[Recomendação] Star Wars – Marcas da Guerra

Bem-vindos queridos Freaks, a menos de um mês para o lançamento mundial de Star Wars – O Despertar da Força, o Mundo Freak entra em contagem regressiva para a volta da Força aos cinemas. Será lançada toda semana uma nova resenha sobre os livros e quadrinhos do Novo Universo Expandido, isso mesmo, vou parar de viver por um mês só para trazer todas as novidades aqui para vocês.

Vamos começar nivelando todos sobre os Universos Expandidos de Star Wars. Assim que a Disney adquiriu os direitos da Lucas Films, sua primeira ação (fora anunciar novos filmes) foi negar todo aquele universo rico e com mais de 30 anos de livros, quadrinhos, jogos e áudio-dramas, ao anunciar um novíssimo e coerente novo Universo Expandido baseando-se nos moldes que a série seguirá. Assim, os clássicos receberam o selo “Legends”, que serão tratados dentro do novo universo como lendas (o nome tá explícito né?), histórias que são contadas para os jovens, sobre as grandes guerras. Fazendo uma analogia, não muito diferente ao Saci-pererê ou Mula-sem-cabeça.

Mundo_Freak - Star_Wars_Universo_Expandido

E para começarmos com chave de ouro, vamos falar de Star Wars – Marcas da Guerra, primeiro livro de uma trilogia que abrangerá todos os 30 anos que separam os episódios VI e VII.

Wedge Antilles, exímio piloto da X-Wing que participou da luta contra a primeira Estrela da Morte, e foi responsável pela destruição da segunda, está em uma nova missão para a Nova República: descobrir planetas que ainda estão sendo usados pelo Império na Orla Exterior, missão que é tratada como férias de seu ponto de vista. Infelizmente suas férias são canceladas nos céus do planeta Akiva ao se deparar com dois Destróiers estelares.

Norra Wexley está a bordo de uma nave pirata para seu planeta natal Akiva. Após deixar tudo para trás para se juntar à Aliança Rebelde e ajudar a destruir a segunda Estrela da Morte pilotando sua Y-Wing, ela resolve voltar para casa e reconquistar tudo àquilo que abandonou. Só não esperava encontrar imperiais no seu quintal.

Sinjir Rath Velus é um ex-Imperial de Lealdade, que após escapar com vida da batalha de Endor e ter sua moral abalada devido aos acontecimentos, resolve se refugiar no planeta mais insignificante da Orla Exterior, Akiva, e passar o resto dos teus dias se embriagando, provando de novas e exóticas bebidas.

Jas Emari é uma Zabrak caçadora de recompensas que passou toda a sua vida entregando cabeças ao Império, mas com a atual derrocada ela muda de lado e passa a trabalhar para a Nova República. Mas danem-se os lados, raios, ela é uma caçadora de recompensas, e tudo o que importa é o dinheiro, e hoje ela tem uma cabeça Imperial para cortar. Somente isso poderia tê-la trazido a esse fim de mundo úmido e quente que é o planeta Akiva.

A almirante Imperial Rae Sloane comanda o Destróier estelar Vigilância desde a batalha de Endor, e com a morte do Imperador e seu cão Darth Vader ela pode finalmente tomar o seu devido lugar no Império. A única coisa que importa no momento é que a reunião planejada por meses deve acontecer sem nenhum imprevisto no planeta Akiva.

Temmin Wexley é uma criança que cresceu sozinho e teve que aprender a sobreviver e tornar-se um adulto precoce em sua terra natal Akiva. Dono de um armazém de ferro velho e peças roubadas ele vive na corda bamba com os contrabandistas da região.

Mundo_Freak - Star_Wars

Star Wars – Marcas da Guerra se divide entre a história principal (personagens acima) e Interlúdios que nos preparam para o episódio VII. A história principal é bem construída e nos lembra que estamos velhos, despertando traços de nostalgia inclusive dos episódios I, II e III. Todas as pontas soltas vão se amarrando durante o livro e os núcleos são muito bem explorados.

A escrita de Chuck Wendig me incomodou um pouco, as cenas são feitas como se utilizassem do audiovisual, cortando de um núcleo para outro em poucos parágrafos. Talvez esse método tenha sido utilizado, para que o livro se tornasse um roteiro de cinema pronto. Infelizmente isso tira um pouco da magia da leitura cadenciada, nos desprendendo muitas vezes de nossa imaginação, mas não chega a estragar o livro.

E se você faz parte daquele grupo (babaca e preconceituoso) que não está feliz por Star Wars ter um protagonista negro e uma mulher, saiba que caiu do cavalo mais uma vez. Em Star Wars – Marcas da Guerra as mulheres, negros e homossexuais são extremamente fortes e importantes.

No final, Star Wars – Marcas da Guerra é leitura obrigatória para o fã, leitura interessantíssima para o casual e um romance que preenche várias horas com pura diversão para o leitor comum. Lançado pela editora Aleph, chegou as livrarias no dia 16 de Novembro de 2015, portanto corra e garanta teu exemplar antes de ir até os cinemas!

Comentem, discutam sobre o novo universo expandido e o que esperam do episódio VII. E que a força esteja com todos vocês!

Mundo_Freak - Star_Wars_Livro

Informações Técnicas

Título Nacional: Star Wars – Marcas da Guerra

Título Original: Star Wars – Aftermatch

Autor: Chuck Wendig

Editora: Aleph

Preço Médio: R$ 30,00

464 páginas

Dimensões: 16,0 cm x 23,0 cm

Nível de Dificuldade de Leitura: Intermediário

Nota Pessoal: 3,0/5,0

FALE COM A GENTE

Entre em contato, deixe seu comentário, sua revolta, sua teoria e sua história!

E-mails com sugestões, críticas, elogios, spams para [email protected]

Siga-nos pelo Twitter do MundoFreak

Conteúdos novos toda semana no Instagram do MundoFreak

Ou curta nossa página do Facebook



MUNDO FREAK NO APOIA.SE

[Recomendação] Star Wars – Marcas da Guerra