[Resenha] Estrela da Manhã – André Vianco

André Vianco é um verdadeiro mestre da literatura fantástica nacional, e é inquestionável sua contribuição para provar ao mercado editorial que o Brasil sabe produzir terror e fantasia que sejam rentáveis e de qualidade. Em dezembro de 2015, o autor do excelente “Os Sete” lançou “Estrela da Manhã”.

A trama do livro acompanha a história de Rafael, um menino de 12 anos que vive atormentado com a perseguição que sofre de alguns colegas na escola e com a falta que ele sente de seu pai que morreu. Sem ajuda da mãe, do irmão mais velho ou de qualquer outro adulto, Rafael recorre ao além para tentar contatar seu pai e pedir orientação. Após um solitário jogo do copo, Rafael consegue obter um estranho endereço virtual que o redireciona para baixar o aplicativo Pé na Tumba no seu smartphone. O aplicativo oferece os serviços de diversos espíritos e demônios macabros.

Então, Rafael contrata o demônio Estrela da Manhã para protegê-lo e vingá-lo das perseguições constantes que ele sofre, o demônio atende ao pedido de socorro do garoto e estabelece um contrato de proteção contra 7 pessoas. Quando a primeira delas morre, Rafael percebe que a ação de seu protetor terá conseqüências mais pesadas do que o garoto gostaria de suportar.

Estrela da Manhã é mais um exemplo de que André Vianco é um mestre do terror nacional e um artífice de excelentes idéias bizarras. Assim como parecia estranha a trama de sete multisseculares vampiros portugueses que acordam no Brasil do século XXI, também parece muito estranha a história de um garoto de 12 anos enfrentando um demônio invocado por um aplicativo de celular. Contudo, não se engane e não resista, Vianco oferece uma história de qualidade, capaz de suspender a descrença, divertir e provar que não há nada de ridículo ou de piada nessa idéia.

O primeiro dos méritos óbvios da história é algo que existe em comum em todos os livros de Vianco: a imersão. O primeiro parágrafo basta para que o leitor não queira mais deixar o livro de lado e o adentre com grau máximo de empatia pelo protagonista e sensibilizado com os conflitos que são apresentados ao longo da trama. O terror e o suspense se apresentam de maneira gradual em doses acertadas de modo que nada pareça inverossímil, mesmo para o leitor mais exigente com as lógicas diegéticas.

O começo de Estrela da Manhã vai dar a impressão de que estamos lendo uma história aventuresca sobre bullying e um garoto tentando superar desafios da pré-adolescência. Contudo, a trama rapidamente se converte ao terror e tem trechos memoráveis nesse sentindo, sendo a maior parte deles no momento em que Estrela da Manhã executa suas funções assassinas.

Os personagens do livro têm profundidade o suficiente para parecer que são conhecidos ou vizinhos do leitor, e isso é uma das marcas que torna a escrita de André Vianco tão atrativa e cativante é um sentimento semelhante ao de se ler os trechos de Stephen King no qual somos apresentados a alguma vizinhança de uma pacata cidadezinha como Derry. Vianco é competente em provocar essa impressão, normalmente essencial para que o terror possa ser levado a sério pelo público.

Por fim, se você gosta dos Casos Insólitos e do Aconteceu Comigo no Mundo Freak Confidencial, você precisa muito ler Estrela da Manhã, a história tem esse climão de terror contado a meia noite de uma reunião de amigos ou de podcasters.

capa_finalTítulo: Estrela da Manhã

Autor: André Vianco

Editora: Calíope

Nota: 5/5

 

FALE COM A GENTE

Entre em contato, deixe seu comentário, sua revolta, sua teoria e sua história!

E-mails com sugestões, críticas, elogios, spams para [email protected]

Siga-nos pelo Twitter do MundoFreak

Conteúdos novos toda semana no Instagram do MundoFreak

Ou curta nossa página do Facebook



MUNDO FREAK NO APOIA.SE

[Resenha] Estrela da Manhã – André Vianco