[Lens of Truth] O Lado Negro dos Achievements

Confira esse e outros posts no MeialuaX

Chego mais um dia, deixo minha mochila na cadeira, bato o ponto e vou beber uma água na copa. Quando volto a cúpula jás reunida. Muitos assuntos que são de interesse são discutidos: Qual o jogo mais fácil de platinar? Quando vai ser a próxima jogatina online? 24 horas de corrida para troféu do Gran Turismo 5?

Foi quando falaram “E o Terminator: Salvation“? Fiquei estático, tentando buscar nos mais escuros e sujos cantos da minha memória algo que eu conheça, ou mesmo comprove a existência desse jogo. Depois de um silêncio misterioso meu colega solta: “Você já viu? Só tem 10 troféus, todos de ouro e um de platina”. Foi quando me liguei no que ele estava querendo dizer.

Sim mo queridos, lidamos com o mercado obscuro dos Achievements! =O

 

O conceito de Achievements foi um dos mais geniais dessa geração de longe. O quão não foi minha surpresa quando vi que ganhava esses diabinhos encarnados em tags até em jogos em Flash? E de celulares?

A idéia é simples, mas estimula um sistema de recompensa ao jogador e de competição entre eles. Não mentirei o quão é satisfatório ver aquela tagzinha subir de surpresa na tela te informando que você conseguiu fazer algo “incrível” no game. Nem que dou uma olhadela antes de começar um game pra ja ir adiantando algumas sem precisar ter que recomeçar depois.

Pois é né…

Mas como dizia o velho Tio Ben, nada é tão bom que não precise ter uma responsabilidade sobre. De um estimulo, a um hábito, a um vício. Os Achievements acabam sendo usados como um chamariz de compradores, pode não fazer parte da sua realidade, mas já parou pra pensar nisso? Procure na net, ou veja nos seus troféus se tiver, jogos de Esporte dão muitos troféus de ouro, além de platina. Jogos bobos, ruins e muitos ruins que nunca passariam pela sua cabeça compra-los, podem agora ser um belo atrativo para um final de semana livre e um pouco de paciencia não é mesmo? Ou então Achievements sendo usado de maneira banal ou dificil demais, será que não deveria haver um controle para isso? Fazer com que Dantes Inferno não seja tão fácil? Ou limar um troféu de Killzone 2 que te obriga a ser líder mundial por 1 semana? Achievements estão por acabar transformando jogares em suas little bitches.

Fuck Yeah!

 

 

 

 

FALE COM A GENTE

Entre em contato, deixe seu comentário, sua revolta, sua teoria e sua história!

E-mails com sugestões, críticas, elogios, spams para [email protected]

Siga-nos pelo Twitter do MundoFreak

Conteúdos novos toda semana no Instagram do MundoFreak

Ou curta nossa página do Facebook



MUNDO FREAK NO APOIA.SE

[Lens of Truth] O Lado Negro dos Achievements