5 filmes baseados em temas abordados pelo Mundo Freak Confidencial

“Atividade paranormal”, “governo nega ter…” Não, pera! Isso é Arquivo X e apesar de ter certeza que Mulder seria um ouvinte fiel do Mundo Freak Confidencial, o assunto aqui é cinema.

Se você não caiu aqui de paraquedas, certamente conhece o MFC. Nosso podcast de mistérios, horrores e coisas que fariam o moleque do Sexto Sentido congelar na cama. Até a presente data já foram mais de 70 episódios onde nossos investigadores fazem um trabalho melhor que muito apresentador da Discovery em desvendar o lado misterioso da vida.

Logicamente muitos dos temas abordados pelo programa já foram transformados em filmes e é exatamente sobre isso que vamos falar. Indicarei aqui 5 filmes que foram baseados em 5 temas do MFC. Uma excelente pedida seria ouvir o cast e depois partir pra telinha. Vamos lá?

mfc_fendanotempo

Fenda no Tempo (1995) – Mundo Freak Confidencial 07 – Casos Aéreos

Em abril de 2014, nossos investigadores discutiram aviões que simplesmente desaparecem. O que aconteceu com eles? OVNIs? Falha no sistema? Segundo Stephen King, alguns destes aviões podem ter entrado em uma fenda no tempo e espaço, indo parar em uma dimensão onde os Langoliers consomem tudo que ficou para trás.

O livro virou um filme com quase 3 horas de duração feito para TV. Antes que você se aventure nos domínios do mestre do horror, devo avisar que se trata de um filme para a TV, diretamente dos anos 90. Isso significa atuações e efeitos visuais datados, mas a mensagem está lá e acredito que você consiga superar estas barreiras.

mfc_clubedaluta

Clube da Luta (1999) – Mundo Freak Confidencial 45 – Os sinistros amigos imaginários

Quem disse que esta lista seria povoada apenas por filmes de terror? Não sei se falar deste fator no Clube da Luta pode ser considerado spoiler. Afinal, se você não sabe o final deste filme 16 anos após seu lançamento, paciência.

Mesmo tanto tempo depois de sua estreia, a melhor maneira de descrever o Clube da Luta é mandando a pessoa ver o filme. Afinal, você sabe qual a primeira regra. De resto, somos apresentados ao poder destrutivo que a mistura de depressão, insônia e amigos imaginários pode resultar. Confesso que ao ver o filme agora, após os 30 e tantos, as angústias e questionamentos do narrador fazem muito mais sentido do que quando acompanhei as aventuras dos fabricantes de sabão pela primeira vez.

mfc_tenaciousd

Tenacious D – Uma Dupla Infernal (2006) – Mundo Freak Confidencial 66 – Como fazer um pacto

Qual o caminho mais rápido e garantido para o sucesso? Alguns dirão que é usar o poder de amigos influentes, e o pé de bode, às vezes, parece ser exatamente um dos mais procurados. Se no podcast você aprendeu como fazer um pacto, a dupla JB e KG (interpretados por Jack Black e Kyle Glass, coincidência?) resolve recorrer à Palheta do Destino, uma palheta com poderes musicais satânicos responsável pelo sucesso de um grande número de músicos.

O road movie, que tem a participação especial de músicos do rock e artistas famosos, termina em uma batalha da dupla contra o Satanás em pessoa (Dave Grohl), dando origem à música Beelzeboss.

Possessão

Possessão (2012) – Mundo Freak Confidencial 55 – Brincando com espíritos e o Charlie Charlie

Este filme permeia entre a parte de brincar com espíritos e amigos imaginários, então você tem dois MFC para ouvir antes de embarcar numa curiosa trama de possessão demoníaca.

Aqui vemos uma garota que começa a ser assombrada por um espírito após comprar uma caixa amaldiçoada em uma venda de quintal. Ela não sabia deste pequeno detalhe quando comprou o item, por isso todos pensam que ela está agindo estranhamente por causa do divórcio dos pais.

O que mais acho curioso sobre esta produção é a teoria de que você não precisa acreditar no demônio, ou na religião de que o mesmo se origina, para ser afetado. No caso de Possessão, o espírito tem origem judaica e o processo de exorcismo precisa atender as necessidades do possessor ao invés do possuído.

the-exorcist-505702c41624b

O Exorcista (1973) – Mundo Freak Confidencial 12 – Exorcismos

Você deve estar achando que indicar O Exorcista em um podcast sobre exorcismo é chover no molhado. Bem, o Cantareira não está reclamando de chuvas. O Exorcista não é um clássico do cinema de horror à toa, e revisitar esta trama assustadora faz bem à alma.

No filme, adaptado para o cinema pelo próprio autor do livro, William Peter Blatty, uma menina apresenta todos os estágios de uma possessão demoníaca. Sua mãe, que não tem religião, procura todas as respostas possíveis através da medicina, mas ninguém parece poder ajudar a garota.

É quando um jovem padre identifica relutantemente o real problema de Regan, um demônio chamado Pazuzu. Para auxiliá-lo nesta batalha, o padre Karras chama Merrin, um exorcista que já havia enfrentado este demônio.

Acho impressionante que ao rever esta pérola (fiz isso mês passado) vejo que ela envelheceu muito bem. Sei que algumas atuações estão exageradas, mas a trilha sonora e os efeitos de maquiagem ainda funcionam muito bem.

 

E aí? Gostaram das indicações? Querem mais filmes para ver em paralelo com podcasts do Mundo Freak? Tem alguma indicação para dar? Vamos expandir estes 5 temas nos comentários.

FALE COM A GENTE

Entre em contato, deixe seu comentário, sua revolta, sua teoria e sua história!

E-mails com sugestões, críticas, elogios, spams para [email protected]

Siga-nos pelo Twitter do MundoFreak

Conteúdos novos toda semana no Instagram do MundoFreak

Ou curta nossa página do Facebook



MUNDO FREAK NO APOIA.SE

5 filmes baseados em temas abordados pelo Mundo Freak Confidencial