5 games de terror que dariam ótimos filmes

Se você é gamer com certeza já pensou que algum jogo tinha a trama ideal para um filme de terror daqueles. Se também é cinéfilo já deve até ter pensado em quem deveria dirigir e estrelar estas adaptações. Portanto resolvi criar aqui uma lista (a primeira de muitas) onde sugiro um exercício de imaginação. Que games de horror deveriam virar filmes? E em cada caso, quem seria o diretor?

Amnesia: The Dark Descent (dirigido por Duncan Jones)

O personagem principal acorda sozinho em um castelo, descobre que apagou a própria memória e que precisa explorar um castelo cheio de criaturas monstruosas que desafiam a sua sanidade. O objetivo final é matar o Barão Alexander. A aventura não é apenas uma experiência sobre a sobrevivência em um ambiente de horror, mas também uma viagem ao passado não contado do personagem principal.

Este filme cairia como uma luva para a dupla responsável por um dos melhores filmes que falam sobre isolamento e loucura, Lunar. Esta subestimada ficção-científica foi escrita e dirigida por Jones e teve uma atuação primorosa de Sam Rockwell. Se você não viu, veja e saiba porque os dois funcionariam tão bem neste filme.

Alan Wake (dirigido por Joe Dante)

Apesar de ser dividido em episódios como em uma série de TV, acredito que a trama de Alan Wake poderia se encaixar perfeitamente em um filme de 2 horas. Temos aqui um protagonista que escreve livros de terror e vai para uma cidade do interior tentar tirar umas férias com sua esposa e se livrar de um bloqueio que o impede de terminar seu novo livro. O problema começa quando sua esposa desaparece e alguns dos monstros de sua imaginação parecem tomar vida.

O game tem uma mistura de livro de Stephen King com o terror que víamos nos anos 80. Por isso Joe Dante seria uma escolha perfeita. Sua experiência em filmes como Gremlins, Além da Imaginação e Meus Vizinhos São um Terror apresentam a exata mistura de cidade do interior com terror das antigas.

Castlevania (dirigido por John Carpenter)

São tantos games na série que fica difícil dizer qual deles deveria virar um filme. O que teríamos seria um terror puxado pra ação onde uma família de caçadores de vampiros tentaria eliminar ninguém menos que o Conde Drácula.

O diretor precisaria ser alguém acostumado com efeitos especiais, dirigir cenas de ação e também ter um pé no cinema trash. Exatamente o currículo de Carpenter. Sei que ele tem um filme chamado Vampiros que não é lá essas coisas, mas com um bom roteiro na mão ele iria tirar de letra.

Siren: Blood Curse (dirigido por James Wan)

Personagens diferentes, mas de alguma forma interconectados, precisam sobreviver em um vilarejo mal-assombrado que estava desaparecido há 31 anos. O game é repleto de sustos, pessoas insanas, monstros e muito terror. Um terror essencialmente japonês mas que poderia facilmente ser dirigido por alguém de fora.

Wan está levando sua carreira para os filmes de ação com Velozes & Furiosos 7 e Aquaman, mas ele é o responsável pelo primeiro e melhor filme da franquia Jogos Mortais, além dos excelentes Invocação do Mal e Sobrenatural (o filme, não a série). Sua experiência com filmes de terror só mostra que ele sabe trabalhar com estilos diferentes na hora de contar uma história assustadora.

Dead Space (dirigido por Danny Boyle)

Quando pensei na adaptação deste game o primeiro nome que me veio a mente foi o de Ridley Scott. O cara fez uma obra prima em Alien. Já Prometheus pode ter sido ruim, mas foi muito bem dirigido.

Escolher Ridley Scott seria óbvio demais, por isso resolvi arriscar com um nome diferente. Danny Boyle já dirigiu excelentes filmes que abordam temas semelhantes a Dead Space. Extermínio foi um dos melhores e mais tensos filmes de infectados que já vi e Sunshine é uma ótima ficção claustrofóbica que se passa dentro de uma nave.

Unindo os dois você tem os ingredientes perfeitos para contar a história de Isaac Clarke, um engenheiro que precisa sobreviver dentro de uma nave espacial gigantesca repleta de criaturas monstruosas, os Necromorphs.

O game tem no clima claustrofóbico, com grandes semelhanças ao primeiro Alien, uma de suas mais fortes armas. Acredito que o diretor tenha capacidade de transcrever esta mesma sensação para as telas de cinema, apresentando-se como uma excelente escolha.

Espero que vocês tenham gostado da lista. Eram muitos games e tirar 5 foi difícil. Tenho certeza que algum dos seus favoritos ficou de fora, portanto peço que vocês façam sugestões nos comentários para que a parte 2 saia o quanto antes.  Se estiver com vontade de entrar na polêmica de quais foram os melhores games de terror de todos os tempos, veja quais foram meus dez escolhidos. Para mais momentos assustadores procure entre os mais variados temas no nosso podcast Mundo Freak Confidencial.

 

FALE COM A GENTE

Entre em contato, deixe seu comentário, sua revolta, sua teoria e sua história!

E-mails com sugestões, críticas, elogios, spams para [email protected]

Siga-nos pelo Twitter do MundoFreak

Conteúdos novos toda semana no Instagram do MundoFreak

Ou curta nossa página do Facebook



MUNDO FREAK NO APOIA.SE

5 games de terror que dariam ótimos filmes