[Resenha] XCOM – Enemy Unknown

Existe uma deficiência de jogos de Turno e de RPG no mercado de Pc’s. Calma, não são só o tal RPG que muitos jogos dizem ser por ai – e de fato são, um novo estilo de RPG eletrônico – mas sim dos RPG’s de turno, e destes eu conheço bem poucos desta nova geração de games.

Quando se soma este déficit aos jogos de turno e estratégia o abismo fica ainda maior. A uns meses atrás fui a loja de games aqui no centro do Rio de Janeiro e simplesmente o jogo mais parecido com o que eu buscava era Heroes of Might and Magic V (que eu já havia comprado a muito tempo), e isso me deixou bem chateado… para dizer o mínimo.

Sabe, adorava jogar Final Fantasy VII, VIII, IX e o X, jogos de RPG eletrônicos “true”, e continua com a família, Chrono Triger, Chrono Cross, Final Fantasy Tatics e claro o inesquecível Front Mission 3. Este ultimo jogo é a “menina” dos olhos dos jogos de RPG, estratégia, customização, turno e guerra.

Enfim, o assunto aqui é Xcom Enemy Unknown, e este jogo é simplesmente excelente.

Para quem conhece o Front Mission 3 do antigo PSone é um bom inicio para imaginar o potencial deste incrível jogo que tive a oportunidade de jogar para PC.

Xcom é um jogo baseado em turno e estratégia, onde você controla um pequeno grupamento de soldados, inicialmente 4 soldados podendo chegar até 6. Lutando contra uma abrangente invasão alienígena por todos os países da Terra e tendo uma grande variedade de missões a serem feitas.

Cada soldado tem uma “especialização”, são 4 tipos diferentes, tem o “Pesado”, o Assalto, o Suporte e o Sniper. E claro, cada um deles pode utilizar um conjunto diferente de armas e são possuidores de habilidades exclusivas que são excelentes e podem salvar sua partida quando bem escolhidas e usadas.

Outra característica fantástica do jogo é o sistema de evolução do personagem. Em vez de separados por nível (nível 1, nível 2, etc.) Os soldados passam de nível e recebem patentes militares apropriadas. Cada vez que você sobe de patente você recebe uma das habilidades de classe, em alguns níveis estas habilidades são únicas e em outros níveis é possível selecionar a habilidade desejada assim tendo uma variedade de habilidades mesmo o soldado tendo a mesma especialização de outro.

O jogo começa com poucos tipos de inimigos, e utilizando armas de baixo poder, mas de tecnologia bem superior a humana. Conforme as missões vão passando – o jogo pode variar o número de missões, mas eu acredito que terminei o jogo bem rápido e fiz umas 29 ou 31 missões – inimigos mais poderosos vão surgindo. O lance é, caso você não pesquise melhores tecnologias, faça as capturas rapidamente e não tenha as peças necessárias ineditamente você ficará preso na fase ou irá perder muitos soldados.

Outra coisa também muito interessante é o sistema semelhante ao jogo SWAT. É, caso um dos seus soldados morra durante a missão ele permanecera morto, isto é, nunca mais irá poder contar com ele nas futuras missões do jogo. O nome dele fica em um quadro onde é exposto seus méritos e sua medalha. Uma singela lembrança de um soldado abatido em combate. Sei disto pelo fato que na primeira fase ineditamente você perderá 3 soldados, pois eu consegui terminar o jogo sem nenhum dos soldados do meu grupo ser morto (Yes!).

O recrutamento é um lance interessante também, é possível ter até 99 soldados em seu “barraca” quartel. Sendo que é possível construir robôs de combate para irem no lugar de soldados humanos nas missões, utilizei um tipo de robô apenas uma vez, foi muito útil e eficiente. Não recrutei muitos soldados, terminei o jogo com 19 no quartel incluindo um robô, que não upam de nível e nem melhoram de arma. Diferentemente dos soldados do quartel você tem um Hangar, onde tem seus aviões super modernos para ir de encontro a naves UFO que aparecem periodicamente, caso você consiga abater estas naves UFO você irá assalta-las na missão seguinte.

            Xcom Enemy Unknown é um excelente jogo, com inúmeros detalhes que me fizeram terminar em duas semanas mesmo sendo um jogo bem demorado. Sendo assim, disponho algumas dicas do que fazer e do que não fazer quando você estiver jogando Xcom:

Dicas de jogo:

  • Utilize 2 soldados da classe assalter. São excelentes combatentes, com grande mobilidade e a calibre 12 é letal na curta distancia.
  • Utilize apenas um da classe Heavy, sei que a bazuca pode ser tentadora em colocar em ao menos 2 soldados, mas é ilusão, use apenas 1 membro deste grupo.
  • As missões de abdução, de preferencia sempre aos engenheiros. Engenheiros são utilizados para possibilitar a compra de itens já pesquisados e quanto mais engenheiros mais baratos serão os itens a serem comprados.
  • Faça satelit uper link o quanto antes e geradores de energia, deixe energia sempre sobrando. Faça estas construções adjacentes umas as outras, seja lada a lada seja uma encima da outra, isso da importantes bônus em satélites e em energia.
  • Assim que alcançar a patente necessária vá ao quartel e compre o quanto antes os treinamentos de 5 e 6 soldados na equipe. Isso é primordial.
  • Utilize 2 soldados de suporte. A utilização de Kits médicos x3 é vital para manter uma equipe viva. Granadas de fumaça também são excelentes para defender. Soldados de suporte utilizam Rifles pesados, são ótimas armas.
  • Use o aparelho de atordoamento em ao menos 1 soldado. É muito importante capturar alienígenas vivos. Além de na primeira captura você receber novas pesquisas ao interroga-los, você ainda pode ficar com os equipamentos do alienígena captura, como granadas ou suas armas de plasma (isso é muito bom).
  • Faça vários satélites na sua fabrica. Pois os satélites demoram 20 dias para ficarem prontos, sendo assim, já ter satélites prontos quando o seu Uperlink estiver disponível torna tudo mais fácil.
  • Não deixe que o risco de um pais chegue a 5. Você corre muito rosto de perder os pais nesta situação.
  • De preferencia a pesquisa de armaduras. Certos inimigos podem te matar com um único disparo caso você esteja com uma armadura fraca.
  • Jamais, disse jamais venda Alien Alloys, Elerium e nem Weapon fragments. Estes itens serão utilizados muitas vezes, em grandes quantidades.
  • As outa coisas do mercado podem ser vendidas, mas recomendo que sempre tenha algumas unidades de todas no estoque. Algumas pesquisas ou fabricações exigem coisas do estoque, como corpos ou naves.
  • E por ultimo, procure ter mais soldados “treinados” que o esquadrão exige. Sempre haverá soldados no hospital e você inevitavelmente precisará substituir alguns com frequência. Eu nunca perdi um soldado em nenhuma fase, e quando isso ocorria eu iniciava novamente a fase para não perder o soldado e nem o desafio de ficar fazendo “saves” constantemente.

FALE COM A GENTE

Entre em contato, deixe seu comentário, sua revolta, sua teoria e sua história!

E-mails com sugestões, críticas, elogios, spams para [email protected]

Siga-nos pelo Twitter do MundoFreak

Conteúdos novos toda semana no Instagram do MundoFreak

Ou curta nossa página do Facebook



MUNDO FREAK NO APOIA.SE

[Resenha] XCOM – Enemy Unknown