Mundo Freak Confidencial 30 – Maçonaria

Reproduzir

Fala freaks!

Alvo de rumores e segredos, a Maçonaria é um dos grupos mais conhecidos entre aqueles que costumam ocultar seus segredos e ritos. Quem são? Quais seus símbolos? Revelamos finalmente uma das sociedades que mais geram curiosidades entre as pessoas.

O investigador Andrei convida o ocultista e pesquisador Marcelo Del Debbio para bater um papo sobre a Maçonaria.

Comentado no Episódio

– Grupo do MFC no Facebook;
– Página do Google+;
– Teoria da Conspiração – Site do Marcelo Del Debbio;
– Ainda dá tempo de participar das Aventuras de Lilith;

monstros

assineCole esse linno seu agregador de feed ou no iTunes na opção “Assinar Podcast” na aba “Avançado“. Se seu iTunes for o mais atualizado apenas coloque “Assinar podcast” na primeira aba do menu. Ou assinar direto pela iTunes Store, clicando nesse link.

E-mail

Se quiser assinar nossos programas e receber mensagens quando um novo episódio é lançado, faça o seguinte:

  1.  Clique no botão abaixo!
  2. Uma nova janela irá se abrir, então clique em “Use Recipe”!
  3. Efetue o cadastro com o e-mail que use com frequência e ao final clique em “Create Account” 
  4. Clique novamente em “Use Recipe” e pronto!

IFTTT Recipe: Receba os episódios do Mundo Freak por e-mail! connects feed to email

msg

Entre em contato com a gente, deixe seu comentário, sua revolta ou sua solução! Mande e-mails com sugestões, críticas, elogios, spams para contato@mundofreak.com.br ou siga-nos Pelo Twitter e curta nossa página do facebook.

Sobre Andrei Fernandes

Ver todos os posts

Designer, Ilustrador, aspirante a escritor, blogueiro e freak nas horas vagas!

25 Comentários

Participe da conversa →

Facebook

comentários

  • Tomy_Lee_Rola

    Podia rolar uma parceria mais extensa com o Del Debbio, ele tem uma oratória excelente e tenho certeza que existem muitas outras áreas do misticismo, que ainda não foram citadas, as quais ele tem opiniões bem distintas, acredito eu.

    Volto a repetir, um episódio de Natal, como a visão dele sobre Jesus seria muito polêmico.

    • Acabariamos matando a pauta de outro podcast, que indicarei quando sair. =)

      • Ricardo A. Santos

        Acho que ele começa com P e termina com O kkkk

  • wagner

    Fui convidado a poucos dias para fazer parte da ordem Maçonica, então esse episódio fora um otimo portfolio da ordem para mim!!!Podia rolar um mundo freakpodcast sobre a Goetia com Marcelo dell debbio ou frater Goya, acho que seria bem aterrorizante!!!parabéns pelo episódio

  • Fabiano Rocha

    Ótimo programa, Del Debbio tem excelente oratória. Foi bem esclarecedor em diversos aspectos, mas em outros nem tanto…poderia rolar uma parceria com o Del Debbio hein pessoal?
    Abraço, parabéns pelo trabalho com o cast!

  • Victor Moura

    Olá, chapas!

    Sou o Victor, 27 anos, Rio de Janeiro/RJ, conheci o cast esse ano, através de quem ou o que, eu realmente não lembro, mas já ouvi mais de 20 casts e isso que importa :)

    Resolvi aparecer por aqui por Maçonaria ser um assunto que me cause bastante fascínio, e assim como no programa sobre ocultismo, o Marcelo deu um show, foi esclarededor até onde podia e não se incomodou com nenhum pergunta.

    Quanto à Maçonaria recomendo a galera procurar pela Lenda de Hiram Abiff, que resume bem o modo de vida de um maçom ante seus irmãos e o Arquiteto do Universo, como são chamados por eles.

    No mais, comprometo a aparecer mais a partir de agora, e um abração para a equipe toda do Mundo Freak

  • Ricardo A. Santos

    Olá X-Files, excelente essa entrevista com o MDD, agora vou ser sucinto nesse comentário:

    1- Não sou Maçon pra confirmar se é verdade, mas na peça Flauta Mágica de Mozart (que era Maçon), o Personagem Tamino passa por todos os rituais de iniciação na Maçonaria, retratada na peça como a ordem do Sol !

    2- Quando falaram do cumprimento secreto dos Maçons, pensei em Monty Python !

    • Lucas Balaminut

      2- eu também!

  • Fala galerinha!

    Caramba gente que episódio foda, pegaram um cara que manja muito sobre o assunto aí a explicação ficou bacana, foi feita para quem quisesse entender melhor sobre o tema, gostando ou não.

    Quando eu morava no litoral aqui em SC, certeza vez eu fui convidado para
    participar de um grupo a APJ – Associação Paramaçônica Juvenil – que é um grupo dos filhos dos Maçons, não sei esse grupo é normal de todos os lugares terem mas aqui eles tinham, e eles faziam muitas viagens e tal, parecia ser algo bacana, mas por ignorância minha e por não ter conhecimento sobre o assunto, por acha a coisa algo do demônio acabei não aceitando o convite e coincidentemente a galerinha desse grupo se afastou de mim rapidamente após isso, ou seja, era praticamente um teste para ver que tipo de pessoa eu sou, não aceitando o convite pois só questão de tempo para cortar a relação.

    Minha única reclamação é que na hora do pega pra capar, de falar os rituais secretos bacana o cara diz que não pode falar? Desculpem, mas isso foi um corta tesão incrível, se a parada não tem nada relacionado ao demônio? Se o que fazem lá é tão legal, porque não pode ser falado? E se falar o que acontece? Só isso mesmo.

    No mais, ótimo programa, abraço!

    • Lucas Balaminut

      Porque essa necessidade de relacionar algo secreto com o demônio? Não sou maçom, não sou religioso, e não vejo a necessidade de relacionar as duas coisas.

      • Então porque não pode ser falado?
        Qual o grande segredo?

        • Lucas Balaminut

          Se eu fosse maçom eu saberia, mas não poderia dizer. Hahaha vamos ficar sem saber cara, fazer oque? :P

          Como eu disse, ser segredo não significa ser do demônio. A inversão do ônus da prova é uma péssima falácia: não sou eu que tenho que provar que não é do demônio, é você que tem que mostrar indícios e evidências disso pra validar seu argumento.

        • Carla

          O segredo é o Ritual. Você já fez parte de alguma ordem? Eu faço parte da Rosa Cruz e do Martinismo e posso dizer que se eu soubesse de ante mão tudo que rolaria nos rituais eu não sentiria o que era para sentir entendeu?

          Vamos supor que eu queira te mostrar sua capacidade de dominar a dor, te meto uma venda na cara e faço você andar por brasas em chamas… Depois você tira a venda e vê sua incrivel capacidade! Você concorda que se soubesse antes sua experiência seria prejudicada?

          Por isso o segredo de todas as ordens! Porque queremos que todo mundo tenha a melhor experiência com elas.

          Esquece o capiroto.

        • Lulu

          Amadinho,

          Entre para o clube e verifique por si mesmo.

    • deldebbio

      Voce jah assistiu ao filme “sexto sentido”? ou ao “clube da luta”? ambos possuem segredos que nao devem ser revelados, porque se forem, estragam a graça de assistir ao filme. Nos rituais maçonicos é a mesma coisa. Se alguns segredos forem revelados, estragam a experiencia de passar pelo ritual.

  • Olá pessoal, mais um ótimo episódio, gosto bastante das participações do Del Debbio, ele sempre traz muita informação interessante sobre o oculto, um ponto que não foi muito comentado e que me deixou curioso para saber a opinião dele é sobre os elementos, sobretudo visuais, da Maçonaria inseridos na mídia como em filmes, séries, clipes, desenhos etc. muitos destes são recheados de simbologia maçônica, e há várias teorias conspiratórias a respeito, então fiquei curioso para ouvir uma opinião com mais credibilidade.

    No mais, é isso. Um abraço para toda equipe e fica aqui minhas sugestões de pauta: Experimento Philadelphia e aquela Rádio Russa, que volta e meia vocês comentam, mais que ainda não saiu.

  • Adriano Melo

    Olá amigos, muito boa essa entrevista. Embora o Marcelo seja muito competente como escritor de fantasia e seja muito simpático eu ainda tenho muita dificuldade de acreditar nessa parada histórica da maçonaria. Como o Andrei mesmo disse é MUITO roteiro de assassins creed, que pega uns fatos históricos aqui e ali, insere seus personagens e tudo faz todo o sentido do mundo. A prova disso? Não existe, aí caímos naquele velho dilema da religião, cada um acredita no que quer, não tem como provar nada mesmo…
    Dispensando essa parte histórica da coisa, eu acredito que a maçonaria funcione mais como ele disse na parte de irmandade mesmo onde pessoas são comprometidas em fazer o bem (será?) e servirem uns aos outros. Só me pergunto qual seria a postura de um maçom se tiver que escolher entre ajudar um irmão ou fazer um bem pra sociedade, qual será o ponto que separa as boas ações da auto preservação? Fica a dúvida.
    Com relação aos comentários sobre a minha participação no outro cast, o que o pessoal as vezes precisa entender é que ninguem está aqui pra cagar regra ou ser dono da razão, apenas apresentamos alguns pontos de vista e opiniões conflitantes e cabe aos ouvintes decidirem no que acreditar. Nesse dia em questão eu confesso que não tive a oportunidade de preparar meus argumentos, saiu tudo de improviso, prometo que numa futura participação vou tentar ser mais objetivo em meus pontos.

    • Cara, por mais que seja legal estar sempre preparado nos argumentos, acho que é legal você questionar sempre como fez no episódio, por que a gente sempre quer acreditar no mais fantástico, só que a vida real não é bem assim. Curti tua participação.

    • Vitor Bolis

      Adriano, existem documentos que datam certo fatos históricos citados, procure sobre Maçonaria especulativa e operativa.

      Quanto a pergunta sobre ajudar um Irmão ou a sociedade, acredito que vai da concepção de cada um já que é uma linha muito tênue que separa esses dois pontos, da mesma forma que existem aqueles que vão prefirir a sociedade, existirão aqueles que vão para a irmandade. E como todo grupo de pessoas, existe uma terceira opção aquele que usa as coisas como “escada” para a vida pessoal, politica, financeira.

  • Douglas Anselmo

    Muito bom. Sempre tive um certo pré-conceito com a maçonaria por conhece-la da forma inadequada. Por conta do seu programa pode ver que a mesma é uma instituição de cunho cientifico e filosófico.

    Parabenizo pelo ótimo programa, Abraço.

    • Lucas Balaminut

      Filosófico sim, cientifico não.

  • Romullo

    Novamente uma boa a entrevista do Del, porém como sempre ao querer denunciar clichês ele usa outros clichês.

    Recomendo :
    José Monir Nasser: O Trivium (Miriam Joseph)

    https://www.youtube.com/watch?v=nVpgvUQIYXo

    Mario Ferreira dos Santos – Simbólica (Palestra completa)

    https://www.youtube.com/watch?v=px_2CIBUmpQ

  • Lucas Balaminut

    Olá! Eu não conhecia o Mundo Freak, nem seu podcast. Baixei, ouvi, e gostei!
    Já até baixei outros – to embalado.

    Só quero fazer um adendo: nem todo ateu é “ateuzinho de internet”. Achei que quando o convidado reduziu os ateus a uma linha de pensamento ridícula, ele não foi condizente com a inteligência que vinha demonstrando.

    Eu não acredito em um arquiteto do universo. Mesmo assim, respeito todos que acreditam e os trato como iguais. Acho essa necessidade prepotente de minorizar os pensamentos diferentes imatura e perigosa. Não vejo necessidade de auto-afirmação ridicularizando opiniões divergentes. Sou o primeiro a defender a liberdade a expressão religiosa, o direito de ter uma religião, e a igualdade de tratamento perante todas as crenças.

    Tirando esse infeliz comentário, o episódio ficou excelente! Parabéns aos produtores e obrigado pelo conteúdo gratuito.

  • Gabriel Matos

    Como sempre, um podcast com Marcelo é esclarecedor.

  • Leandro F Ganacim

    Muito esclarecedor, “desmitificou” muita bobagem que pessoas desprovidas de dom senso fomentam informações deturpadoras sobre a Maçonaria. Otimo podcast!