Série Tokusatsu – Uchuu Keiji

 Já falamos das duas principais séries de  tokusatsu que existem: Kamen Rider e Super Sentai. Porém existe mais um tipo muito importante criado pela Toei, mas que ficou parada por muito tempo e só teve seu revival recentemente. É  hora de falar dos Uchuu Keiji.

Os Space Sheriffs (como são conhecidos em inglês) foram as primeiras séries do gênero maior Metal Hero, que são os heróis em armaduras de metal, tal como Jaspion, Spielvan, Metalder, Jiraya, Jiban (falaremos destes no futuro). A diferença dos Policiais do Espaço é exatamente pertencerem a uma força policial galáctica e enfrentam organizações criminosas de outros planeta que vem cometer crimes na Terra.

A primeira série criada pela Toei foi Uchuu Keiji Gavan (pronuncia-se Gyaban) foi lançada em 1982 e conta a história da Terra sendo invadida pela organização criminosa Makku, liderados por Don Horror, que já havia destruído uma colonia espacial próxima à Terra. A Polícia da União Galáctia envia então o policial do espaço Gavan para defender então a sua Terra natal. Ele permanece no planeta como Retsu Ichijouji e a cada episódio enfrenta os bandidos de Makku. Interessante que o visual de Gavan foi influenciar no design de Robocop no futuro.

Uchuu-Keiji-Gavan

Durante os episódios de Gavan, o mesmo salva um jovem chamado Den Iga que, estando muito ferido, é levado para o Planeta Bird, lar da Polícia Galáctica. Lá ele acaba sendo integrado e no último episódio salvar Gavan usando a recém adquirida forma de Uchuu Keiji Sharivan (pronuncia-se Shariban). Após a derrota de Don Horror, Sharivan fica responsável por cuidar da Terra, abrindo assim a segunda série do gênero, onde o novo herói deve enfrentar o Sindicato do Crime Espacial Madou. Sharivam foi a série mais popular dos Space Sheriffs no Brasil. Tem também o design mais interessante, pois sua armadura é vermelha e quando aplica seu golpe final, um Sol aparece nas suas costas, dando um ótimo efeito visual.

Sharivan

No ano de 1984, tivemos então a terceira e última série do tipo: Ucchu Keiji Shaider. O início não é tão interligado quanto as duas séries anteriores. Aqui, um arqueólogo, Dai Sawamura decifra uma figura na planície de Nazca, no Peru. Impressionados pelo seu feito, a Polícia Galáctica recruta-o e treina-o como um Policial Especial e dão a ele o nome de Shaider, em homenagem ao antigo guerreiro que derrotou o Imperador Kubilai e os Fuuma 12.000 anos atrás. Quando os Fuuma retornam para atacar a terra, Dai é enviado para detê-los. Por fim, talvez por a série não ter sido tão popular ou por ter se desgastado, a série de Metal Hero seguinte não foi um Space Sheriff, mas sim Jaspion, que tem uma pegado totalmente diferente, fazendo com que os Uchuu Keiji deixassem de existir por muito tempo.

Somente em 2012 é que podemos ver o gênero ressurgir. Foi durante a série Kaizoku Sentai Gokaiger que isso foi possível. Normalmente perto do final de uma série Super Sentai, há um crossover com a série anterior. Porém no caso de Gokaiger, que foi uma série comemorativa de 35 anos dos sentais, teve seu crossover bem antes. Assim, quando chegou neste ponto, foi realizado o filme Kaizoku Sentai Gokaiger vs. Uchuu Keiji Gavan: The Movie, que colocava Gavan junto ao sentai de piratas especiais, principalmente com o Capitão Marvelous, Gokai Red, que é mostrado que tinha uma ligação com Gavan desde a infância. O filme comemora os 30 anos de Gavan. Kenji Ohba, ator original de Gavan, reprisa seu papel, além também de reprisar seus papeis de Battle Fever J e Denshi Sentai Denziman. O filme termina com a batalha entre Gavan e uma cópia robótica maligna dele, chamada Gavan Bootleg.

Posteriormente em 2012, ainda comemorando os 30 anos dos Space Sheriffs, é lançado Uchuu Keiji Gavan: The Movie, que mostra Retsu treinando seu substituto, Geki Jumonji, para enfrentar a Máfia Espacial Makku que estava sendo revivida. Perto do final do filme, o novo Gavan recebe ajuda dos novos Sharivan e Shaider.

Depois do sucesso das comemorações e revival de Gavan e também dos crossover entre Sentais e Riders, foi realizado um segundo filme do tipo, chamado Kamen Rider x Super Sentai x Uchuu Keiji: Super Hero Taisen Z, lançado em 2013. Os protagonistas de Space Sheriff Gavan: The Movie, Tokumei Sentai Go-Busters e Kaizoku Sentai Gokaiger, além de Kamen Rider Wizard e Kamen Rider Fourze, com uma participação de Zyuden Sentai Kyoryuger. A história do filme mostra uma grande crise que pode destruir o planeta e que só a reunião de todos esses heróis pode salvá-la (claro). O mais interessante é ver os três principais gêneros de Tokusatsu da Toei juntos em tela.

https://www.youtube.com/watch?v=x3X1JTiBTfs&feature=youtu.be&t=1h6m

Para finalizar, em 2014 tivemos os dois filmes Uchuu Keiji Next Generation, sendo um protagonizado por Sharivan e outro por Shaider. Os filmes são interessantes, pois não visam um público tão infantil. No filme de Sharivan há bastante sangue, além da cena onde ele enfrenta o quarto Space Sheriff, que na verdade era um espião, e quase arranca a cabeça dele com vários golpes de espada, além de jorrar muito sangue. Eu realmente fiquei impressionado por ver uma cena assim em um Tokusatsu. Já o filme de Shaider, talvez por ser menos popular, acabou por focar mais em algumas piadas e garotas bonitas. O auge fica por conta da união dos três Uchuu Keiji para enfrentar o desafio final.

Bom, ficamos por aqui por hoje. Eu voltarei no futuro para falar de outras séries que são bem populares e marcaram muito aqui no Brasil. Me despeço dizendo: Yoroshiku Yuuki!

https://youtu.be/beg08dWLrt4

FALE COM A GENTE

Entre em contato, deixe seu comentário, sua revolta, sua teoria e sua história!

E-mails com sugestões, críticas, elogios, spams para [email protected]

Siga-nos pelo Twitter do MundoFreak

Conteúdos novos toda semana no Instagram do MundoFreak

Ou curta nossa página do Facebook



MUNDO FREAK NO APOIA.SE

Série Tokusatsu – Uchuu Keiji