Princípios da Cabalá

Se você tem mais de vinte anos, certamente já ouviu falar em Cabalá pelo menos uma vez na vida. Seja pela superexposição a que foi submetida como a “mania esotérica do momento” quando Madonna começou a divulgá-la, seja por algum livro de auto-ajuda como “Anjos Cabalísticos”, “A Cabala da Comida”, “A Cabala do Dinheiro”, ou quem sabe “A Cabala que Merecemos… Mas Não Precisamos”.

Até mesmo definir o que é Cabalá se torna uma tarefa complicada, no meio de tantas opções e misturas que vemos por aí atualmente. Um provérbio judaico diz que “sábio é aquele que de todos aprende”. Mas onde está a Sabedoria?

A busca pela Sabedoria é uma parte intrínseca da Tradição Mística dos hebreus. A própria palavra “hebreu”, do idioma hebraico, significa “o povo que atravessou, que veio do outro lado”.  Ok, mas… Atravessou O QUÊ? Do outro lado… de ONDE?

shalom_alien_postcard-p239730196108920669trah_210

Da Galáxia?

Afinal, não é possível que sejam apenas palavras aleatórias, jogadas de qualquer maneira. Claro, podem ter um significado muito simples como “o povo que atravessou o vale”, ou “que veio do outro lado do rio”. Mas a própria Cabalá trata de elucidar essas questões de maneira mais mística e, pasmem, cientificamente acurada.

Sempre me interessei por questões filosófico-científicas como, por exemplo, o que é o Tempo e quais as implicações da Física Quântica em nosso cotidiano.  Foi justamente lidando com questões do cotidiano que travei meu primeiro contato com a Cabalá e, por consequência, passei a estudá-la.

E nada mais cotidiano do que ver um bom filme-pipoca. Eu estava assistindo a nova versão do Karatê Kid alguns meses atrás, quando uma frase do sábio mestre Mr Han (Jackie Chan) para seu discípulo Dre Parker (Jaden Smith) chamou minha atenção: “Kung Fu é como tratamos o próximo”.

the-karate-kid-remake

Só porque se chama “Karate Kid” não quer dizer que precise ter karatê

Há toda uma preocupação nos filmes de artes marciais, mesmo os mais comerciais e simplórios, em apresentar os aspectos filosóficos, como a disciplina, respeito e auto-controle. Em uma frase simples, esse filme apresentou todos esses conceitos de maneira brilhante. Mr Han não ensinava Kung Fu para Dre aprender a bater, agredir, lutar ou mesmo para se defender dos moleques na escola. Ensinava Kung Fu para ele crescer.

Da mesma forma, tudo que aprendemos, todo o conhecimento que adquirimos, soma-se a nossas experiências e nos leva a crescermos, espiritualmente, fisicamente, intelectualmente. Com a Cabalá, é a mesma coisa.

Cabalá (a palavra é oxítona) significa “recebimento”. Mas QUEM recebe O QUE, e DE QUEM?

A Criação do Universo é descrita como um ato de contração e expansão, o Tsim-Tsum. A contração cria uma restrição e a expansão inicia o compartilhamento da Luz do Criador com sua criação. Porque D-us é em essência o desejo de compartilhar. Mas como pode D-us, sendo Eterno, Infinito, Onisciente e Onipotente compartilhar QUALQUER COISA? A Sua luz preenche toda a existência, em todas as direções e em todas as dimensões. Por isso há um movimento inicial de restrição: para que houvesse um lugar onde Sua luz NÃO chegasse. Esse lugar, “sem forma e vazio, com trevas sobre a face do abismo” é nosso mundo físico, que foi posteriormente banhado com a Luz: “Faça-se a Luz”.

Se o Criador é o desejo de compartilhar, a criação é em essência o desejo de receber. Assim, o Criador finalmente pode atender seu único anseio: a ascensão da Criação. Este processo descreve não apenas nosso propósito espiritual, mas o próprio mistério do surgimento do Universo, narrado no Gênesis, de uma forma que não é nem um pouco incompatível com a Ciência. Até mesmo porque o Zohar, um compêndio cabalista atribuído ao rabino Shimon bar Yochai, afirma que a Terra é redonda e devido a isso, o clima, vegetação e fauna são diferentes nas diversas regiões do globo. Sem novidades, certo? Certo, mas acredita-se que o Zohar tenha sido escrito no séc II, quando afirmar que a Terra é redonda podia render uma certa, digamos, dose de polêmica.

Mas toda polêmica era resolvida rapidamente

Mas toda polêmica era resolvida rapidamente

O “recebimento” a que a Cabalá se refere é justamente o recebimento da Luz, a elevação espiritual como processo natural do ser humano. Considerando-se seus aspectos místicos, a Cabalá é a Sabedoria revelada que permeia o Universo desde ANTES de sua Criação. Se formos considerar as ferramentas que a Cabalá disponibiliza para tanto, ela é a Ciência mais antiga e mais avançada conhecida pela espécie humana. O Zohar é uma dessas ferramentas.

Dentro da Tradição Mística, o Zohar (palavra hebraica que significa “esplendor”) é tratado com quase tanto respeito e santidade quanto a própria Torá (o Pentateuco da bíblia convencional: os livros de Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio). Seu texto é de uma profundidade impressionante, lidando com questões metafísicas que vão desde a Criação do Universo, passando pela alma e reencarnação, até a própria natureza do Divino. Tomada por um texto que explicaria a Torá, o Zohar é bem mais do que isso. Ele é considerado um portal para dimensões superiores, desde que estudado de maneira correta e compreendido em toda sua profundidade.

Outra ferramenta é o Livro da Formação, o Sêfer Yetzirá. Sua autoria é atribuída ao Patriarca Abraão (Avraham Aveinu), o primeiro monoteísta. Seu texto também é de difícil compreensão e trata da origem do Universo e descreve, com detalhes metafísicos impressionantes, quais ferramentas foram usadas para a Criação e como podemos usá-la no dia-a-dia. Inclusive quais letras hebraicas e quais meditações seriam necessárias para a criação de um golem, o homem de barro que protegeria judeus em tempos de perigo e que foi até tema de um episódio de Arquivo X.

Outro dos tomos fundamentais do estudo da Cabalá é o Bahir, atribuído ao sábio rabino Nehunya ben HaKanah e que teria sido escrito no primeiro século da era cristã. No formato de diálogo entre um mestre e seus discípulos, o Bahir (palavra que significa “iluminação”) trata dos primeiros capítulos do Gênesis, explicando seus significados e esclarecendo o papel das letras do alfabeto hebraico na Criação.

Finalmente temos a própria Torá, o Livro da Lei de Moisés. Segundo a Sabedoria da Cabalá, a Torá é, em si, um anjo, um nome de D-us, um organismo vivo além do tempo, espaço e movimento. Ela contém tudo que é, foi e será. Suas letras ocultam, sob a fachada da “história do povo de Israel”, a jornada espiritual de uma única pessoa, um ser singular em toda Criação, a pessoa mais importante a surgir no mundo desde que D-us disse “faça-se a Luz”.

Essa pessoa é você.

É, você.

É, você.

Ou eu.

Ou seu vizinho. Aquele colega de trabalho que você não vai com a cara. O esquisito que senta ao seu lado no ônibus. O político em que você não votou. O estranho misterioso que te ajudou. A mulher por quem você vai se apaixonar. A pessoa que vai te ajudar no momento que você mais precisar.

Todos.

Sim, a Cabalá, sob a forma da Torá, trata especificamente de quem se relaciona com ela e qual o papel dela no Universo. É o livro mais importante já escrito, e é sobre quem o lê.

E é sobre como tratamos o próximo

Tudo isso parece mágico, místico, esotérico ou confuso demais pra você? Não se assuste, também assim o pareceu para mim quando comecei a estudar. E, as primeiras palavras que ouvi de meu mestre ao tomar contato com esse conhecimento, faço questão de repetir agora:

Não acredite em NADA, absolutamente NADA do que eu disser.

Exceto a parte dos alienígenas. Isso é totalmente verdade.

Exceto a parte dos alienígenas. Isso é totalmente verdade.

Como diria o ET Bilú, “busque conhecimento”, ou seja, procure aprender, mas jamais se prenda a uma doutrina, religião, guru ou qualquer forma de restrição da Sabedoria. A Verdade e o Conhecimento não são privilégio de um ou de poucos, mas de todos. Um cabalista é meramente alguém que abre portas. Passar por essa porta é uma decisão sua. E se, neste texto, deixei mais perguntas do que respostas, pode estar certo de que foi proposital. Toda grande jornada, todo livro sagrado, todo amor, toda elevação… Todos são feitos de perguntas.

FALE COM A GENTE

Entre em contato, deixe seu comentário, sua revolta, sua teoria e sua história!

E-mails com sugestões, críticas, elogios, spams para [email protected]

Siga-nos pelo Twitter do MundoFreak

Conteúdos novos toda semana no Instagram do MundoFreak

Ou curta nossa página do Facebook



MUNDO FREAK NO APOIA.SE

Princípios da Cabalá