Mundo Freak Confidencial 21 – Mothman – O Homem Mariposa

Fala freaks!

Uma entidade consciente poderia estar por trás de desastres? Ou poderia tentar avisar sobre ela? A curta aparição do Mothman na história humana poderia ter algum sentido no folclore da antiguidade? O que afinal poderia ser essa criatura de Point Pleasant?

Os investigadores Andrei, Rafael Jacaúna e Igor Alcantara debatem sobre a possível origem e destino do mariposa-man.

Comentado no Episódio

– Grupo do MFC no Facebook;
– Página do Google+;
– Catarse de Lovecraft com W. Pax;
– Participe da promoção do Social Zero!

– Trailer Última Profecia;
– Imagem Mothman #1;
– Imagem Mothman #2;
– Imagem Mothman #3;

 

assine

Cole esse linno seu agregador de feed ou no iTunes na opção “Assinar Podcast” na aba “Avançado“. Se seu iTunes for o mais atualizado apenas coloque “Assinar podcast” na primeira aba do menu. Ou assinar direto pela iTunes Store, clicando nesse link.

E-mail

Se quiser assinar nossos programas e receber mensagens quando um novo episódio é lançado, faça o seguinte:

  1.  Clique no botão abaixo!
  2. Uma nova janela irá se abrir, então clique em “Use Recipe”!
  3. Efetue o cadastro com o e-mail que use com frequência e ao final clique em “Create Account” 
  4. Clique novamente em “Use Recipe” e pronto!

IFTTT Recipe: Receba os episódios do Mundo Freak por e-mail! connects feed to email

msg

Entre em contato com a gente, deixe seu comentário, sua revolta ou sua solução! Mande e-mails com sugestões, críticas, elogios, spams para contato@mundofreak.com.br ou siga-nos Pelo Twitter e curta nossa página do facebook.

Sobre Andrei Fernandes

Ver todos os posts

Falando de podcast com muita ousadia, alegria e misantropia. Também autor do livro Kalciferum, chanceler supremo do Freakstão e morador de Setealém.

19 Comentários

Participe da conversa →

[fbcomments]
  • A música BlackDog, do Led Zeppelin tem influências no livro Black Dog, escrito pelo Winston Churchill. No livro ele fala sobre seu quadro de depressão.

    Inclusive, tem um post bem legal sobre esse livro e como falhamos como ser humano.
    http://nerdpai.com/o-cachorro-preto-prova-que-falhamos-com-ser-humanos/

    • Interessante essa informação. Sou grande fã de Led Zeppelin, mas não sabia disso.

  • Thiago Ribnog

    Creio que esses “avistamentos” de seres aleatórios ao redor do mundo são apenas para alavancar o interesse turístico do local, tanto que nesses lugares as pessoas fazem estátuas, museus, exposições. Quanto aos pássaros gigantes dos anos 1800 podem sim ser verdadeiros animais que hoje em dia já foram extintos.

  • Edson Oliveira

    Primeiramente, parabéns pelo programa como um todo. Gosto do formato do Mundo Freak Confidencial, que sempre deixa algo para ser pensado pelos ouvintes.

    Gostaria de esclarecer a confusão sobre o escritor John Keel: ele escreveu o livro UFO: Operação Cavalo de Troia, em 1970. Nesse livro, ele expõe sua teoria de que seres extraterrestres têm influenciado a humanidade desde há muito tempo.

    O outro autor, o espanhol, é J.J. Benitéz, que escreveu Operação Cavalo de Troia, que chegou até o número 9, mas se tratava, a princípio , de viagem no tempo (que depois evoluiu para viagem no tempo mais aliens).

    Quanto ao Mothman em si, e à questão de que ele apareceria antes de grandes desastres, é comum, depois que uma tragédia acontece, várias pessoas perceberem “sinais” de que algo estava para acontecer, mas ninguém percebeu. É o caso, por exemplo, dos Mamonas Assassinas. Eles faziam piadas sobre acidentes o tempo todos, seja de carro, trem ou ônibus. Mas, depois que morreram num acidente de avião, só mostraram os vídeos em que eles falam de avião.

    Já a cidade de Point Pleasant, pelo jeito, curte bastante sua celebridade sobrenatural, a ponto de terem uma estátua e um festival para a criatura: http://mothmanfestival.com/

  • Tomy_Lee_Rola

    Podcast ficou legal, mas a parte de e-mails tá muito longa.

  • Lucas Xavier

    Podcast ta legal, agora acho que poderia diminuir os e-mails e ter mais Podcast mesmo!

  • wagner

    Gente alguém sabe como utilizar esse serviço para receber o Mundo Freak podcast diretamente no email?por que infelizmente meu trabalho bloqueia o site e não consigo ouvir os episódios quando estou por aqui!

    • Oi Wagner, infelizmente o e-mail só serve para te avisar quando os episódios são lançados. Se eles bloqueiam o site fica mais complicado :(

      • Leonardo “Gargula”

        Não que eu esteja incentivando mas… Qualquer coisa você pode procurar um site de proxxy ;D
        Mas lembre-se isso não é um incentivo, só estou dizendo ;)

  • FelipeLemos

    Inicialmente, super parabéns pela entrevista muito esclarecedora sobre o caso Varginha. Uma vez, indo para Ouro Preto, nossa amiga que estava dirigindo, que nasceu em Varginha, começou a falar sobre o caso e disse que era pequena, mas lembra que aparentemente o Exército sitiou a cidade, regulando a entrada e saída, se não me engano.
    Para mim, fica óbvio que algo estranho ocorreu ali diferente do que a versão oficial diz.
    Fora isso, queria dar minha opinião sobre o que vocês falaram sobre Lúcifer. Eu pensei em comentar antes, mas o tempo foi corrido para mim, um pouco diferente do que disse o Rafael Leite (não encontrei o comentário dele aqui), até onde sei origem no cristianismo do termo Lúcifer vem de Orígenes, um dos pais da Igreja que associou um texto onde Isaías fala sobre uma estrela da manhã, alguém poderoso que caí de sua posição a satanás, porém o contexto nos leva a relacionar ele a um homem (no caso o rei babilônico). O termo foi traduzido do hebraico para o latim (a versão Vulgata) como Lúcifer, tanto é que antes dessa difusão que isso se referenciava Satanás, existia ordem Luciferiana ligado a Igreja.
    Orígenes era famoso por suas analogias, e não seria de se espantar que ele interpretasse o texto daquela forma, criando todo um mito que dura até hoje.
    O termo traduzido em latim como lúcifer também aparece em outros textos no Antigo Testamento, sem estar associado a inimigos de Deus, etc.

    • wagner

      Me parece que o nome lúcifer só aparece na Septuaginta, , que é a traduçao grega da Biblia e que serviu de base para São Gerônimo fazer a tradçao em Latin, a famosa vulgata!!Sendo o nome Lucifer sinônimo de estrela da Manhã em Grego Antigo.

  • Leo Pires

    Já tinha ouvido falar sobre essa lenda e sempre me faz lembrar o filme de terror “Olhos Famintos”, onde o monstro é uma espécie de Leatherface com asas..
    Ótimo cast, parabéns a todos.

  • Gau, o Gárgula

    Saudações Freaks! o/

    Episódio muito com com um tema muito bizarro!
    Já conhecia a lenda do Mothman e até pra mim que sou “beliver” acho meio esquisita. Ah sei lá, tudo perece “um pouco demais”!
    Monstro gigante meio homem meio mariposa que voa por lugares profetizando catástrofes… Sei lá, pra mim soa “um pouco demais”
    Mas gostei do fato apresentados, realmente eles fazem pelos menos fazer você parar para pensar e ficar com aquelas pulga atrás da orelha e pensar nem que por um instante “huuum, e se for verdade”.

    O que venho acrescentar é que isso me lembrou dois casos relacionados.
    O primeiro é uma “lenda” de que o Mothman havia sido avistado nas proximidades da usina nuclear de Chernobyl um tempo antes do incidente.
    O segundo é que também há uma versão britânica do Mothman chamado Owlman. (http://en.wikipedia.org/wiki/Owlman)
    A ideia é quase a mesma, ser misterioso meio-homem meio-coruja, que voa as redondezas assustando as pessoas, mas se não me engano nesse caso ele não tão “camarada” de avisar desastres, ele apenas perturba mente das pessoas.

    Inclusive tem um programa (bem galhofa mas legal) de dramatizações “acontecimentos reais” desses tipos de criaturas míticas, e um dos episódios deles é sobre o Owlman! :D
    https://www.youtube.com/watch?v=NCksuqzrdGA
    E também um do Thunderbird :v
    https://www.youtube.com/watch?v=hPJ-nGJtvVM

  • Muito bom o podcast!
    Complicado esse caso aí, porque será que o Mothman nunca mais apareceu?
    Fica a dúvida no ar!
    Valeu
    abraço

  • Ricardo A. Santos

    Olá X-Files, como sempre um ótimo podcast. Mothman aparecia bastante em Arquivo X onde era uma raça mutantes. Monthman é bastante confundido com o Homem-Coruja, tendo o mesmo padrão de comportamento.
    Sobre aves que são sinal de mau agouro,elas também existem aqui no Brasil. No Nordeste tem a Rasga-Mortalha que é uma coruja, que quando assovia é sinal que alguém vai morrer.

  • wagner

    Acredito que um dos vigilantes do Watchmen do Allan Moore é exatamente o Morphman,estava lendo minha edição hoje e vi que ele seria um dos vigilantes desta famosa comic book.

  • Kamem Ryder ou The Tick? Rs…

    Gostei do episódio, gente, valeu! Legal pensar nestas associações coletivas que pode acontecer na cabeça das pessoas (caso não seja verdade e com outras associações de imagens que vocês fizeram no episódio). Eu, não sei se acredito, mas também não deixo de acreditar. (pretendo ser político no futuro. Rs…)

    Abraços!

  • Agatha Gonçalves

    Esse povo tá vendo uns bicho muito loko do nada hahaha
    aaaa, não acredito nele, por mais que sejam histórias MUITO INTERESSANTES, não dá…
    É o tipo de histeria coletiva que existe no “mundo” dos OVNIs, as pessoas acham que viram as coisas, mas na verdade não viram nada, dai fica nessa “viagem” e espalham para geral.
    Eu preciso ver uma coisa, piscar meus olhos, dar uma coçada nos olhos e só depois disso eu acredito haahaha

    #MaratonaMF

    Beijos

  • Jonatha Schmitz

    Ouvindo esse podcast percebi uma semelhança absurda do Mothman com o rei dos demônios do vento da mitologia suméria, o tal do Pazuzu.
    Segue uma foto de uma estátua que representa o Pazuzu:
    http://vignette2.wikia.nocookie.net/exorcist9990/images/7/7d/Pazuzu_amulet.jpg

    E como vocês comentaram que o Mothman aparecia em momentos de crises acho que dá pra fazer mais uma ligação com o Pazuzu.

    “Pazuzu era conhecido por trazer a estiagem e a fome nas estações secas e as pragas nas estações chuvosas.” – fonte Wikipedia xD