Europeias e não “guerras mundiais”, pois até nos conflitos no Oriente Médio pessoas do mundo inteiro estão envolvidas, mas os conflitos são localizados. Como já disseram nos comentários estamos na Matrix e não faz sentido se preocupar com fim. É só um upgrade!

  • Douglas Rainho

    Faz tempo que não venho aqui nos comentários, estou muito atrasado com os episódios, porém abri uma exceção a essa maratona e fui direto pro último. Gostei do Episódio em sua maioria porém algumas coisas merecem ressalvas, quando se referem ao Espiritismo e coisas relativas.

    O Gui P já disse praticamente tudo que penso a respeito, porém vou me estender um pouco sobre esse assunto. Não porque os demais estão errados mesmo e o espiritismo é a única certeza, muito pelo contrário, a diversidade é a única certeza. Contudo, é o campo em que eu estudo mais aprofundadamente e creio que possa trazer questões pertinentes ao debate.

    Chico Xavier foi um médium muito profícuo, que não lucrou em nada com sua vida mediúnica, muito diferente de “baluartes” modernos do espiritismo que usam camisas da Dudalina e viajam de avião a todo momento aparecendo em programas de TV. Atribuir a Chico Xavier profecias é tão antagônico que chega a doer fisicamente. Jamais ele faria uma profecia tão longínqua e com tamanha carga de preconceitos em detrimento a diversas religiões e suas certezas. Aliás, Chico dizia que o que o havia atraído no espiritismo era o lema “Fora da Caridade não há salvação!”, ainda dizia que se o lema fosse “fora do espiritismo não há salvação” ele jamais seria espírita.

    Porém até mesmo a sua situação como espírita é questionável do ponto de vista mais ortodoxo sob a ótica espírita. Quem se detêm realmente no estudo das obras de Allan Kardec sabe como o lionês era extremamente crítico e metódico, logo as obras do Chico que não passaram pelo CUEE (Controle Universal do Ensino dos Espíritos) seriam refutadas. Eu escrevi um artigo sobre isso no meu blog (Perdido em Pensamentos) para quem quiser saber mais, segue o link: http://wp.me/p5sOKt-17R.

    Outro fato que me chama a atenção é a forma jocosa tratada sobre o assunto. Sei que o podcast é em um tom de brincadeira, mas deve haver certo cuidado em se falar de algo que não se domina muito. Existem muitos melindres a serem cutucados nesse campo, principalmente após a doutrina espírita ter tomado um formato bem diferente do proposto pelo pedagogo francês. Aliás, nos aproximamos mais de Roustaing do que de Kardec de fato no Brasil. Isso é algo que também me incomoda, como vemos na suposta revelação de que Hitler tava sendo cuidado por Gandhi em Plutão! Um assunto que eu elaboro mais no texto http://wp.me/p5sOKt-pr – Por que o espiritismo não é levado a sério?

    Por se tratarem de textos longos, coloquei os links para não ficar me estendendo nos comentários.

    Por fim, o Keller cita o suposto preconceito que existia no Espiritismo e ele não está de todo errado, porém há de se entender que hoje enxergamos o passado com os olhos do presente. Esse anacronismo pode ser mal-interpretado, da mesma forma como citam que as obras de Monteiro Lobato são preconceituosas. Devemos nos atear a situação e ao contexto histórico e compreender que homens de seus tempos, pensam como seus pares. Não há como serem vanguardistas dessa forma cultural, com toda certeza parte de seus preconceitos próprios serão exteriorizados em suas obras, contudo só tome cuidado com a contextualização correta das épocas, pois o Espiritismo foi fundado com o lançamento do Livro dos Espíritos no século XIX, em 1857 e Chico Xavier se falou algo (o que duvido muito) sobre data limite foi já em sua vida mediúnica por volta de 1971, ou seja, mais de um século de diferença… Nessa época já existia a Umbanda (1910) que é de fato um Espiritismo Abrasileirado e Culturalmente próximo do povo brasileiro (apesar de haver controvérsias) e que veio para “romper” com esse Elitismo do Espiritismo até então praticado no Brasil. O Keller já disse que não é conhecedor a fundo de Espiritismo e de Umbanda, então entendo até esses deslizes, só espero que a audiência também entenda, para não gerar mais preconceito e desinformação.

    Mas enfim, quando a gente tá na chuva é pra se molhar mesmo e o cast é isso aí… polêmico, mas envolvente.

  • Darth Zveiter

    nossa caras ,vcs cairam direitinho na narrativa da galera anti-trump

    o pizzagate é um caso mt intrigante ,a galera q acha ser só maluquice é o pessoal q nunca se aprofundou no tema ,eu msm pensava assim

    recomendo que leiam o topico lá ,leiam os emails ,vejam o video sinistro da festa lá

    ñ to dizendo que é isso de fato ,mas eh no minimo mt estranho

    minha visão do caso mudou completamente depois que li tudo

    • Não precisa de narrativa anti-trump pra ser anti-trump, só precisa ter bom senso.

      • Darth Zveiter

        quem tem bom senso votou no Trump e impediu a implosão dos usa.

  • qwertt

    Poxa Andrei, fiquei decepcionado que você tão ligeiramente dispensou a conspiração do pizzagate, deu impressão que você só ouviu falar foi do tal invasor da pizzaria sem conhecer nada do que levou as pessoas a considerar a teoria. Existe muita coisa estranha, no mínimo, sobre o caso. Dentre elas ligações escusas entre gente com posts duvidosos e assim por diante. Muitos posts bizarros pra umas pizzaria que se diz family-friendly, um cara vestido de “travesti ensanguentado”, um porão que parece um matadouro e pinturas sexualizadas na parede não é nada family ou kid-friendly no meu dicionário

  • Milla Ramos

    Estou ouvindo esse episódio agora… só queria acrescentar algumas informações como estudiosa da doutrina de Allan Kardec, como vocês disseram logo no início não é totalmente aceito por todo o movimento espírita como verdade essa declaração, e muito menos autenticada por Chico Xavier, além qualquer coisa publicada pós morte de Chico é muito questionada. Falando agora sobre a lógica da “profecia”, Jesus teria se reunido com os espíritos superiores responsáveis pela manutenção do planeta terra (não com alienígenas rsrsrss) ele interveio junto ao Criador do Universo por um prazo maior para restauração moral dos homens na terra (considerando que o espiritismo não prega a existência humana somente ao nosso planeta). O fato de colocar uma 3º guerra mundial como limite para coisa toda… não se trata exatamente de uma condição para premiar ou punir, alega-se que diante do avanço científico que estamos vivendo seria impossível aos mentores e servidores celestiais, conter o avanço destrutivo dessa guerra simplesmente por influência telepática (já que é dessa maneira que a espiritualidade influi no meio dos “encarnados” por aconselhamentos e influencia magnética), digamos que enquanto se trocavam tiros e bombas, nas guerras anteriores, uma gama gigantesca de espíritos evoluídos estavam buscando por influenciar os líderes a chegarem um acordo de paz, isso tudo numa espécie de telepatia espiritual. (Estou tentando ser imparcial e didática desculpe se estou sendo enfadonha). Com o avanço tecnológico e científico e a grande possibilidade de se haver nesse período de 50 anos posteriores armas químicas e outras de destruição em massa muito potentes, não haveria tempo para esse tipo de trabalho de influenciação, já que os espíritos sejam eles angélicos ou crísticos não podem interferir diretamente no livre arbítrio, apenas trabalhar com sugestões e influencia permitindo ainda assim ao “espírito encarnado” escolher como realmente agir. Ainda sobre essa profecia mais uma coisa a esclarecer, passando esse período limite, a Terra mudaria de estágio, hoje segundo a doutrina o planeta se encontra em “mundo de provas e expíações – local onde o pensamento individualista e maléfico é superior ao pensamento coletivo e caridoso” isso em nivel de pessoas… tem mais pessoas ruins e boas aqui kkkkk… o próximo estágio seria “planeta de regeneração – onde ainda há a maldade humana porém o bem se sobrepõe” percentualmente falando… com isso os que não conseguissem permanecer nessa terra, ou seja, as pessoas nas quais nem em forma germinativa há o pensamento do bem coletivo, eles iriam para um outro planeta no mesmo nível evolutivo que a Terra está hoje… nada de homens macacos meninos kkkkkk só um planeta em guerras… talvez mais degradado que o nosso… segundo a doutrina o homem não pode regredir intelectualmente… seu espirito é como um hd externo que não se pode formatar para pior rsrsrs… eu imagino as vezes esse outro planeta como aquele filme do livro de eli… e a idéia é que essas pessoas intelectualmente mais evoluidas do que os nativos do planeta em questão auxiliem no avanço desse planeta… dizem que foi o que os egípicios fizeram por nós!! Em fim… so queria mesmo agregar, desculpe a extensão do comentário. Amo o trabalho de vocês e o humor de vocês também… não acho que exista nada nesse mundo impassível de questionamentos. A propósito, acredito na, até então, teoria da transição planetária, mas não tenho como verídica essa profecia não, e nem entendo os motivos de Chico não telas publicado ele mesmo, já que publicou mais de 400 livros. :*