Tom Savini – O Homem de Mil Faces

Thomas Vincent Savini conhecido com o apelido de “The Godfather of Gore” nasceu em 1946 na cidade de Pittsburgh no estado da Pensilvânia. É um ator e cineasta, mas ficou popularmente conhecido como maquiador de efeitos especiais.

Quando criança sua maior inspiração foi o ator da época do cinema mudo Lon Chaney, no qual interpretava personagens monstruosos, e toda técnica de maquiagem foi inventada por ele mesmo e era chamado de “O Homem das Mil Faces”. Por isso Savini se motivou a criação de efeitos de maquiagem em si mesmo, com isso combinava sua aplicação de maquiagem e trajes caseiros para assustar seus amigos e pouco depois os convenceu a praticar sua técnica sobre eles. Savini estudou artes cênicas na Point Park University em Pittsburgh, por três anos, antes de se alistar no Exercito dos Estados Unidos para Guerra do Vietnã.

tom-savini-soldier-vietnam-403x302

No Vietnã, Savini serviu como fotografo de combate registrando imagens chocantes, mas para que tudo aquilo não o deixasse louco ele começou a pensar na utilização do que viu como efeitos especiais, portanto toda essa experiência acabou servindo de influência para seu estilo de maquiagem. Em 1970 quando servia como guarda de um bunker, ele viu um clarão vindo da selva. Contra o protocolo militar Savini saiu de seu posto para investigar, quando viu algo se mexendo no mato disparou até descobrir que na verdade seu “algo” não passava de um simples pato, com isso seus superiores o dispensaram, devido ele ser incapaz de seguir ordens. Na noite seguinte o bunker foi atacado deixando vários feridos ou mortos. Após esse incidente Savini ganhou o apelido de “Duck Slayer” e curiosamente até hoje ele não come pato.

Depois de voltar do Vietnã, ele estudou na Carnegie-Mellon University em Pittsburgh, sendo o primeiro graduado a receber uma bolsa de estudos integral no programa de atuação e direção. Em 1977 conheceu o cineasta George Andrew Romero diretor do clássico Night of the Living Dead (1968). O primeiro filme em que trabalharão juntos foi Martin (1977), mas foi no ano seguinte que Savini despontou de vez para o mundo do cinema com sua incrível maquiagem em Dawn of the Dead (1978), onde vísceras, membros decepados e muito gore marcavam sua assinatura, ele inclusive fez uma pequena participação onde interpretava o líder de uma gangue de motoqueiros chamado Blades.

tom-savini-friday-the-13th

Na década de 80 Savini trabalhou em muitos filmes, vou citar apenas alguns: Começando com Sexta-feira 13 (1980) onde ajudou ndesign do rosto deformado do jovem Jason Voorhees, no mesmo ano aperfeiçoou sua técnica em Maniac (1980), inclusive fez uma breve participação, onde seu personagem tem a cabeça arrancada pela espingarda do maníaco. Trabalhou em Creepshow (1982) filme dirigido por George A. Romero e escrito por Stephen King. Voltando ao gênero zumbi, Savini foi indicado e ganhou o Saturn Award de Melhor Efeitos de maquiagem com seu excepcional trabalho em Day of the Dead (1985), terceiro filme da trilogia zumbi de Romero.

Em 1990 dirigiu seu primeiro filme, o remake do clássico Night of the Living Dead, e teve roteiro reescrito por Romero. Savini dirigiu ainda Chill Factor: House Call (2004) e The Theatre Bizarre (2011). Posso citar ainda mais duas atuaçõesmemoráveis, a primeira no filme From Dusk till Dawn (1996), conhecido aqui no Brasil com Um Drink no Inferno, ele interpreta o motoqueiro sex machine que tem uma arma montada na virilha, e em Planeta Terror (2007) onde vive o deputado Tolo que luta para salvar sua cidade de uma infestação de zumbis.

Savini ainda criou em 2000 a Tom Savini’s Special Make-Up Effects Program na Douglas Education Center em Monessen, Pennsylvania, programa onde repassa tudo que aprendeu nesses longos anos nessa indústria vital. Esse e apenas um pequeno resumo da vida e obra desse fantástico maquiador, ator e diretor. O cinema de horror não seria o mesmo sem ele.

SliderFeatureSavini051

FALE COM A GENTE

Entre em contato, deixe seu comentário, sua revolta, sua teoria e sua história!

E-mails com sugestões, críticas, elogios, spams para [email protected]

Siga-nos pelo Twitter do MundoFreak

Conteúdos novos toda semana no Instagram do MundoFreak

Ou curta nossa página do Facebook



MUNDO FREAK NO APOIA.SE

Tom Savini – O Homem de Mil Faces