Desenvolvimento e muita experiência na Global Game Jam

Global Game Jam 2014

Imagine ficar 48 horas junto a um monte de desenvolvedores criando um game.

Uma Game Jam é um evento que reúne vários desenvolvedores para, em dois dias, entregar um jogo. Alguns destes eventos são online outros são presenciais. Alguns até dão prêmios para o melhor jogo.

A Global Game Jam (GGJ) ocorre anualmente e tem um espírito mais voltado para a experiência e confraternização. Embora tenha votações para os melhores de diversas categorias, como os melhores gráficos ou mais inovadores, não há distribuição de prêmios, pois a ideia não é competição, mas que os desenvolvedores interajam e auxiliem uns aos outros.

No Brasil, a indústria de desenvolvimento ainda está crescendo. Existem muitos profissionais novos que trabalham por fora e aspiram um dia trabalhar em uma empresa de desenvolvimento de jogos digitais ou mesmo ter a sua própria. Para os jovens desenvolvedores, a GGJ é uma oportunidade ótima para ajuda-los a alcançar objetivos maiores. Além de poder fazer um novo jogo para colocar no currículo e todo novo networking que pode fazer, ainda tem toda uma experiência de vida que será muito boa para o futuro.

Aos participantes será dado um tema no início da competição e as diversas equipes formadas terão 48 horas para criar um jogo que condiz com o que foi pedido. Na GGJ de 2012, o tema foi o símbolo do infinito. Já em 2013, o tema foi somente sonoro: as batidas do coração. Sempre surpreendendo, já é esperado que o tema da GGJ fosse algo que desafie a criatividade dos desenvolvedores.

Como o próprio nome diz, o evento é global. Já existem diversas sedes no mundo todo que terão o evento. É realmente fantástico realizar que o mesmo tempo que você está fazendo um jogo, tem outras equipes no mesmo lugar e diversas outras no mundo todo tentando fazer um jogo criativo com base no mesmo tema que você recebeu.

Obviamente é um evento desgastante e pode não ser tão proveitoso para alguns, principalmente aqueles que achavam que fariam um jogo AAA. Porém mesmo que o evento encerre com um jogo bem simples, a experiência adquirida é o mais importante. No fim, mesmo que só a experiência e a diversão não sejam o bastante, os contatos profissionais para o futuro ficarão.

Se você é desenvolvedor é quase uma obrigação participar. O próximo evento ocorrerá de 24 a 26 de janeiro. Acesse http://globalgamejam.org/ e procure se na sua localização terá o evento. Vemo-nos lá.

FALE COM A GENTE

Entre em contato, deixe seu comentário, sua revolta, sua teoria e sua história!

E-mails com sugestões, críticas, elogios, spams para [email protected]

Siga-nos pelo Twitter do MundoFreak

Conteúdos novos toda semana no Instagram do MundoFreak

Ou curta nossa página do Facebook



MUNDO FREAK NO APOIA.SE

Desenvolvimento e muita experiência na Global Game Jam