Uma inovação chamada Mario Bros

super_mario_timeline-1024x409

Para começo de conversa, quero me posicionar aqui para aqueles que não leram o último texto. Mario é uma série que está constantemente inovando. Como mencionado anteriormente, notei nos últimos tempos que muitas pessoas reclamavam que a franquia mais famosa da Nintendo estava sempre igual, não trazendo inovações. Porém eu acredito que a série de jogos do Mario foi sempre uma das mais inovadoras que temos na indústria, por isso quero recapitular tudo que ela já trouxe de bom.

O primeiro Super Mario Bros foi um dos maiores sucessos do primeiro console da Nintendo. O jogo acabou por definir o gênero plataforma, além de fazer um bom uso de controles. Antigamente nós tínhamos os controles com alavancas, embora só pudéssemos usar no máximo oito direções. Com o fantástico botão direcional do NES, a jogabilidade ficou muito melhor para um jogo em 2D, algo que se perpetuou pela indústria. Para o mesmo console tivemos posteriormente o que foi considerado um dos melhores jogos do console, Super Mario Bros 3, que além de trazer diversos power-ups novos, trouxe também o conceito de mapa dos mundos.


Super-Mario-Fire-Full-HD-WallapaperSuper Mario World vinha junto com o console Super NES e, embora ainda use o mesmo estilo de jogabilidade 2D com o direcional em cruz, o jogo mostrava todo potencial do novo console, trazendo algumas novidades para a série, como Yoshi, personagem que é muito querido pelos fãs e chegou a ter seus próprios spin-offs.

No Nintendo 64 tivemos outra grande inovação. Entrávamos na era da jogabilidade em 3D, porém ainda usando o botão direcional. No console de 64 bits da Nintendo houve a introdução da alavanca analógica e o lançamento de Super Mario 64, que novamente conseguiu definir um gênero, agora de plataforma 3D, e fez um grande uso do analógico, agora interagindo com um ambiente tridimensional com 360 graus de liberdade.

O GameCube não foi um grande sucesso, mas mesmos assim Super Mario Sunshine trouxe várias inovações para a série: mecânicas novas com o FLUDD, uma temática tropical. Embora seja meio controverso devido a uns gostarem e outros não, é um jogo excelente e faz bom uso do controle do GameCube, agora com um analógico bem melhor que o Nintendo 64.

Na geração passada teve o New Super Mario Bros, que foi lançado para DS, que trouxe de volta a jogabilidade 2D. Além dele há o excelente Super Mario Galaxy para Wii, diferente do que todos achavam que controles de movimentos só serviam para jogar em pé e mexendo-se muito, trouxe uma jogabilidade simples e eficiente, fazendo uso do Wii Mote de uma forma que é confortável para se jogar. Um dos jogos mais elogiados do console da Nintendo e que chegou a ganhar uma seqüência. Também contamos com o New Super Mario Bros Wii, que levou nota máxima da revista Famitsu e foi um trouxe toda a jogabilidade 2D misturada com um inédito multiplayer simultâneo de até quatro pessoas, uma grande inovação para a série.

Enfim, deixem seus comentários dizendo o que acham sobre as inovações que a série Mario trouxe ao longo dos anos para o mundo dos videogames. No futuro poderemos voltar ao assunto dependendo do feedback de vocês, leitores.

FALE COM A GENTE

Entre em contato, deixe seu comentário, sua revolta, sua teoria e sua história!

E-mails com sugestões, críticas, elogios, spams para [email protected]

Siga-nos pelo Twitter do MundoFreak

Conteúdos novos toda semana no Instagram do MundoFreak

Ou curta nossa página do Facebook



MUNDO FREAK NO APOIA.SE

Uma inovação chamada Mario Bros