Mundo Freak Confidencial 133 – Sim, é um podcast sobre astrologia

Uma das polêmicas do milênio. Odiada por uns, aclamada por outros, não entendida pela maioria. A astrologia hermética é o estudo dos astros, símbolos e talvez sobre como isso em tese influenciaria nossa vida, mas está longe de ser compreendida em sua totalidade.

Nesse episódio polêmico do Mundo Freak Confidencial acompanhe o investigador Andrei Fernandes entrevistando Marcelo Del Debbio sobre simbolismo, misticismo, esoterismo, ocultismo, história e tudo aquilo que gira em torno desse conhecimento.

Download do episódio compactado em formato RAR. Clique aqui com o botão direita e selecione “Salvar Link Como”.

1111

 Comentado nos recados!

 Comentado no episódio!

banner

assineCole esse linno seu agregador de feed ou no iTunes na opção “Assinar Podcast” na aba “Avançado“. Se seu iTunes for o mais atualizado apenas coloque “Assinar podcast” na primeira aba do menu. Ou assinar direto pela iTunes Store, clicando nesse link.

E-mail

Se quiser assinar nossos programas e receber mensagens quando um novo episódio é lançado, faça o seguinte:

  1.  Clique no botão abaixo!
  2. Uma nova janela irá se abrir, então clique em “Use Recipe”!
  3. Efetue o cadastro com o e-mail que use com frequência e ao final clique em “Create Account” 
  4. Clique novamente em “Use Recipe” e pronto!

IFTTT Recipe: Receba os episódios do Mundo Freak por e-mail! connects feed to email

msg

Entre em contato com a gente, deixe seu comentário, sua revolta ou sua solução! Mande e-mails com sugestões, críticas, elogios, spams para contato@mundofreak.com.br ou siga-nos Pelo Twitter e curta nossa página do facebook.

Sobre Andrei Fernandes

Ver todos os posts

Designer, Ilustrador, aspirante a escritor, blogueiro e freak nas horas vagas!

50 Comentários

Participe da conversa →

Facebook

comentários

  • Petrus Augusto
  • FHC

    CHEGUEI E QUERO VER O MUNDO KEIMAR!

  • Eliton Silva

    Parabéns, Mundo Freak! Obrigado pela qualidade e seriedade que o tema foi tratado. Sucesso para o trabalho de vocês.

    https://uploads.disquscdn.com/images/9f3ecc97b3b02aca62c2c933d418bbbf5b65e4d1b28e9e37b79926c1ad164f4c.png

    • Petrus Augusto

      Também estou adorando a qualidade, seriedade do tratamento!!! Muuuito interessante mesmo!

    • ahuahuahuahuhauhaauhua aihaiahiahiaajiaj cof cof cof

    • Renato

      Com os argumentos do Del debbio, não sobra nem espaço pra treta. Eu, até dias atrás, achava Astrologia um monte de porcaria, mas com todo esse contexto histórico passei a ver como algo muito mais interessante.

  • Durante meu estágio de faculdade eu trabalhei no site do João Bidu, estágio, e como parte desse estágio eu tinha que escrever algumas previsões quando não chegava as previsões da semana. Basicamente nós meio que escrevíamos textos genéricos que combinavam com qualquer pessoa, porém ainda assim baseado na “previsão mensal”. Logo, sei que não é verdade.

    • Aquaman, O Lego Emo

      O QUÊ? JOÃO BIDU É UMA FARSA?

      MINHA VIDA TODA FOI UMA MENTIRA.

      • Aqualad/Muleque-Piranha

        não acredita nele não
        esse tipo de mentira é típica de quem tem a lua em escorpião

  • Nyell Quantos
  • Lohran Bentemuller

    E essa relação dos signos com o comércio no começo do cast? Dá vontade de transcrever e emoldurar na parede de casa. Ótimo cast (como sempre) mundo freak é topzera

  • Afonso henrique

    mundo freak seus lindos, porra cast foda, bastante informativo e esclarecedor.

  • Gostei do papo. Muito pitoresco. Mas eu me senti, em alguns momentos, como se estivesse numa montanha-russa de ideias, que ora se opunham ao que eu penso, ora iam a favor, de repente dava aquele loop mental acrescentando uma visão nova. Enfim, gostei mesmo.

    • Jorge Veiga Junior

      EXATAMENTE!!! Como uma coisa que colocou a humanidade nos trilhos da prosperidade virou essa palhaçada que é vendida hoje!? Incrível.

    • Willi Wonka

      Tamo junto!

  • “os investigadores Andrei Fernandes”
    Andrei, você é duas pessoas?

    • É o encosto! XD ou Ashtar? *rufem os tambores do mistério! brrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrr*

    • Raul Mendonça Siqueira

      O Fernandes é tímido

  • Luis P

    Tem algumas partes realmente fantástica nesse cast.Um erro é que o sistema binário só foi desenvolvido com base no boyle do sec 19, então os matemáticos do renascimento não tinham essas ideias ainda.

    Eu gostei do programa mas cara vamo ser sinceros, isso é uma religião e vc tem que ter fé e acreditar, tem umas ligação : tem peixe no rio, peixe vive na água , iluminatti confirmado.

    • Marcus

      A questão não é o sistema binário booleano em si, mas sim o conceito da dupla polaridade, positivo/negativo, luz/sombra, fogo/gelo.

      A relação binária de existência/ausência foi introduzida pelo Fibonacci na matemática com as relações de diferenciação entre o nada e a nulidade através do conceito do 0, e isso aconteceu no Séc XIII. Assim os gênios renascentistas tinham acesso a esses conceitos.

      Inclusive Leibniz tem um livro explicando a relação binária no séc XVIII já.

  • Metron Knows

    Esse episódio foi simplesmente sublime, e não foi polêmico como esperado. Foi didático, histórico, plausível, coerente. Palmas!

    Eu entendo que o Grão Mestre Andrei não quer entrar em celeumas digitais e assuntos ou discussões muito polêmicas, mas sinceramente, acredito que todos os assuntos podem e devem ser abordados mostrando a visão dos convidados, a vida é assim, os ‘panos quentes’ tiram o valor agregado do conhecimento criado pelo debate. Então, habemus treta.

  • Metron Knows

    Esse cast está no TOP3 sem dúvida. #AshtarLives

  • Moah Oliveira

    Então,eu ouvi porque neh, é MFC,mas o assunto não rolou pra mim. Provavelmente,é porque não gosto do tema e tals. De qualquer forma, parabéns pelos podcast.

  • Willi Wonka

    Mano, sensacional o podcast, seria foda se rolasse uma parada junto com o Kentaro Mori e o Marcelo. Eu acompanhava a coluna dos dois no sedentário.

  • Wololo

    Cast excelente : D

  • Nyell Quantos

    Cast excelente, convidado excepcional! Me desfiz de diversos preconceitos relacionados ao tema.

  • Denis Bandeira

    Caracas! Confesso que, quando li o título do cast, torci o nariz e até posterguei a hora de ouvir, passando outros na frente, na lista do agregador. Mas não podia estar mais equivocado… Sempre tive interesse em conhecer o assunto, mas queria algo aprofundado, com embasamento histórico, que viesse a agregar informação e alimentar meu lado cético com alguma vitamina menos lúdica e mais encorpada, que me fizesse compreender o motivo pelo qual a humanidade chegou a esta crença em algo tão “não exato”, “não científico”. E agora, ao ouvir o cast, venho assumir meu erro em ter demorado tanto para ouvi-lo. Agora, considero este um dos melhores episódios do ano, pois ele aprofundou o tema com muito embasamento teórico e me fez realmente vislumbrar que existe uma verdade histórica e lógica por traz de tanta bobeira mística que se vê diariamente em grandes portais de notícia (ou, para ser mais justo: grandes portais de fofoca e manipulação extremista de idéias, pois ultimamente estamos muito mal servidos de um jornalismo sério e imparcial…) Parabéns galera! Que 2017 traga muito sucesso a toda equipe… E muitos episódios com convidados que possam trazer luz e lógica a esse mar de pseudo-ciências e misticismo que nos afasta cada vez mais do entendimento dos grandes mistérios dá humanidade, principalmente devido a barreira de preconceito gerada pela falta de lógica e fé cega na mitologia mágica acerca dos fatos… Nada é algo simplesmente porque é… Nada desafia nenhuma lógica a não ser que a própria lógica utilizada como base tenha uma teia de complexidade maior ainda não explorada ou esclarecida… Todo cético deve continuar buscando explicações lógicas aos mistérios sem apenas negá-los, assim como todo believer deve parar de acreditar somente no show de luzes que vislumbra sem buscar sua causa, ou ambos serão apenas um cegos extremistas dentro de suas cavernas, acompanhando o show de sombras que a existência lhes mostra sem jamais contemplar o real significado do que lhes rodeia…

    • Obrigado pelo comentário Denis, sabemos que muita gente nem vai encostar no episódio. O que é triste porque já fizemos episódios por tanta coisa facilmente “desbancavel cientificamente” e que foi escutada sem maiores problemas. Também acho ruim quando o preconceito abala também as estruturas acadêmicas, apesar de entender o afastamento. Eu pessoalmente acho difícil pessoas terem esse tipo de influência mística, mas a base história e teórica por ter essa estrutura simbólica tenho uma queda, admito. Enfim, vivemos num tempo em que até pra criticar as pessoas estão sem embasamento. Beijos de lux

      • Denis Bandeira

        Sim. Eu tb tenho queda por esta parte histórica e teórica a respeito da simbogia. Por isso fiquei feliz em ter me surpreendido com a qualidade da abordagem do episódio, pois sempre que busquei algo sobre o tema, me deparei apenas com misticismo e previsões de jornal… Valew, Andrei!!!

  • Diego Camilo

    Andrei, o programa ficou muito top! O Del Debbio manja muito dos esoterismos rsrsrs! mesmo sendo cético no ultimo grau, vou pesquisar algumas coisas que aprendi aqui hoje! Parabéns pelo excelente cast!

  • Del Debbio, hummmm
    tema legal, mas convidado suspeito rsrsrsr

    o cara fala com uma convicção rsrssr, mas a fama dele não é das melhores….

    • Super Suporte

      hum poderia contar mais jovem? Ele parece ser alguem respeitavel e serio, mas posso estar apenas olhando pontos cegos… jogue a luz do seu conhecimento sobre nos Jonas!

  • willia

    demorei para comentar, mas o podcast foi muito foda. vlw Andrei <3

  • qwertt

    Coisa mais retardada pra se ter aqui é polêmica. Tamo falando do podcast mundo freak, se não tem abertura pra ouvir sobre astrologia não devia nem estar aqui. Andrei já falou de coisa muito “pior”, astrologia é fichinha. Esse ranço contra a astrologia é muito besta.

  • Dollars

    quem diria um podcast sobre astrologia e.e
    uma dica de pauta ja que fizeram um podcast sobre horror em games seria sobre silent hill,mais sobre a historia em si e todo o contexto envolvendo os mostros sendo personificações da mente da pessoa etc,e na mesma linha tabem sobre fatal frame ja puxando outro assunto que poderia ser mitologia japonesa e seus seres sobrenaturais e lendas urbanas (pense em algo para botar medo são lendas japonesas)

    não mas otimo trabalho como sempre u.u

  • Camila Khodr

    To meio atrasada para comentar mas… vamos lá.
    Cara, primeiramente parabéns pelo Podcast! Comecei a ouvir no final do ano passado e to maratonando (só não terminei ainda por falta de tempo). Tem muita qualidade e pesquisa, os convidados são excelentes e, ainda por cima, é muito divertido. Mas esse se tornou um dos meus favoritos. Aliás, todos que ouvi com o Del Debbio são muito bons pelo jeito que ele aborda esses temas “polêmicos”.
    Eu sou da linha Cética-Want-to-Belive: acreditar mesmo eu não acredito, mas gosto muito dos temas trazidos pelo MFC e uma parte de mim queria ser mais beliver hahaha. Mas quanto à Astrologia… Bem, eu sempre tive especial interesse por esse tema. Nunca acreditei em horóscopo (por que, né, simplesmente não dá pra levar essas coisas à sério) e nem acredito que ser virginiano, por exemplo, te torna necessariamente um maníaco da organização. O que eu sempre achei legal é a necessidade do ser humano se encaixar em certos padrões, como forma de auto-identificação. Nos encaixamos em classes sociais, culturas, nacionalidades… Os signos é uma forma que inventamos de nos percebermos quanto à nossa personalidade, da mesma forma que um teste de Myers-Briggs.
    É triste que se tenha tanto preconceito com um tema que pode ser explorado de maneiras bem diversas principalmente nas artes, como o Del Debbio mostrou :D. Afinal, os signos (símbolos) são uma forma de racionalizar a psique, coisa que muitas vezes a arte tenta fazer. Tenho até uma amiga atriz que monta o mapa astral completo de toda personagem que ela interpreta… Daí já acho um tanto exagerado, mas se funciona pra ela, tá valendo nela?
    Mas já me estendi demais! Novamente, parabéns pelo cast. O MFC está entre os meus favoritos atualmente. E desculpa a dissertação ai, sabe como é, coisa de geminiano :)

    • Lauriel

      Camila, achei interessante a ideia dela fazer um mapa astral de cada personagem que ela interpreta. Pois o mapa astral mostra todos os aspectos da persona, além de ser uma ferramenta ótima para criação de novas personalidades. Exemplo: A Lua em Aries é uma pessoa de emoção mais explosiva, lua em touro mais calma, ai vai em todos os signos… ai vamos ter todos os planetas em cada signo e casas. É uma boa tática isso que ela faz.

      • Camila Khodr

        A ideia de fato é interessante, Lauriel :)! A parte que eu acho exagero é que não acho que isso cabe para todo personagem (e quando disse que ela faz de todos, eu falo TODOS mesmo, até aqueles que aparece para dar duas falas ou nem isso hahah). Também acredito que isso, às vezes, pode atrapalhar mais do que ajudar. Por exemplo, o mapa foi feito com a Lua em Áries por que, em geral, a personagem é mais explosiva, mas em determinado momento essa explosão não cabe e o ator pode se engessar se quiser seguir isso à risca… Afinal, nós mesmos não seguimos nosso mapa astral em todos os aspectos né? Mas fazendo um mapa para servir de linha mestra pode ser, sim, uma abordagem interessante. Como eu disse, se funciona tá valendo!

  • Caciano Alison

    SÓ CONSIGO DIZER UMA COISA, UM DOS MELHORES CASTS!

  • Fernanda Mendes

    Ótimo tema, muito bem explicado!
    vontade de esfregar esse podcast na cara de quem acha que astrologia é horóscopo de jornal!

  • Dário Senna

    Até que enfim um podcast sério sobre o tema com alguém que estudou o assunto profundamente. Parabéns Mundo Freak !