[Regras da Casa] Carcassonne

Vista Aérea

Nº de Jogadores: 2 a 5
Tipo: Alocação de Peças
Mecânicas Principais: Percepção de Elementos
Duração: 30~60 Minutos

Eu queria dizer que esse jogo é bem conhecido, mas infelizmente a cultura de jogos de tabuleiro não é conhecida assim aqui pelo Brasil. Para explicar o que é Carcassonne de forma simples eu só preciso dizer que, para mim, se eu for apresentar alguém para o mundo de jogos de tabuleiro eu faria essa pessoa jogar Carcassone antes de qualquer coisa. Um jogo simples de aprender e difícil de aperfeiçoar.

Como se Joga

O jogo é composto or tiles, pequenas peças quadradas que podem ter de uma até três áreas, Cidade, Planícia ou Estradas, e peões coloridos para cada jogador.

O jogo começa com a tile inicial em jogo e se dá em turnos alternados entre os jogadores. Na vez de cada jogador ele deve pegar uma tile das restantes e deve colocar ela em jogo ligada a uma peça que já está em jogo tendo a limitação de só poder ligar tiles com o mesmo tipo de área nos lados que se tocam, cidade com cidada, planície com planície e estrada com estrada.

Após colocar a tile em jogo o jogador tem o direito de colocar um de seus peões na tile que acabou de colocar em cima de uma das 3 áreas. Quando essa área for completada por outras tiles o jogador com o peão nessa área ganhará uma quantidade X de pontos e receberá seu peão de volta para poder usar ele em outro lugar.

E assim o jogo caminha até que todas as tiles sejam usadas. Vence aquele que tiver mais pontos no final do jogo.

Opinião

Eu particularmente adoro esse jogo. Provavelmente deve ser proque ele é um dos poucos jogos que consigo jogar com meus pais. Um jogo infinitamente simples com possibilidades diferentes a cada jogo. Vou até esticar um pouco e dizer que nesse aspecto Carcassonne lembra Go. A caixa é desnecessáriamente grande, mas isso pode ser fácilmento resolvido com um saco caso você deseje levar esse jogo para uma viagem.

Carcassonne possuí mais ou menos 3.989.547.987 milhões de bilhões de expansões e spin-offs. Eu possuo o Carcassone: The Discovery que traz uma variação bem interessante da forma de pontuar no jogo.

Deixarei com vocês uma dica. Dá pra jogar Carcassonne pelo Facebook! Corram lá!

Onde Comprar

FALE COM A GENTE

Entre em contato, deixe seu comentário, sua revolta, sua teoria e sua história!

E-mails com sugestões, críticas, elogios, spams para [email protected]

Siga-nos pelo Twitter do MundoFreak

Conteúdos novos toda semana no Instagram do MundoFreak

Ou curta nossa página do Facebook



MUNDO FREAK NO APOIA.SE

[Regras da Casa] Carcassonne