Mundo Freak Confidencial 55 – Brincando com espíritos e o Charlie Charlie

Fala Freaks!

Conversar com o outro mundo sempre foi um impulso da humanidade desde o começo dos tempos. Tentar um diálogo com espíritos dos mortos ou entidades do plano astral sempre existiu, mas nunca esteve presente em uma prática tão banal quanto em brincadeiras entre crianças e adolescentes. Brincadeira do copo, tábua ouija, compasso e o charlie charlie vem e voltam, mas será que o outro lado responde?

O investigador Andrei convida os investigadores Rafael Jacaúna, Igor Alcantara e Marcos Keller para conversar sobre o fenômeno das brincadeiras que envolvem espíritos!

Como anunciamos no podcast, agora teremos parceria com o Taberna Cultural! O Freak Out será no Sarau de Mistérios III organizado por essa galera batuta, acesse o link do evento para mais detalhes!

Comentado no episódio

– Compre Mutuwa, o livro do Igor!

 

Comentado na leitura de feedback

– Grupo do MFC no Facebook;

– FREAK OUT – SARAU DE MISTÉRIOS! COMPAREÇA!

– Radiofobia 165 – Hipnose! Com participação do Andrei e Ira!

– Grande Coisa 67 – Lucares Proibidos com participação do Andrei!

 

banner

assineCole esse linno seu agregador de feed ou no iTunes na opção “Assinar Podcast” na aba “Avançado“. Se seu iTunes for o mais atualizado apenas coloque “Assinar podcast” na primeira aba do menu. Ou assinar direto pela iTunes Store, clicando nesse link.

E-mail

Se quiser assinar nossos programas e receber mensagens quando um novo episódio é lançado, faça o seguinte:

  1.  Clique no botão abaixo!
  2. Uma nova janela irá se abrir, então clique em “Use Recipe”!
  3. Efetue o cadastro com o e-mail que use com frequência e ao final clique em “Create Account” 
  4. Clique novamente em “Use Recipe” e pronto!

IFTTT Recipe: Receba os episódios do Mundo Freak por e-mail! connects feed to email

msg

Entre em contato com a gente, deixe seu comentário, sua revolta ou sua solução! Mande e-mails com sugestões, críticas, elogios, spams para contato@mundofreak.com.br ou siga-nos Pelo Twitter e curta nossa página do facebook.

Sobre Andrei Fernandes

Ver todos os posts

Designer, Ilustrador, aspirante a escritor, blogueiro e freak nas horas vagas!

37 Comentários

Participe da conversa →

[fbcomments]
  • Moacir Siqueira da Silva

    Charlie Charlie FUCK YOU!!!

  • Jones Gonçalves

    Buenas povo, muito bom o cast, depois de todo esse frisson sobre o viral Charlie Charlie, vamos pegar a parte do cast que o Keller e o Jacauna falam sobre a existência de uma criatura através do numero de pessoas que acreditam nela, a formação de uma entidade por assim dizer como no Supernatural referido pelo Rafael e nas entidades que são moldadas através do tempo ditos pelo Keller, lembro então de Deuses Americanos de Neil Gaiman que trata exatamente disso, novos deuses que são adorados no mundo contemporâneo e são materializados como o Deus da Televisão, Deus da AutoEstrada, o Deus do Plastico e hoje em dia teríamos o Deus Google, o Deus Facebook e o Deus Wat’s Up por que não, já que tantas pessoas passam horas adorando estas coisas, Gaiman as transforma em divindade e as coloca em um embate contra os deuses antigos que perderam seu poder como Odin, Thor entre outros deuses de diversas mitologias.
    Sobre o viral, é possível que o filme tenha se baseado enfim em algo obscuro da internet pois vocês falaram sobre posts antigos e tudo o mais, mas também podemos lembrar de grandes jogadas como as do Não Salvo que rolam sei lá durante alguns meses, o cara vai criando um ruído pequeno aqui e ali apenas para dar um start na crença, e com o passar do tempo vai aumentando esse ruído fazendo com que mais pessoas conheçam o conteúdo, e isso não precisa de muito, ai quando o terreno esta propicio explode o viral mesmo tendo já indícios anteriores que dariam maior credulidade, sei lá, a arte de criar um bom ARG(Alternate Reality Game) esta aí, você planta uma semente e depois vai germinando ela, e tem relatos de ARGs que foram pensados durante dois, três anos antes de explodir como Game.
    Bom era isso, abraço e continuem com o bom trabalho.

    • Whatsapp do Costinha

      Lembrei da Bruxa de Blair. Tanta gente fala, tanta gente constrói, tanta gente acredita, que pode se criar. O próprio Rá criou o mundo com as palavras

      • Jones Gonçalves

        E Eru Ilúvatar com o canto! kkkkkk Acho que este episódio de Supernatural que o Jacaúna falou foi até mesmo inspirado pelo caso Bruxa de Blair sobre o imaginário coletivo ter criado a entidade, que é o mesmo que acontece com Slenderman, a inventividade das massas, quanto mais pessoas acreditarem nisso mais poder isso terá. Já li materiais sobre outras coisas que dizem que o poder dos Deuses é medido pelo número de seus fiéis, daqueles que creem neles, acho que muito disso deve vir dos livros de RPG, mas é uma ideia interessante.

        • Whatsapp do Costinha

          Candle Cove também. Criou uma lembrança falsa na mente de muita gente

          • Jones Gonçalves

            Opa referencia nova, não conheço este, vou atrás pra ver do que se trata.

    • Marcos Keller

      Tem razão Jones, na internet brasileira, graças ao avatar de loki que é o Cid do Não Salvo (inclusive nascendo no dia de adoração a divindade)

    • Marcos Keller

      E ainda, sou putinha do Gaiman, ja fui mais, estou parcialmente curado, fiz inclusive meu TCC em história cruzando o conceito de deuses fetiches e a escola de Frankfurt.

      • Jones Gonçalves

        Sim, já fui muito também, mas não cheguei a tanto, ainda mais que minha formação não é voltada a humanas kkkkkkk

  • Whatsapp do Costinha

    #WeAreAshtar

    • No

      • Whatsapp do Costinha

        Yep

    • Vitor Urubatan

      Rsss again…

    • Marcos Keller

      #WeAreAshtar

      • Whatsapp do Costinha

        #WeAreAshtar

  • Whatsapp do Costinha

    Em escola municipal, a brincadeira causa pânico. Em escola estadual, é só mais um demônio.

  • Jonathan First

    Ótimo tema.
    (Sugestão de tema: Mensagens Subliminares)

    • Whatsapp do Costinha

      Ashtar Sheran

    • Farao

      Pq em parênteses? Isso foi uma mensagem subliminar?

  • Whatsapp do Costinha

    Mas ainda é possível obter a resposta não. É só o CHARLIE não estar lá. Pode estar o Abbadon, Erigor, Belith…

    • Marcos Keller

      Ashtarot, Belial, Anduncias…

      • Farao

        Leviathan, Asmodeus, Belzebu…

        • Whatsapp do Costinha

          Amy, Mammon, Moloch

  • Whatsapp do Costinha

    Ninguém lembrou do filme “O Amigo Imaginário”, com a Dakota Fanning?

  • Daniela Cristina Minella

    Comentaram sobre o Tulpa, eu to lendo uma HQ dos anos 90 do Batman onde ele enfrenta um tulpa, o nome é Demônios de Gothan se não me engano. Nele o tulpa é feito de todo ódio e sentimentos ruins do homem que o evoca, e só desaparece quando cumpre o dever que lhe foi dado, no caso da história matar um grupo de agiotas que cobram uma dívida do cara. Achei legal ouvir essa denominação justo quando tenho contato tão recente pela primeira vez com o termo =)

    • Marcos Keller

      Sincronicidade!
      E Bátema é Bátema!

  • Jocieli Zuchi

    Hey Freaks, ah que delícia de cast cara! Ótimo cast como sempre só quero deixar aqui uma pequena contribuição que no fim soma com o já dito no programa, no Japão existe uma lenda chama Kokkuri-san que consiste basicamente em se comunicar através de um papel onde esta escrito o alfabeto japonês e as alternativas sim e não com um Deus, espirito, entidade ou seja lá como quiser chamar com o nome de Kokkuri-san que é representado na maioria das vezes como uma raposa branca, e ele vai te responder qualquer coisa. Bom no final das contas podemos ver que essas engenhocas para se falar com entidades superiores sempre existiram e sempre vão existir, seja por orações, oferendas ou objetos mecânicos. Na minha humilde opinião assim como o Tarô esses rituais são muito mais psicológicos do que sobrenaturais, uma espécie de terapia e comunicação com sigo mesmo no nível mais profundo da consciência. Um abraço pra toda galera freak ;)

  • Vitor Urubatan

    Rsss eu lembro até hoje da brincadeira do compasso na escola isso na terceira ou quarta série não me recordo ao certo.

    Geral galerinha zuera estava toda brincando quando do nada um tumulto no meio da roda foi gerado. Eu lembro de ver um truta da época chutando o compasso longe! Eu estava na sala de aula, mas sinceramente não havia visto nada. Só a confusão depois do “evento”.
    Os “doidos” alegavam a todo custo que o compasso ficou equilibrado de pé com uma das pernas sem que ninguém o segurasse.
    Rsss até esse meu truta usar o famoso “chuta que é macumba”.

    Depois disso ninguém mais se atreveu a fazer a brincadeira de novo.
    Rsss e eu doido querendo ver a parada a acontecer e “infelizmente” nada aconteceu.



    Parabéns pelo cast, mesmo no feriado não deixou de ouvir o cast.
    Olha ai o vício falando mais alto.
    Um grande abraço para todos.

    Obs: Igor apesar de ter conhecido também um outro Igor a muitos anos atrás, entre a quinta e sexta séria (que inclusive era um dos trutas da zuera). Não me recordo se este vivia ou viveu em Fortaleza. Só o que posso dizer que eu nunca visitei Fortaleza. Rsss pelo menos não que eu saiba.

  • Estevão

    Esse pessoal de parapsicologia é profissional em pesquisas científicas que buscam o contato com o sobrenatural. Vale a pena conferir o site deles.
    https://sites.google.com/site/pesquisaspsi/home/medicoes

  • Mega Mendigo

    Ótimo cast!

    Essa conversa me lembrou de umas regras que o pessoal que “brincava” comigo de Jogo do copo estipulava:

    1- O copo deveria ser da casa da pessoa na qual o jogo estava sendo realizado;
    2- Ninguém poderia deixar o jogo no meio da conversa com o espírito que se comunicava;
    3- Depois de encerrado o jogo, o copo deveria ser jogado fora, sendo que sob hipótese alguma outra pessoal poderia utilizá-lo(pois existia o risco do espírito chamado possuir a pessoa).

    Mas no final das contas o jogo acabava em piada, pois sempre tinha uma pessoa que mexia o copo propositalmente!

  • Agatha Gonçalves

    Nunca gostei dessas brincadeiras, NUNCA haha
    Sempre me senti muito mal, ao ponto de chorar, ao ver aqueles delinquentes brincando com isso na escola.
    Único relato que tenho disso, é de uma amiga da época de escola, que brincou e depois várias coisas começaram a acontecer com ela, como o compasso sempre aparecer de volta, mesmo depois de jogar ele fora (ela dizia ter jogado), ela ter vários surtos com falta de ar durante a aula, até que ela mudou de escola e só vi ela depois de alguns anos normalzona, mas nem perguntei mais nada sobre isso. Apesar dela mesmo ter me falado do compasso e eu ter visto esses surtos de falta de ar, ainda acredito que seja paranoia dela.

    Eu não ouso nem chegar perto disso, prefiro não mexer com essas coisas sem um aprendizado maior e eu sou medrosa pra caraca :x

    Que Ashtar esteja com vocês.

    *Obrigada por sempre lerem meus comentários *-*

    Beijooos

  • wagner vasconcellos

    PARABENS Andrei e equipe pelo Podcast! Quase todas as quartas feiras à noite realizamos no instituto pernambucano de parapsicologia uma sessão de tabua Ouija, e em muitas das vezes a tabua se move muito rapidamente a ponto de ser até difícil anotar quais letras foram escolhidas, se feito com seriedade e periodicamente acho que quaisquer pessoas possam obter resultados no mínimo intrigantes com essa prática!

  • Pry Meira

    Ouvindo as explicações para o movimento do lápis/copo/compasso me lembrei bastante de um livro de Dan Brown, o simbolo perdido. No livro é mencionada a ciência noética, que estuda coisas como o fato de que a força da mente pode agir sobre a matéria. Acho isso totalmente plausível, acredito que nossa mente tem um potencial que está longe de ser desvendado completamente, e caso um dia isso aconteça, teremos explicações para quase todos os fatos que hoje tachamos de sobrenaturais. Mas o melhor dos últimos Podcasts é ver cair a máscara do Rafael, sempre suspeitei que ele era um cético, e toda vez que imagino ele em sala de aula perguntando “Batman você está aí?”, eu começo a rir sozinha igual uma doida. Parabéns e bjs a todos os Freaks!!!

  • Pietro

    Muito bom o cast (como sempre), a participação de todos foi perfeita, tanto do cético quanto do marcos. Espero mais assuntos semelhantes e principalmente um MFC de vampiros!! Andrei ta falando que vai fazer um desses desde o do lobisomen! #MaisAshtarNoCoraçãoProAndrei!! kkkkk

  • Olá, Esquisitos!

    Caras, já participei da brincadeira do copo no colégio (mais pq me pediram, pq as meninas estavam com medo! <<>> )

    Mas sempre foi com aquela desconfiança certeira de que não passava de besteiras.

    A brincadeira do compasso nunca falhou! Hoje atualizei para estilete!

    Colocamos um estilete rodando na mesa de luz (local mais q apropriado para que a “verdade” seja revelada) e perguntamos:

    APONTA PRO VIADO!

    Na direção de quem parar, tá definido! É VIADO!
    kkkkkkkkkkkk

    Essa do Charlie sempre me pareceu uma grande besteira. Acho que a medida do Jacaúna foi muito acertada!

    Excelente programa.

    Parabéns!

    aLx

  • Bugu

    Charles Charles, você não tem nada melhor pra fazer do que falar com desocupados que te invocam?