O que o novo Zelda nos diz?

A Link Between Worlds

Link voltou recentemente em mais uma aventura em A Link Between Worlds. Mas o que será que este novo game nos traz de novo? A resposta vem logo abaixo, mas é importante frisar que o que há de novidade é responsabilidade de um homem: Eiji Aonuma.

A série The Legend of Zelda foi criada por Shigeru Miyamoto ainda na época do Nintendo 8-bits. Uma excelente série de RPG de ação (o gênero de Zelda algumas vezes é questionado, mas isso é assunto para outro texto), que contou com ótimos jogos. Porém é natural que por mais novidades e inovações que tenham, tudo ainda é “limitado” pela visão de Miyamoto.

Com Aonuma assumindo a série atualmente, temos agora uma nova visão para ser dada aos jogos. O que é realmente bom neste caso é que ele foi muito influenciado pela série, o que permite que possa trazer a própria visão, mas respeitando e mantendo a essência que fez da série o sucesso que é até hoje.

The Legend of Zelda: A Link Between Worlds é uma sequência do sucesso A Link to the Past do SNES. Fazer uma sequência que tenha tamanha referência com um clássico é algo realmente perigoso. Pois os fãs do clássico podem achar qualquer novidade como algo que estragou o jogo que tanto gostavam. Já os jogadores que estão atrás de games novos, podem achar que não passa de um remake devido ao número de referências.

O novo Zelda conseguiu misturar nostalgia e novidade em uma dose ótima. Sendo a maior das novidades o fato de a sequência de dungeons não ser mais fixa. O jogador pode fazer os calabouços do jogo em qualquer ordem, graças ao sistema de aluguel de itens. Isto acaba por remeter ao conceito básico do RPG, que é a liberdade de escolha de caminhos pelo jogador.

Com esta quebrada tão grande em um paradigma da série, podemos perceber que Eiji Aonuma é uma pessoa que pode trazer muitas novidades para a série. Também foi anunciado o jogo Hyrule Warriors, que apesar de ser um spin-off, mostra Link em uma jogabilidade semelhante a Dinasty Warriors, bem diferente dos tradicionais games da série. É visível que veremos muitas novidades em próximos jogos da série. O próprio Aonuma já afirmou que o novo Zelda a ser lançado após A Link Between Worlds trará grandes mudanças de paradigmas.

A pergunta que fica é: Será que os fãs dos jogos mais clássicos estarão preparados para mudanças deste tipo?

FALE COM A GENTE

Entre em contato, deixe seu comentário, sua revolta, sua teoria e sua história!

E-mails com sugestões, críticas, elogios, spams para [email protected]

Siga-nos pelo Twitter do MundoFreak

Conteúdos novos toda semana no Instagram do MundoFreak

Ou curta nossa página do Facebook



MUNDO FREAK NO APOIA.SE

O que o novo Zelda nos diz?