E a pirataria dá um passo adiante com Popcorn Time

O Popcorn Time é um programa de código aberto disponível para Android, iOS, Windows e Linux, lançado no começo de 2014 e desenvolvido em Buenos Aires, Argentina. Ele funciona como uma espécie de BitTorrent, só que ao invés de baixar o arquivo para assistir depois, ele baixa o arquivo em tempo real, enquanto você o assiste. De acordo com a definição dada pelo site brasileiro do Popcorn Time, ele foi criado como uma espécie de alternativa ao Netflix, onde você faz streaming de filmes, séries e animes só que não precisa pagar por isso.

E como ele funciona?

v3UCSG7

A interface é extremamente amigável e simples de se usar (minha mãe já está viciada), todos os filmes têm opções de qualidade, legenda e áudio, e sua internet não precisa ser extremamente rápida para assistir os filmes em qualidade HD. Você só precisará de um pouco mais de paciência na hora de esperar o carregamento.

Nessa nova versão beta, o menu está todo na parte superior esquerda, onde você pode escolher o tipo de arquivo (filme, séries ou anime) e pode filtrá-lo por gênero (ação, animação, comédia, terror, drama, fantasia, sci-fi, entre outros), popularidade, nome, ano de lançamento, e etc. Do lado direito fica uma lupa (barra de busca), um cadeado (conexão ao VPN fornecido pelo Popcorn Time), uma pasta (conexão do programa com a rede social Trakt.tv, que é uma espécie de gerenciador de séries), um coração (favoritos, escolhidos pelo usuário), as informações e as configurações.

SoClVFk

A página do filme mostra suas informações e sua classificação no imdb (internet movie database), além de mostrar um imã, onde você consegue o link magnético para download do torrent, e uma bolinha verde quando a “saúde” do torrent está boa (ou seja, quando ele tem muitos semeadores e boa qualidade) e vermelha, quando ela está ruim. Na parte de baixo você pode adicioná-lo aos seus favoritos, assisti-lo através do Popcorn Time ou do VLC Media Player, assistir seu trailer, escolher sua qualidade e o tipo de legenda.

Após assistir o filme, ele fica salvo em uma pasta temporária do seu computador até que você o reinicie. Para salvar o filme é preciso escolher essa opção, caso contrário ele sumirá assim que o computador for religado.

Como ele ainda está no ar com toda essa problemática da pirataria online?

O Popcorn Time, teoricamente, não está infringindo nenhuma regra. Ele não hospeda os arquivos, apenas serve como intermediário entre o usuário e o torrent, um player de vídeo. Mas é claro que essa é uma maneira muito otimista de ver a situação, já que os torrents são considerados ilegais por infringir as leis de direito autoral.

Com toda essa atenção voltada para a pirataria online, e encerramento de serviços de BitTorrent, o Popcorn Time ficou conhecido como “o Netflix da pirataria”. Isso levou os organizadores iniciais a encerrarem o projeto, mesmo afirmando que haviam se certificado da legalidade do programa, deixando o motivo aberto para especulações (mas dando a entender que haviam sofrido alguma pressão judicial por parte das indústrias cinematográficas).

Então acabou o Popcorn Time? Não vou poder usá-lo?

Lembra que eu disse que ele é um programa de código aberto? Logo depois que ele foi descontinuado, outras pessoas se mostraram dispostas a mantê-lo vivo e hoje ele se encontra em sua versão Beta 3.7.1, funcionando praticamente sem erros.

Os organizadores do novo site, na sua sessão de perguntas, informam que a legalidade do programa depende também do país onde você está. “Depende de onde você é, na verdade. Mais uma vez: Nós estamos usando torrents, então se você se importa com isso, melhor olhar no Google para saber qual é a situação legal do seu país envolvendo esse protocolo”.

 

Links:

Site brasileiro do Popcorn Time: http://popcorntime.com.br/
Site do primeiro Popcorn Time, com a mensagem de despedida: http://getpopcornti.me/
Site da rede social Trakt.tv: https://trakt.tv/
Site do imdb (internet movie database): http://www.imdb.com/
Site do VLC Media Player: http://www.videolan.org/vlc/

24 Comentários

Participe da conversa →

Facebook

comentários

  • Supremacia Geek

    Funciona com o Chromecast?

    • Andressa Castro

      Oi!
      Funciona sim! No mesmo menu onde vc escolhe assistir pelo Popcorn Time/VLC, aparecerá a opção de assistir pelo Chromecast. Basta ligá-lo :)

      • Supremacia Geek

        Andressa, fomos testar agora e não achamos a opção do Chromecast

        • Andressa Castro

          Não aparece? Estranho… Pelo menos nessa parte de dúvidas do site deles, dizia que era só conectar o Chromecast que ele apareceria como essa outra opção de streaming, além do VLC e do Popcorn.

          Com o celular funcionou, mas pelo PC não?

          • Supremacia Geek

            Sim, vou fazer mais teste. to com a versão mai recente

    • Só precisa ver a questão da legenda, das vezes que eu tentei, não funcionava =(. Sabe se agora tá rolando @disqus_m5L0ujb0sx:disqus? Qual a sua versão?

      • Andressa Castro

        Eu uso o Beta 3.7, que é a última versão disponível pra download no site deles, lançada em janeiro.

        Eu não uso o chromecast, mas dei uma olhada nos fóruns do Popcorn Time e os problemas com legenda são todos anteriores a essa versão, aparentemente. Qual versão você tem?

        Segue link do fórum, pra você dar uma olhada: https://discuss.popcorntime.io/t/chromecast-support/36

        • Então, mas tem uma zica de fazer streaming de legenda, parece uma coisa estanha tipo se você colocar só o filme pra tocar ele consome X de banda, se colocar a legenda junto (em arquivo separado) ele consome 5X. Isso em um filme Full HD deixa praticamente impossível de assistir, comigo pelo menos. Mas enfim, vou testar mais.

          • Andressa Castro

            Nossa, que bizarro! oO
            Eu uso o bom e velho HDMI mesmo, então… hahahha

          • Supremacia Geek

            Testamos aqui com o App de celular com o chromecast, funcionou muito bem, com uma banda de 30 megas

          • Andressa Castro

            Isso da legenda parece ser alguma treta que eles ainda não conseguiram resolver. Talvez na próxima att eles arrumem isso.

  • vinicius

    Uma correção o protocolo torrent não é ilegal em nenhum país, o que torna ele um problema é o arquivo, sendo assim se disponibilizado através do protocolo sem autorização pode acarretar uma ilicitude.
    No caso do Brasil o programa não encontra muitos empecilhos jurídicos (para ser pirataria tem q ter lucro, mas há quebra de direitos autorais podendo assim pode acarretar processo civil) .
    O programa usa uma pasta chamada temp, para baixar os arquivos para o PC, no geral precisa ter espaço livre no PC já que o arquivo só é apagado quando o programa é fechado.

    • Andressa Castro

      Oi, Vinicius! Foi mais ou menos isso que eu disse, quando me referi às leis de direto autoral. Acho que não deve ter ficado muito claro.
      Obrigada pelo feedback!