Mundo Freak Confidencial 125 – Magia do Caos

Reproduzir

Um grande sistema místico com regras próprias de cada usuário, heresia pra uns, fraude pra outros e um novo respiro para a magia contemporânea para seus usuários. Entenda como a magia do caos funciona esse meta sistema e como ele pode influenciar (ou nem tanto) sua vida e as probabilidades do mundo a sua volta.

Em mais um episódio do Mundo Freak Confidencial, o investigador Andrei Fernandes, Marcos Keller, Flávio Watson (Foco de Pestilência), Vinicius Ferreira (Penumbra livros) e Ivan Mizanzuki (Anticast) preparam uma oração para HERMES levar esse episódio em segurança para seu ouvido.

Download do episódio compactado em formato RAR. Clique aqui com o botão direita e selecione “Salvar Link Como”.

Promoção PENUMBRA!

Cupom: NATALFREAK – desconto de 20% sobre os PRODUTOS (não frete) na seção OFERTAS da loja.

 

1111

 

Comentado nos recados!

banner

assineCole esse linno seu agregador de feed ou no iTunes na opção “Assinar Podcast” na aba “Avançado“. Se seu iTunes for o mais atualizado apenas coloque “Assinar podcast” na primeira aba do menu. Ou assinar direto pela iTunes Store, clicando nesse link.

E-mail

Se quiser assinar nossos programas e receber mensagens quando um novo episódio é lançado, faça o seguinte:

  1.  Clique no botão abaixo!
  2. Uma nova janela irá se abrir, então clique em “Use Recipe”!
  3. Efetue o cadastro com o e-mail que use com frequência e ao final clique em “Create Account” 
  4. Clique novamente em “Use Recipe” e pronto!

IFTTT Recipe: Receba os episódios do Mundo Freak por e-mail! connects feed to email

msg

Entre em contato com a gente, deixe seu comentário, sua revolta ou sua solução! Mande e-mails com sugestões, críticas, elogios, spams para contato@mundofreak.com.br ou siga-nos Pelo Twitter e curta nossa página do facebook.

Sobre Andrei Fernandes

Ver todos os posts

Designer, Ilustrador, aspirante a escritor, blogueiro e freak nas horas vagas!

111 Comentários

Participe da conversa →

Facebook

comentários

  • Sor Lucas

    AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA que saudades eu tava dos programas de ocultismo, obrigado <3

  • Quem?

    BATE FORTE O TAMBOR… EU QUERO TIC TIC TAC ♫

    O pessoal da maconha, digo, da missanga, do caldeirão e da sacanagem louca livre que tu queres será o todo da Lei pira cum programa!!

    • Juliana P.

      Á LÁ OS INSULTO (sic) GRATUITO!

      • Quem?

        Implico com quem eu gosto… xD

        • Juliana P.

          hahahaha você ama Verbena em segredo, não tente esconder isso de mim, estou vendo aqui, ó…
          https://i.ytimg.com/vi/6twy-wfxRm8/hqdefault.jpg

          • Quem?

            Amo todas as minhas cobaias… dou até nome pra elas… Cobaia-1, cobaia-2, Sexta-Feira para os dias solitários, cobaia-3… =D

    • Keilla Teixeira

      Agora eu não vou conseguir tirar essa música da cabeça hahahaha

      • Quem?

        Sim… Sim… o encantamento funcionou… Mwhuahuauhahuauhahuhua… O Poder do Caos!!

  • Quem?

    Grant Morrison é o pastor e nada te faltarás!! Olha o E de extinção vindo muleque!! =O

    • olha quem voltou

      • Quem?

        han han… =D

        Semana de provas passou e to tentando por uma pedra nela… 10 anos com ela na cabeça, ta na hora de fazer uma Elza e Let it goooo… mas ta bem brabo. =/

    • Sor Lucas

      Alan Moore >>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>> Grant Morrison, sempre

      • Quem?

        Nunca duvidei disso… Mas as áreas mágicas são diferentes. =)

        • Sor Lucas

          Nas palavras do barbudo: “Não considero o Morrison nem um magista, nem um escritor”

          • Quem?

            O coroa ta muito metódico, seja com magistrados, seja com escrita… E sejamos sinceros, as ultimas 2 coisas boas que ele fez foram promethea e a filha dele… >)

          • Sor Lucas

            Como OUSA falar do mestre assim? Liga Extraordinária estava uma delícia e ele nem terminou u.u Diz a lenda que ele vai escrever um livro sobre magia e hermetismo, até hoje estou esperando =

          • Quem?

            Eu OUSO!

          • Sor Lucas

            Perdoai, Senhor Moore, este jovem não sabe o que fala

          • Lumpemproletariado Latino

            Cê num leu nem o Providence nem o Cinema Purgatorio né ? vai esperar os cara do Pipoca e Nanquim traduzir pra sair pela Panini ?

            IIIIIIIIIIIIIIHHHHHHHHH

          • Sor Lucas

            IHHHHHHHHHHHHHHH

          • Lumpemproletariado Latino

            Eu sei o que essa referência fez no verão passado

  • Quem?

    PS: To quase pondo uma foto minha mesmo, depois da puxada de saco que o Boliviano(aka Andrei) me deu no facebook falando q eu tava gateeeeenho tipo o Tennant!!
    Fiquei até mais alegre ali.
    =D

    • Juliana P.

      hahahaha gostou, né?

      • Quem?

        Eu sou meio shyboy, apesar dos 2 m de varias tentativas de delícia. N sei lidar com elogios… xD

    • Mas fica namoral ou tiro o elogio.

      • Quem?

        Como ousa vc? =O

  • Quem?

    Mizanzuki… eu quero ouvir o anticast(especialmente o de black mirror, que tá gatona a série), mas no soundcloud tu quebra minhas pernas abigo… no trampo é bloqueado e em casa… eu quase n to em casa. =/

  • Quem?

    Vinícius e Livia… a Penumbra aceita vale-cultura? ta stackado, quero usá-lo… =/

    • Penumbra Livros

      Infelizmente não! Mas com o desconto maluco que a Livia colocou, não dá pra perder essa oportunidade.

      • Quem?

        Abigo, n somente vai dar como considero perdida por hora. =/
        Analisa depois esse samba do vale-cultura lek(a), é um dinheiro imaginário para mim, mas muito útil pra vcs, papo 10!!

        • Penumbra Livros

          Mas que dinheiro não é imaginário? :)
          Mesmo assim obrigado pela dica!

          • Quem?

            Tipo, descontam 4 contos no contra-cheque e vira 50 reais todo mês para gastar com livro e afins… É joguissimo para mim usar ele em todos os lugares que eu puder!!

          • Olhamos aqui, o complicado é que as operadoras de cartão fazem o maior jogo duro para aceitar… Como processamos os pagamentos pelo PagSeguro, PayPal e MercadoPago, e não direto com uma Cielo da vida, não conseguimos aceitar :-/ É uma pena!

  • Raul Mendonça Siqueira

    Magia do Caos? De que RPG é isso?

    • Nyell Quantos

      Dragonball-z Tenshinhan edition

  • Quem?

    Btw… Fisica quântica >>> Tambor… flws!!

  • Victor Hugo

    Que episódio lindo, nunca me interessei muito por Caos Magick, mas esse episódio me deu algumas coisas para refletir.

  • Quem?

    Mago: Ascensão = melhor sistema. 100+
    Sobre magia clara no cinema… O Warcraft pincelou alguma coisa sobre magia… E o Doutor Estranho ta vindo ai com chancelas, palavras mágicas, sígilos e glória.

  • willia

    Andrei vou ajudar no apoia.se, mas fiquei com uma duvida, os novos podcast vão ser disponibilizados aqui no site?

    • Marcos Keller

      No site e no feed

      • willia

        vlw marcos keller <3

        • Marcos Keller

          É nóis

  • Juliana P.

    Á LÁ, O KELLER, JÁ FALANDO DO PESSOAL DA FFLCH
    OLHA ELE, OLHA ELE

  • Kevin F.

    Boa Tarde Time do Mundo Freak, muito bom o episódio, acho excelente quando abordam esses temas.
    Enfim, eu tenho uma pergunta sobre como eu poderia escrever para a série “aconteceu comigo”, eu tenho três relatos no qual dois estive presente (e meu pai esteve presente em todos), esses relatos são grandes, detalhados, e tem a ver muito com essas questões de ocultismo (no caso, vivi com a minha familia trabalhando como caseiros numa chácara onde praticavam rituais, não éramos envolvidos com isso, mas testemunhamos manifestações estranhas). Eu sou um ignorante no assunto, então queria compartilhar a experiência esperando que alguém jogue uma luz sobre o assunto no ponto de vista do esoterismo.
    Enfim, eu demorarei um pouco para colocar tudo num e-mail (meu pai conhece os detalhes melhor que eu). Como devo proceder? Obrigado.

  • Rafa Nunes

    Ouvi mais não ouvi o cast hoje, tava mais concentrada no trabalho ^^
    Irei ouvir novamente mas já vou adiantando que vou estudar e abrir uma loja para encontrar gatineos desaparecidos <3 rsrsrs

    • Juliana P.

      como praticante de magia, nunca tive um objetivo tão nobre (e tão fofo)
      se for começar, Rafa, me chama! ;)

    • Felix Maciel

      Sim, é um ep pra ouvir umas 3 vezes de tão gostoso :3

  • Juliana P.

    eu estou começando a estudar magia do caos agora, mas eu já criei alguns sigilos pra cura (porque a veia de bruxa não me larga :P) que funcionaram perfeitamente.

    e se a realidade é frágil, por que não dobrá-la como a gente quiser e ao nosso favor? ;)

    • Felix Maciel

      Fiz a muito tempo atrás uns dois pra coisas menores (porque sou muito cagão) e funcionaram perfeitamente também.

      • Nyell Quantos

        …estou ficando tentado.

        • Marcos Keller

          Vai nessa.

          Mas Define bem oq quer para a realidade nao dar uma sacaneada.

          • Nyell Quantos

            Em breve serei um daqueles ouvintes que mandam emails para o Frekstão pedindo ajuda!

          • Marcos Keller

            Manda ae, faz tempo que não recebo desses.

          • Marcos Keller

            Esquece a mensagem anterior, olhei aqui no others do FB e tem vários.

    • Isabella Giordano

      eita! queria tentar trabalhar com sigilo também… mas ainda tô meio perdida no assunto. Como tu carregou eles?

  • FHC

    CACETE! Vou te fala hein!
    To ouvindo agora o cast e moro em Joinville, aqui o tempo tá muito louco e tá uma ventania fortíssima. Para compensar, minhas janelas possuem, além da parte de vidro, aquelas abas de madeira que vem por fora e se fecham pra deixar tudo escurinho.
    Ou seja, por causa da ventania, elas estão batendo e batendo, mas me acostumei, porém na hora que o Keller falou sobre o banimento com pokemon, uma das janelas da casa bateu de um jeito tão estrondoso que me fez pular da cadeira.
    E olha bem a hora: 3:33.

    • Nyell Quantos

      Moro em Brusque, acho que ouvi sua janela batendo…

      • FHC

        Bem provável!

    • Marcos Keller

      Desculpa

  • John L. F. Silver

    Já falei no face e repito aqui, a melhor recompensa para o apoio é o Pescador Andrei atuar em uma cena de Kubanacan mensalmente.

    • Felix Maciel

      É o famoso “investigador parrudo”.

    • Juliana P.

      esse é aquele que gosta de ver o Caos… ;)

  • Sam Hall

    Vai ter aconteceu comigo de magia.? EUSGEU Tenho historinhas de magia do caos.

    • Marcos Keller

      Só mandar!

  • FHC
  • Nyell Quantos

    Muito Blá-Blá-Blá e não vi ninguém ensinando lançar bola de fogo

  • Metron Knows

    Em inúmeras oportunidades vi o escárnio, a chacota, o motejo franco puro dispensável da opinião/crença/estudo/doutrina/religião de outrem.

    Talvez porque não tinham condições intelectuais de escrever um ‘paper’ ou fazer um mestrado/doutorado sobre o assunto e ganhar assim o respaldo sócio-acadêmico de que os céticos (desse tipo) se alimentam.

    A dissertação dos campeões sobre a Magia do Caos e seus desdobramentos é tão válida quanto à muitas outras como: Conspirações Militares/Governamentais, Reptilianos, Terra Oca/Plana, Ashtar, Greys, ET Bilu, etc.

    A menos que os fabulosos magistas postem um vídeo provando alguma coisa…
    #blablabla

    • Não precisa ficar bolado não Metron. Tudo ficou dentre do humor e da brincadeira, não pra ofensa. Pra quem acredita, até os reptilianos iluminatis são válidos ora bolas e não precisa de paper pra ter fé nas coisas. Acho que deixamos tudo isso levantado claro em vários momentos do episódio.

      Inclusive, dois dos que gravaram eram extremamente céticos, apesar de gostarem do tema.

      • Metron Knows

        Meu querido e lindo Host, um prazer falar diretamente contigo. Não fiquei bolado, apenas me incomoda o comportamento, certos comentários, que as vezes acontece. Um cético destratando um dos believers como se fosse realmente capaz de provar algo… E o meu voto vai pelo respeito de todos. Um afetuoso abraço.

        • Um dia gravaremos esse embate glorioso

          • Metron Knows

            Por mais dias assim.

          • Nyell Quantos

            Cara, vc chamou o discordianismo e o monstro do espaguete voador, de brincadeira… quase caiu de cima do muro kkkk

    • Felix Maciel

      Poxa, os caras foram super respeitosos com crenças alheias e as piadas tão longe de serem ofensivas (inclusive tão bem óbvias).

      Falando nisso, beijo pro Balaminut.

      • Metron Knows

        Caro amigo Felix, você está certo em sua observação. De fato, minhas colocações remotam a um histórico de outros episódios, não só do Mundo Freak, mas em outros espalhados pelas interwebs. Minha indignação fica justamente pousada na falta de consistência de determinados indivíduos, que ora respeita a opinião de todos os seres, mas em outro momento não.

  • Nyell Quantos
  • Sor Lucas
    • inuyashagui

      AHAHHAHAHAHAHAHHAHA

  • Raul Mendonça Siqueira

    Magia do Caos tem tudo a ver com Mago: A Ascensão (RPG mencionado).
    Não lembro se foi o Flávio ou o Vinícius que fez a comparação com Mágika Coincidente (magias que podem ser explicadas racionalmente) e Mágika Vulgar (magias que desafiam a “realidade”) e concluiu que não tem muito a ver.
    O conceito de Paradigma em “Mago: A Ascensão” tem tudo a ver com Magia do Caos.
    Explicando o Paradigma para quem não conhece o jogo: o Paradigma do personagem é o conjunto de crenças e a maneira com que o personagem entende o mundo, através desse Paradigma o personagem usa sua Vontade Desperta (capacidade mágica) para moldar a realidade. Um personagem não consegue realizar Mágikas (magias) de nenhum tipo se ela não for condizente com seu Paradigma, por mais que seu pontos na ficha de personagem “permitam”.
    No jogo, se você quer que seu personagem seja capaz de ter poderes “massavéi” como soltar bolas de fogo, evocar raios, chamar rajadas de vento, etc; precisa ter pontos numa Esfera chamada Forças. Se você tem pontos em Forças, você é capaz de dominar os elementos, mas precisa fazê-lo através de um Paradigma.
    Esse Paradigma pode ser o mesmo de qualquer escola esotérica, crença religiosa ou pseudo-ciência do mundo.
    Um personagem cristão invocaria um raio rezando para um anjo; um personagem pagão invocaria o mesmo raio clamando a Tor ou algum outro deus pagão; um personagem hermetista realizaria gestos desenhando a runa Sig no ar ou sussurraria o nome da runa, etc.
    Inclusive, um personagem com um Paradigma inspirado na Magia do Caos poderia invocar o mesmo raio gritando: SHAZAM!!!
    A Tradição do Vazios é calcada na magia moderna e combina muito com a Magia do Caos.
    Espero ter conseguido explicar, mesmo para quem não conhece o jogo.

    • Marcos Keller

      Muito bom!

  • Aquaman, O Lego Emo

    Magia Sexual rola?

    Quer dizer, falar de magia sexual num podcast, não é um convite…

    Enfim, excelente episódio, galera. Comecei a acompanhar o podcast há uns meses e já tô maratonando as coisas mais antigas. Vlw.

    • Super Suporte

      rola? opa ( ͡° ͜ʖ ͡°)

  • Leonardo Gomes

    Olá! Antes de tudo gostaria de parabenizá-los pelo excelente e informativo episódio, assim como o trabalho do podcast como um todo. Acompanho o MFC há muito tempo e não é a primeira vez que ouço a Magia do Caos ser relacionada com alguns elementos da série Discworld. Gostaria de aproveitar o espaço, se não for problema, para divulgar a postagem sobre esse assunto que fiz na minha página Discworld Brasil, a primeira página brasileira sobre a série. Ela é bastante breve, então aproveito para convidar os participantes do episódio a ajudar a melhorá-la, seria um prazer. Recomendo também a leitura de “A Cor da Magia” e “A Luz Fantástica”, os dois primeiros livros da série Discworld e que tratam bastante sobre a Octariana, atualmente sendo possíveis de se encontrar apenas em inglês, apesar da editora Bertrand Brasil estar relançado a série aqui aos poucos e já contar com quatro volumes.

    Obs: Terry Pratchett e Neil Gaiman eram muito amigos, recomendo também a leitura de “Belas Maldições”!

    https://www.facebook.com/DiscworldBR/photos/678125648894290

    https://www.facebook.com/DiscworldBR/posts/1239737346066448

    Abraço!

  • Aqualad/Muleque-Piranha

    um ritual pra invocar o Kanye west ?!

    ei !
    isso me lembra que comecei a trabalhar na pauta de hip-hop illuminati com @KoboldKeller:disqus
    e ele nunca mais me respondeu …https://i.ytimg.com/vi/SnXLrOBF1lI/hqdefault.jpg

    hello darkness my old friend….

    • Super Suporte

      talvez pq… vc é um MALUCO!?

      zoas, eu tbm sou, lembro q até mandei material em algum comentario sobre isso

    • Marcos Keller

      Foi mesmo mano! ?

  • Dheib Bevenuto

    Excelente programa, como geralmente é.

    Um problema que alguns críticos de magia do caos que conheço apontam, é que ela não tem tradição, rito e egregoras de apoio, firmes o suficiente para auxiliar o praticante no nível que sistemas mais tradicionais tem.

    Em uma metáfora, se magia fossem empresas, a magia dos caos seria uma starup promissora que oferece cursos de “faça você mesmo”, em competição com empresas muito tradicionais (como o misticismo judaico), ou muito grandes (como o misticismo cristão).

    Logo para alguns, um rito helênico para Ares em seu título de Senhor da Dança, vai ter mais poder (simbólico ou real dependendo da crença), que uma forma-deus de Ares evocada com Pop-Magic.

    Poder em relação a versatilidade da prática.

    Nem todo o praticante quer arriscar. :)

    E sobre sistemas mágicos recentes e significativos, a sistematização da heresia de Nathan de Gaza no que conhecemos hoje como as Qliphoth (com seus nomes e tal) é do começo dos anos 80, mas isso também é uma longa discussão. :)

  • Lumpemproletariado Latino

    Porrrrrrrrrrras…mas todo mundo sempre esquece do Livros da Magia…Tim Hunter ,manja…tipo Harry Potter só que bom…Vão à merda viu

    • NEM CITEI KALCIFERUM MIM DEXA

      • Nyell Quantos

        Kalciferum > HarryPoter

  • Lumpemproletariado Latino

    Ninguém usa Fotamecus no busão não ?

    • Marcos Keller

      Esqueci do fota e de mais uns casos bacanas.

  • Lumpemproletariado Latino

    Na moral…fiz um sigilo pro Anticast de EVA sair em Janeiro…vamo ver se funca

  • Me convenceram a começar a mexer com Magia do Caos
    Aliás comprarei o Liber Null e seguirei ele e daqui 6 meses falarei os resultados

    (não sei se foi um sigilo que vcs fizeram mas se algum de vcs fizeram um, garanto que houve um resultado)

  • Obrigado por disponibilizar esse programa antes do ENEM.

  • Aline Brum

    Opa. Um dos melhores episódios, dá licença. Fui ouvindo aqui e googleando as referências pra ler mais tarde.
    Acho magia do caos muito válida, sinceramente, porque vejo a magia mais como um processo de, como diz o Keller, mesmerismo, sugestão psicológica do que como algo sobrenatural. Pra mim, seria assim que funciona. Porém, sou muito cética, pra praticar vc tem que confiar que vai dar certo.
    Alguém aí citou Sade? Fico imaginando uma magia com o Sade, imagina os resultados. meu deus! Haha. Olha só, agora gostaria de tirar umas dúvidas, que tem (ou não) a ver com o assunto:
    1- Como fica a treta se alguém se mete a invocar a energia de Loki?
    2- Gostaria de começar a praticar, o que vcs me indicam, recomendam? Sou muito cética, comofais?
    3- Magia do caos + magia sexual, o que mais vcs diriam sobre o assunto?

    Obrigadinha.
    Bjão pra td mundo. o/

    • Acho que Libernull e Psiconauta da penumbra uma boa, to lendo aqui (mesmo não sacando muito) e é bem fácil. O Keller disse que faremos um grupo e estudo no grupo secreto.

      • Aline Brum

        Vlw, Andrei! ;)

    • Marcos Keller

      1- Loki tbm possue várias “camadas” depende da camada que vc se aproxima. já tive aproximações com ele (inclusive para as ilustrações do cardgame Bifrost q a Hod está lançando) na melhor das hipóteses é muitas possibilidades de ver uma situação, resposta rápida eficaz e destrutiva para problemas, senso de humor estranho. Pior das hipóteses, ladrão, chato, e intrigueiro.

      2- exercicios do Pop Magic do Grant Morrison, em seguida o Liber Null (exercícios do liber mmm), práticas do Pop Magic e o resto do liber Null, principia discórdia para sacar o humor da coisa.

      3- aí o buraco é mais baixo, magia sexual cria treta tanto quanto resolve.

      • Aline Brum

        Obrigadaaa, Keller. :D

  • Paulo

    Estou ouvindo pela primeira vez o podcast do Mundo Freak e um dos integrante cita meu nome. Que coincidência bizarra. Haha