Broadchurch – Como se faz uma boa série policial

Untitled-1

Sei que muitas pessoas torcem o nariz para séries policiais “procedurais” (como CSI e Criminal Minds), mas elas me agradam muito por apresentar tramas fechadas em um ou dois episódios. Pesquisando alternativas, pois estava entre temporadas nas produções que acompanho, me bati com a britânica Broadchurch, da rede iTV. Após gostar do trailer resolvi dar uma chance e não me arrependi nem um pouco.

 A série acompanha durante 8 episódios a investigação do assassinato  de um garoto de apenas 11 anos e o impacto deste evento em uma cidade pequena e pacata. Ele é encontrado na praia, próximo a um penhasco, deixando a dúvida sobre as circunstâncias que levaram a sua morte.

Os policiais responsáveis pela investigação são a sargento Ellie Miller (Olívia Colman, de Chumbo Grosso) e o inspetor Alec Hardy (David Tennant, de Doctor Who), que sem saber acaba de tomar a promoção que estava programada para ela. Os dois precisarão vencer diferenças de opiniões e modo de agir para conseguir encontrar o criminoso. Nisso somos apresentados à fictícia cidade de Broadchurch, localizada no sul da Inglaterra, onde aparentemente todos possuem um segredo e qualquer um pode ter sido o assassino.

A estratégia de apresentar pessoas com virtudes e defeitos cria uma atmosfera de mistério excelente à série, pois cada vez que você consegue novas informações, acaba desconfiando de uma pessoa. Também podemos ver durante a série como a imprensa pode afetar negativamente uma investigação e até mesmo o processo de luto de uma família.

Por falar nisso, um ponto muito forte em Broadchurch e a representação do peso da morte de uma pessoa não só em uma família, mas também em toda uma comunidade. Atualmente andamos muito anestesiados para tanta violência que acompanhamos em jornais e programas sensacionalistas, mas esquecemos que cada morte causa um peso e uma reação em cadeia fortíssima, que é acompanhada nos mínimos detalhes durante estes 8 episódios.

Mas não daríamos muita importância para a dor dos moradores de Broadchurch se o elenco não ajudasse e é nele que está o ponto mais forte desta série. Praticamente todos os atores em cena entregam uma atuação espetacular. Se você só conhece David Tennant de Harry Potter e o Cálice de Fogo verá que ele é um ator muito melhor do que foi mostrado naquele filme, se conhece ele de Doctor Who, não verá sequer um traço do Doutor em sua atuação. Olivia Colman e Jodia Whittaker (que interpreta a mãe da vítima) também se entregam ao papel e dão peso ao que está acontecendo na tela

Muita gente diz que Broadchurch seria uma versão inglesa da dinamarquesa Forbrydelsen, que inspirou a série The Killing, mas o autor disse que pensou na trama como a reação de uma cidade como a que ele viveu durante a última década ao seu primeiro homicídio. Para mim são duas séries, com duas tramas policiais que apresentam um crime por temporada. Quanto mais, melhor.

A série já teve sua segunda temporada confirmada e as filmagens começam no em 2014. Como os americanos não se cansam de refilmangens, Broadchurch se transformará em Gracepoint. A versão americana da série trará David Tennant no mesmo pepel, mas desta vez sendo um policial americano. Anna Gunn (de Breaking Bad) fará o papel da policial Ellie e o criador da produção britânica escreverá o piloto deste remake.

Fica aqui a sugestão para aqueles que gostam de uma boa série policial. Dá pra ver em uma semana e dificilmente você irá se arrepender.

 

FALE COM A GENTE

Entre em contato, deixe seu comentário, sua revolta, sua teoria e sua história!

E-mails com sugestões, críticas, elogios, spams para [email protected]

Siga-nos pelo Twitter do MundoFreak

Conteúdos novos toda semana no Instagram do MundoFreak

Ou curta nossa página do Facebook



MUNDO FREAK NO APOIA.SE

Broadchurch – Como se faz uma boa série policial