Mundo Freak Confidencial 41 – Incêndios Sobrenaturais

Fala freaks!

O fogo é simbólico em diversas religiões, mas há algo comum em todas elas: A capacidade destrutiva desta força natural. Algumas vezes nnao identificamos sua origem, mas será que tudo pode ser explicado pela ciência? Incêndios Sobrenaturais

O investigador Andrei convida o investigador Rafael Jacaúna e Igor Alcantara para conversar sobre chamas do inferno!

Comentado no Episódio

– Grupo do MFC no Facebook;
– Página do Google+;
– Nos siga no twitter;

– FREK OUT 4.5 – VENHA CONHECER A GENTE!
– OVERLOARD – Podcast de jogos de tabuleiro

 

assineCole esse linno seu agregador de feed ou no iTunes na opção “Assinar Podcast” na aba “Avançado“. Se seu iTunes for o mais atualizado apenas coloque “Assinar podcast” na primeira aba do menu. Ou assinar direto pela iTunes Store, clicando nesse link.

E-mail

Se quiser assinar nossos programas e receber mensagens quando um novo episódio é lançado, faça o seguinte:

  1.  Clique no botão abaixo!
  2. Uma nova janela irá se abrir, então clique em “Use Recipe”!
  3. Efetue o cadastro com o e-mail que use com frequência e ao final clique em “Create Account” 
  4. Clique novamente em “Use Recipe” e pronto!

IFTTT Recipe: Receba os episódios do Mundo Freak por e-mail! connects feed to email

msg

Entre em contato com a gente, deixe seu comentário, sua revolta ou sua solução! Mande e-mails com sugestões, críticas, elogios, spams para contato@mundofreak.com.br ou siga-nos Pelo Twitter e curta nossa página do facebook.

Sobre Andrei Fernandes

Ver todos os posts

Designer, Ilustrador, aspirante a escritor, blogueiro e freak nas horas vagas!

28 Comentários

Participe da conversa →

[fbcomments]
  • Hellbolha

    First! Não,pera…podcast errado…

  • Fala Freaks!
    Ainda estou ouvindo o cast, mas resolvi comentar agora para não esquecer.
    O Rafael comentou sobre a Igreja Católica sobre a questão espiritual, e a relação do padre com este mundo.
    Nós católicos não cremos que a espirito/alma da pessoa possa ficar “vagando”por aqui depois de sua morte. A pessoa morreu, acabou, é o fim dela para esse mundo. E sua alma ter’ o seu destino justo (Céu, Inferno e Purgatório). Quando se ouve falar que tal espirito fez isso ou aquilo, ou simplesmente apareceu para mandar um recado como os espiritas acreditam, para nós católicos isso não passa de uma manifestação demôniaca, pois se o corpo morreu e alma já tem o seu destino, ela não pode se comunicar mais. E como o demonio é o “pai da mentira”, ele pode fazer o que quiser, e até mesmo imitar/simular ser uma pessoa que já se foi. A questão do juizo final que também foi comentada, isso acontecerá na segunda vinda de Jesus, hoje quando alguém morre, visto as suas obras e sua vida, ela pode ir para o seu destino justo (como comentei acima), porém quando Jesus vier pela segunda vez, aqueles que estão vivos serão julgados e os bons terão o reino dos Ceus, e aos maus terão o seu destino doloroso. E tbem aqueles que já se foram, que já estão no céu/purgatório voltarão para seus corpos gloriosos, e o que já habitam os infernos, permaneceram para sempre.

    não sei se ficou complicado de entender, mas acho bem legal, que vcs tocam no assunto de religião e são bem respeitosos, mas acho que vcs deveriam fazer um cast sobre a Escatologia, e o estudo do Céu, Inferno e Purgatório, o que cada religião prega relacionado a isso. Sobre nós católicos, vcs poderiam pesquisar as historias de Santos como São Padre Pio, que tem inumeras histórias de “tretas”com demonios, onde ele apanhava (literalmente) do inimigo e tbem os relatos de Dom Bosco, onde ele teve a experiencia de visitar o Céu, o Inferno e o Purgatório.

    Bom é isso, desculpa não ter mandado isso por email, vou lá terminar de ouvir o cast !!!

    flw vlw!

  • Walter

    “Incêncios”?

  • Vitor Urubatan

    AH MOLEQUE!!!

  • Bruno Araujo

    No feed o título está como “IncênCios” e no permalink também

  • Ateu Satanista

    Na verdade, todos esses incêndios foram causados pelo Demo, ele queria purificas as pessoas que acreditavam mais em deus do que Nele.

  • Agatha Gonçalves

    Ainda esperando o podcast do Chico Xavier…

    Vocês são demais, porém esse podcast não me deu medo :(

    Beijinhos :*

    • Paulo Gomes

      Ou o do Charles Xavier?!

      • Agatha Gonçalves

        Serve esse tb haha

  • Guilherme Cardoso

    Marcelo Guaxinim cometendo o mesmo erro que criticou nas histórias do Aconteceu Comigo. Para confirmar seu argumento de IMAGINAÇÃO, ele ignorou fatos citados nas histórias, como por exemplo a idade das pessoas, e IMAGINOU informações para comprovar sua tese! kkkkkk O crossover do Mundo Freak com o Scicast promete!!!!!

    • MarceloGuaxinim

      Se vc reouvir o cast tirando o caso da Pri TODOS os ouvintes tem um caso inicial quando criança, confia em mim. Segundo O e-mail tinha o dobro do tamanho e por questão de tempo foi, CORRETAMENTE editado =D

  • Gabriel Almeida

    O Marcelo Guaxinim tbm se mostrou um cara de fé, pq ele tinha tanta certeza q as coisas ou eram mentira ou imaginação q ele simplesmente escutou o q ele quis pra provar a sua teoria. Cometeu um grande erro do ponto de vista cientifico, na cabeça dele ela ja sabia o resultado e apenas buscou as provas q cabiam dentro do resultado, as outras ele ignorou.

    • MarceloGuaxinim

      =D o e-mail foi resumido

  • Vitor Urubatan

    Cara essa história da Priscila talvez possa ser algum fenômeno natural. Não sei, me parece algo que talvez tenha explicação cientifica, já que existem muitos casos de fenômenos naturais que são raros.
    Mas fiquei intrigado com tal relato, inclusive vou absorver esse conceito para uma de minhas historias.

  • Marcos Vinicius

    essa musica feliz do kill bill quebra o clima… dxa ela pro zona freak

  • MarceloGuaxinim

    EU fui citado 3 vezes no episódio hehehehehhehehe

    podem me xingar de cético/ateu (o que eu não sou, já que sou católico) que eu to muito feliz pelo feito!

    • Lucas Bahamut

      Hahaha Marcelo, caro SciCaster, venho tentando apresentar o lado científico, sem desmerecer o lado crédulo, a muito tempo por aqui. Seja muito bem vindo.

  • Fala Freaks! Mais um ótimo programa. Me lembrou o excelentíssimo episódio sobre Combustão Espontânea, até hoje um dos mais freaks, já que foi um dos poucos que ninguém encontrou uma explicação alternativa plausível. Os casos descritos nesse episódio são interessantes, apesar da maioria ser facilmente explicada sem o auxílio do sobrenatural. Pesquisando sobre a fazenda Willey, descobri um trecho do livro O Livro dos Fenómenos Estranhos, de Charles Berlitz, que diz que após observar os focos de incêndio durante alguns dias, o corpo de bombeiros extraiu uma confissão da pequena Wanet. Ela iniciara os incêndios, informou o porta-voz do quartel dos bombeiros aos repórteres, riscando fósforos quando ninguém estava a olhar. Alguns dizem que a pequena Wanet deveria ter uma “incrível persistência, um ilimitado stock de fósforos, e parentes e vizinhos excepcionalmente míopes”. Mas, levando em conta que o Igor disse que a pequena tinha problemas mentais.. Ou quem sabe a menina era tipo a Carrie mesmo.. Mas o caso mais intrigante é o da família Hitchings. Sério, esse caso merecia um programa a parte e exclusivo sobre o fenômeno. Tem muito material interessante na internet, infelizmente a maioria em inglês. São muitos relatos, e o caso é realmente assustador. Esse sim daria um MFC de arrepiar. O único problema sempre é a falta de fontes confiáveis. A gente esbarra nos relatos, mas faltam nomes de testemunhas, pessoas envolvidas, etc. Esse caso, porém, parece ser bem promissor.

  • Lucas Bahamut

    PEDALA ROBINHO!

    Hahaha faz tanto tempo que não escuto isso.

  • Lucas Bahamut

    Dica pro amigo investigador Igor: a palavra Illinois tem S mudo. Pronuncia-se: Illinoi

    Eu morei lá por 5 anos e a galera me enchia o saco pra pronunciar o nome do estado corretamente.

  • Lucas Bahamut

    Sobre a energia atômica.

    O tamanho da matéria não interfere no quão grande é a energia que a mesma carrega. Eu escuto muitos falarem de energia como se fosse uma coisa mágica que paira sobre o espaço de forma misteriosa. Portanto, gostaria de esclarecer os ouvintes sobre força e energia.

    Energia é a capacidade de movimento da matéria. Ou seja, se um objeto pode se mover, ele tem energia. Energia não é uma área do espaço brilhosa, uma área mágica, ou nada do tipo. É simples assim: se eu posso mover informação no espaço, existe alguma energia envolvida naquele processo.

    Vou colocar aqui um belo exemplo: gordura! Gordura armazena energia para o corpo humano, pois nós temos acesso a nossa gordura interna. Usamos a mesma para gerar movimento no nosso corpo. Porém, se eu colocar gordura em cima de um liquidificador, esta não representa energia relativa ao liquidificador, pois este não tem como usar a gordura para gerar movimento.

    Força é qualquer interação que tende a alterar o movimento de um objecto. Em outras palavras, uma força pode fazer algo em repouso a mover-se, ou parar algo em movimento.

    No universo, existem 4 forças. Cada uma delas segue uma regra específica que dita a sua propagação e seu alcance. A gravidade, por exemplo, é uma força presente em toda matéria que contém massa. Porém, das forças, ela é a mais fraca, pois precisamos de quantidade ridicularmente grandes de massa pra gerar uma quantia baixíssima de gravidade. Por exemplo, precisamos de uma quantidade de massa equivalente ao planeta Terra inteiro pra gerar essa quantidade ridícula de força, que podemos vencer momentaneamente simplesmente pulando. Além de fraca, a gravidade cai com o quadrado da distância: ou seja, se eu me distanciar da Terra a X metros, a força da gravidade que atua sobre mim cai X vezes X. É muito fácil escapar da gravidade, pois a mesma se torna cada vez mais fraca vezes cada vez mais fraca, conforme mais distante eu fico de sua fonte.

    Mesmo assim, se eu levantar uma bola de futebol com meu braço, e soltar essa bola. Ela vai cair no chão. Isso indica que há uma força que tira a bola do repouso.

    A força nuclear forte é a mais forte das forças da natureza. Ela é tão forte, mas tão forte, que seu eu separar um único átomo, eu causaria uma explosão nuclear. O tamanho da matéria envolvida não está relacionado ao tamanho da força. Tanto que se eu explodir uma bomba nuclear, podemos ver o estrago de muito longe.

    A interação forte é observável em duas áreas: em uma escala maior (cerca de 1-3 femtometers), é a força que une os prótons e nêutrons (nucleons) em conjunto para formar o núcleo de um átomo. Na escala mais pequena (menos do que cerca de 0,8 fm, o raio de um núcleon), que é a força (realizada por glúons) que mantém quark em conjunto para formar protões, neutrões e outras partículas hadríons.

    Apesar de ser eficaz apenas a uma distância de um femtometre, ela é aproximadamente 100 vezes mais forte do que o electromagnetismo, um milhão de vezes mais forte do que a interacção da força fraca, e muitas ordens de magnitude mais forte do que a gama da gravidade.

    Esta força garante a estabilidade da matéria comum, uma vez que limita as partículas elementares de quarks de se separarem em partículas de hádrons como o próton e o nêutron, os maiores componentes da massa da matéria ordinária. Além disso, a maior parte da massa e energia de um próton ou de nêutron é comum, sob a forma de energia do forte campo de força; os quarks individuais fornecem apenas cerca de 1% da massa-energia de um próton.

    Eu sei que parece contra-intuitivo, mas a magnetude de uma força não está relacionada ao tamanho do objeto. Entenda que estes quarks querem se separar alucinadamente; eles estão “se empurrando” pra fora do núcleo do átomo o tempo todo. Porém, uma força extremamente mais poderosa os mantém “grudados”. Se você conseguir anular essa força que os gruda, estas partículas escapam com tanta energia, mas tanta energia, que causa uma explosão nuclear.

    Para entender mais sobre o assunto, eu poderia listar muitos e muitos vídeos, mas mais prático apresentar alguns canais úteis:

    https://www.youtube.com/user/1veritasium
    https://www.youtube.com/user/minutephysics
    https://www.youtube.com/user/Vsauce
    https://www.youtube.com/user/sixtysymbols

    • MarceloGuaxinim

      CARA! dava um scicast isso =D muito boa a explicação, exceto pelo fim isso sim impede o sobrenatural, pois se uma coisa acontece ela é natural. seja o que for.

      • Lucas Bahamut

        Hahahaha oque eu quis dizer com “sobrenatural” é que ainda vão existir coisas que não sabemos explicar, como a dark energy – fenômeno do universo ainda muito misterioso e que não é explicado por nenhuma das 4 forças. Aliás, a idéia por trás do comentário é refutar esses conceitos de “energia espiritual”

        Dark Energy também é natural, claro, só falta explicação. Acho que faltou deixar claro: não me refiro a fantasmas, espíritos ou nada do tipo. Não acredito em nada disso.

        Sou ateu e bem cético. Aliás, gostei muito do seu ponto de vista quanto ao Mundo Freak, pensando nele como um entreterimento de ficção. Eu adoro ficção sobre o oculto, mas não quer dizer que acredito nele: Poe, HP Lovecraft, Stephen King, Night Vale Radio, Majora’s Mask (rs)….

    • Lucas Bahamut

      Sobre o assunto, XKCD #1489, Fundamental Forces:

      http://xkcd.com/1489/

  • Lucas Bahamut

    A é, só pra constar: apesar de curtir bastante a trilha sonora do Kill Bill e gostar da Woo Hoo do The 5.6.7.8’s (vulgo musiquinha da leitura de emails), eu concordo que ela quebra o clima. A música usada no episódio #41 ficou muito mais legal.

    PS: o url do episódio está errado. Em vez de “incendios”, está escrito “incencios”. ;D

  • rubber&soul

    Minha irmã dorme de frente pra um espelho. Meus pais também. Minha cama fica de frente pra um armário que possui um espelho embutido na parte interior.

    Ééé… Agora tô preocupada.

  • Moacir Ponti

    Esse tema é bastante legal e muito explorado na literatura e cinema, em especial a pirocinese, o que poderia explicar alguns dos casos apresentados.

    Destacaria o livro e filme “Firestarter” (em português o filme é “Chamas da Vingança” e o livro “A Incendiária”), do nosso querido Stephen King. Sem dar spoilers, apenas falando sobre a trama principal: um casal é submetido a experiências com drogas que supostamente dariam poderes. O casal tem uma filha que possui pirocinese e é perseguida por uma agência governamental. A história é interessante e bem feita. A “Carrie”, aparentemente também tinha esse poder (além de muitos outros), mas acho Firestarter mais apropriado pra esse tema.

    Uma intuição de como a pirocinese funcionaria, permitindo por exemplo a uma pessoa aumentar a temperatura de objetos é contada em “O nome do vento” (P. Rothfuss), em que o personagem principal (entre outros na trama) aprende a retirar o calor do próprio corpo para utilizá-lo em suas “simpatias”, o que poderia ser usado para tocar fogo em alguma coisa. Isso é provavelmente baseado na lenda de que certos monges tibetanos, para lidarem com o frio intenso, possuem o poder de gerar calor ao ponto de, por exemplo, secar cobertores molhados. Existem vários relatos desses monges, mas ainda não há conclusões científicas sobre esses casos.

    Espero que tenha contribuido para o tema

    Abraços!

  • Tiago Malta

    Igor Alcantara falou que “toda vez que toma banho no banheiro ouve gente passando”, será que se ele tomar em outro comodo ele não escuta?