Tipo Fairy, uma atualização desnecessária – parte I


Tipo Dragão é derrotado por Tipo Fada

Falar sobre Pokémon sempre é legal, pois é uma série de jogos que gosto bastante. E não apenas eu, já que é a segunda franquia de games mais bem sucedida. E como tudo no mundo, ela tem seus pontos fracos. Agora você se pergunta: “De qual o ponto fraco estamos  falando?”.

Já falei de alguns no último texto (clique aqui para lê-lo), sobre muitas referências ao primeiro jogo. Agora eu quero me aprofundar a um ponto contrário, algo que é completamente novo na série. Falo do tipo Fairy. Por uma série de fatores que irei abordar abaixo, acho que o tipo é completamente desnecessário.

Era preciso criar um tipo para abater o tipo Dragon? O tipo Dragon estava tão mais forte que os outros tipos (como era o Psychic na primeira geração) que precisava ser “nerfado” com a adição de um tipo? Abaixo eu vou falar do tipo Dragão. Na próxima semana vamos continuar falando do tipo Fairy em si.

Dragon

A questão toda começou quando o consideraram que o tipo Dragon estava muito acima dos demais tipos, eram muito imbatíveis. Pessoalmente acho que eles são muito overrated. Vamos voltar às origens e ver como foi a evolução do tipo.

Na primeira geração, o especialista em Dragon era Lance, o líder da Elite 4, que, além de ser o último oponente com especialização em tipos, era o último antes do Campeão. Ele mesmo menciona que os Dragões eram lendários e imbatíveis, mas na verdade isso era uma grande balela. Só existia três Pokémon do tipo Dragão e eles são de uma mesma linha evolutiva (Dratini, Dragonair e Dragonite). O tipo Dragão possui defesa contra ataques dos tipos Eletric, Grass, Fire e Water e tem fraqueza contra o tipo Ice. Além disso, Dragões tem vantagem de ataque (e consequentemente desvantagem de defesa) contra outros Dragões. Ou seja, a única vantagem de ataque de Dragon é contra Dragon. Fator este que no fim é irrelevante, já que o único ataque do tipo era um com 40 HP de dano fixo.

Na segunda geração, tivemos a adição do tipo Steel, ao qual Dragon tem desvantagem de ataque, causando somente metade do dano. Ora essa, além de não ter vantagem de ataque contra outro tipo além do seu, agora também tem uma desvantagem de ataque. O último ginásio é do tipo Dragon e ao vencer, ganhasse uma TM. Porém o ataque Dragonbreath, tem um poder de 40, algo extremamente baixo para um ataque ganho perto do fim do jogo. Lance agora é o Campeão e conta com três Dragonites, mas como no primeiro jogo, eles podem ser derrubados facilmente com um bom Ice Beam, devido ao fato de serem também do tipo Flying.

O que faz, teoricamente, o Dragonite ser um Pokémon perigoso é o fato de ele ser um Super Pokémon, ou Pseudo-Lendário. Isto faz com que ele tenha propriedades mais altas do que outros Pokémons. Porém, como mencionado antes, o segundo tipo dele faz com que seja uma presa fácil para o tipo Ice.

Também tivemos a adição do Kingdra, que é Water e Dragon, recebendo agora dano normal do tipo Ice, porém também recebe dano normal de Eletric e Grass. No fim, até o fim da segunda geração, tínhamos pouquíssimos Pokémon do tipo Dragon e poucos ataques do tipo, sendo quase todos muito fracos.

A partir da terceira geração é que novos Pokémon do tipo surgiram e novos ataques também, sendo que o líder da Elite 4 é novamente usuário do tipo e é um desafio maior do que era Lance nos jogos anteriores. Porém aqui é que começou o problema que deu fama de imbatíveis para os Dragões. Temos um novo Super Pokémon Dragão. Além disso, temos a dupla lendária que é Dragão, além de Rayquaza, que foi o Pokémon de capa para Pokémon Emerald.

Na quarta geração novamente o Super Pokémon é do tipo Dragon, Garchomp. Além dele, todo o Pokémon de capa dos jogos é Dragon: Dialga, Palkia e Giratina. Na quinta geração novamente temos este mesmo cenário. O Pseudo Lendário, Hydreigon é Dragon. Os Pokémon que aparecem na capa dos jogos também: Reshiram, Zekrom e Kyurem.

Sendo assim é possível ver de onde veio à fama de imbatível do tipo. O tipo Dragon é estatisticamente o melhor tipo de forma geral e contam com um grande ataque. Porém quando quase todos Pokémon que tem propriedades mais altas que os comuns são Dragon, acaba por fazê-los fortes de mais. No fim quem são realmente fortes são os Lendários.

Continua semana que vem.

Pokémon Dragonite

O poderoso Dragonite pode ser abatido facilmente por Ice Type.

FALE COM A GENTE

Entre em contato, deixe seu comentário, sua revolta, sua teoria e sua história!

E-mails com sugestões, críticas, elogios, spams para [email protected]

Siga-nos pelo Twitter do MundoFreak

Conteúdos novos toda semana no Instagram do MundoFreak

Ou curta nossa página do Facebook



MUNDO FREAK NO APOIA.SE

Tipo Fairy, uma atualização desnecessária – parte I