Altas Confusões na Nintendo

Nintendo tem prejuízo

Estou eu lá lendo as notícias, quando vejo uma que esperava ver.

Satoru Iwata, presidente da Nintendo afirma que a previsão de vendas cai e que a empresa terá prejuízo até o final do ano fiscal (que vai até março). Embora seja uma notícia ruim, não significou a troca da direção da Nintendo. E como já era de se esperar, as ações caíram depois dos anúncios pessimistas sobre a situação da empresa.

Foi levantada a questão que uma das coisas que a Nintendo perdeu muito mercado para os smartphones, já que até mesmo o bem vendido 3DS teve uma redução na previsão de vendas, assim como o DS (o que provavelmente também afetou em muito o Vita). Alguns chegaram a afirmar que a empresa japonesa deveria lançar seus jogos para os telefones inteligentes. Porém o presidente Iwata reiterou que a Nintendo não levará Mario aos smartphones.

O interessante é ver que sempre que há uma situação destas, os milhões de “especialistas” dizem que a empresa em questão deve fazer isso ou aquilo. Mas se fosse algo tão simples, então todo mundo sairia fácil de uma situação dessas. Aposto que a maioria desses sabichões faria uma empresa falir com as “soluções geniais” deles.

Alguns mais dramáticos já vêm com a velha e conhecida frase “a Nintendo vai falir”. É real que a empresa está em um momento não desejável e que deve tomar providências para se recuperar. Mas não é a primeira vez que a Nintendo passa por um período negro. Embora suas duas primeiras gerações de consoles tenham sido ótimas (NES e SNES), ela acabou amargando nas duas  seguintes com o Nintendo 64 e o GameCube. Somente com o Wii é que a empresa voltou a brilhar e ser a campeã dentre os outros. Agora com o Wii U ela passa por uma nova fase ruim, mas como dito, nada muito novo no histórico da Big N.

Outro detalhe que eu acho importante frisar é que a empresa tem dinheiro em caixa, ou seja, mesmo com prejuízo ela consegue se manter. Até o presente momento ela não teve que passar por uma situação como a da Sony um tempo atrás onde mandou funcionários para a rua. Então por isto que digo que os alardes são deveras exagerados.

No pior cenário o que poderia acontecer (mesmo assim acho muitíssimo difícil) é ocorrer o mesmo que a Sega, que passou a só produzir software. Na hipótese, seria uma grande perda para a indústria, já que a Nintendo foi uma das maiores (se não a maior) contribuidora para a evolução (e revolução) da tecnologia na área, o que é assunto para outro hora.

Além de toda esta discussão, surgiu um boato de que a empresa iria lançar um novo console. Talvez a notícia não seja tão boato, já que as empresas já costumam trabalhar em seu próximo console quando lançam um novo. Neste caso, o novo console dos boatos sairia só uns cinco anos após a data de lançamento do Wii U. Mas o que acho importante nesta situação é a Nintendo confirmar que é só um boato, para que isto não afete as vendas dos consoles que não estão na melhor forma.

Bom, esta foi a minha visão sobre o que eu chamo de Altas Confusões na Nintendo. Discuta comigo o assunto aqui embaixo nos comentários para encontrarmos uma solução para o problema (ou não). Fiquem agora com imagens de alguns dos melhores videogames que já houve.

Nintendinho

O videogame que salvou a indústria em 1983.

 

Super NES

Um dos melhores videogames ever.

 

GBA

Um portátil de sucesso com ótimo jogos.

 

DS

Excelente portátil que vendeu feito água.

 

FALE COM A GENTE

Entre em contato, deixe seu comentário, sua revolta, sua teoria e sua história!

E-mails com sugestões, críticas, elogios, spams para [email protected]

Siga-nos pelo Twitter do MundoFreak

Conteúdos novos toda semana no Instagram do MundoFreak

Ou curta nossa página do Facebook



MUNDO FREAK NO APOIA.SE

Altas Confusões na Nintendo