A crítica da Crítica

Existem críticas culturais, jornalísticas, pessoais e etc…  É importante deixar claro que uma crítica não tem objetivo de difamar uma obra, seja ela qual for (se sua obra é ruim a culpa não é minha), mas sim apontar os seus pontos positivos e negativos de maneira objetiva e com argumentos, além é claro que, usando do bom senso.

Apesar disso sempre vai haver a opinião pessoal do crítico e ela deve ficar clara e entendível. Se um crítico é levado por emoção ou por gosto pessoal e isso influencia e transforma sua critica em algo subjetivo e/ou vexatório, estamos lidando com um mal critico. Não é construtivo nem para a obra-alvo nem para a sociedade, então uma crítica É para ser construtiva, sempre. Por isso é importante conhecer os trabalhos do autor da crítica antes de considerar como válido.

O CríticoEntão será que é certo quando uma pessoa toma opinião do crítico como verdade sem ver a obra-alvo? Depende. Fica pelo “Benefício da dúvida”, mas se o crítico é de confiança, e já mostrou ter a mesma opinião que você em outros casos, porque não? Já que um dos pontos que as pessoas não conseguem compreender é que a critica é levada a um âmbito profissional e técnico: Se o seu roteiro é mal amarrado ou mal construído, se a escolha das fontes é clichê, se as cores são pouco inspiradoras, se o texto é mal redigido, se a atuação é ruim. Ninguém estuda de sacanagem, Bauhaus não esta aí de bobeira,  existem regras para a arte em todos os cantos, não é meia dúzia de elementos que o artista acha bonitos juntos.

E isso é um dos GRANDES erros dos maiores desgostosos com críticas. Sabe aquele filme que faz você olhar o relógio varias vezes durante a exibição? É problema de ritmo, e você publico, não sabe identifica-lo, as vezes nem o nota e acha que o verdadeiro problema é que suas preocupações cotidianas sejam o motivo.  O trabalho do crítico é mostrar isso.

Mas o que define como certo ou errado? A percepção humana. A psicologia fora muito estudada durante os anos para prover regras que o cérebro humano considera como belo, entendível e marcante (procure por Gestalt). É claro que uma desconstrução das regras (Por quem sabe o que está fazendo) também é belo, mas exatamente está usando as mesmas regras, só que de forma contrária e as expondo.

Também é essencial congratulações e elogios, os pontos positivos quando não escondidos por um péssimo trabalho. Mas óbviamente são pesos diferentes, já que o objetivo é fazer com que alcancemos cada vez mais um melhor trabalho.

O GRANDE problema da Crítica, é o ego, e mexer com o ego humano é deveras complicado. Um dos truques que aprendi quando dou minha opinião em âmbito geral é que a primeira coisa devem ser os pontos positivos quando se esta lidando com o trabalho de um colega, amigo ou uma pessoa próxima. O ego faz com que suas palavras com argumentos se torne uma lança no peito do filho, e agora o pai está muito zangado. O que também equivale o contrário, o critico não deveria (apesar de ser muito legal) discutir quando o público claramente não esta ligando com as 2 horas e 40 minutos de Transformers 3 ou com a “ótima” atuação do pessoal da franquia Todo Mundo em Pânico.

Por isso há uma responsabilidade do critico e o bom senso do receptor. Mas como o ego continua por ai continuaremos também em meio a brigas com um balde de pipoca na mão.

 por Andrei Fernandes

 

FALE COM A GENTE

Entre em contato, deixe seu comentário, sua revolta, sua teoria e sua história!

E-mails com sugestões, críticas, elogios, spams para [email protected]

Siga-nos pelo Twitter do MundoFreak

Conteúdos novos toda semana no Instagram do MundoFreak

Ou curta nossa página do Facebook



MUNDO FREAK NO APOIA.SE

A crítica da Crítica